15 receitas de feijão tropeiro para inovar no almoço

Escrito por Carol Romani

Foto: iStock

Um prato típico da culinária mineira, paulista e goiana, o feijão tropeiro faz parte da história do Brasil.

Os tropeiros eram os homens que realizavam transporte de mercadorias no período colonial e, em suas viagens, se alimentavam basicamente de feijão, carne de porco, farofa e couve. E foi daí que surgiu o feijão tropeiro que conhecemos hoje.

Com uma diversidade de receitas, cada versão leva ingredientes que fazem do feijão tropeiro um prato especial e único. Veja estas 15 receitas que irão inspirar a sua criatividade!

1. Feijão tropeiro simples

Foto: iStock

Uma receitinha que evita desperdícios. Esse feijão tropeiro usa ingredientes fáceis de encontrar e pode ser feito utilizando as sobras que estão na geladeira. Perfeito para aquele dia em que a comida precisa ficar pronta rápido!

2. Feijão tropeiro rápido

Foto: Reprodução / Monta Encanta

Sem tempo para cozinhar o feijão? Então você vai amar essa receita com feijão cozido de caixinha, pronto para temperar. É só incrementar com os ingredientes do feijão tropeiro e ele fica pronto em instantes.

Leia também: 12 receitas de fricassê de frango para uma refeição rápida e saborosa

3. Feijão tropeiro com feijão carioquinha

Foto: Reprodução / Monta Encanta

O feijão tropeiro pode ser feito com qualquer tipo de feijão, mas essa receita com o feijão carioquinha é demais e com um tempero especial fora do comum! Separe feijão, farofa de mandioca, bacon, calabresa, cebola, cebolinha, alho, pimenta, couve e ovos.

4. Feijão tropeiro com feijão preto

Foto: iStock

E pra quem gosta do feijão preto, essa receita deliciosa vai surpreender! Uma combinação perfeita do bacon com a calabresa e um toque de louro que dá toda diferença no sabor. Vale a pena experimentar naquele almoço de domingo!

5. Feijão tropeiro com feijão roxo

Foto: Reprodução / Gordelícias

Que tal um feijão tropeiro com feijão roxo? Uma receita para quem gosta de fazer combinações e de caprichar nos ingredientes. Esse prato fica ainda mais gostoso acompanhado de um arroz branco bem soltinho

6. Feijão tropeiro com feijão vermelho

Um passo a passo maravilhoso e de dar água na boca! O feijão vermelho deixa este prato ainda mais especial e diferenciado. E não tenha medo de ousar: você pode utilizar os temperos que mais lhe agradam e deixar a receita do jeito que você gosta.

7. Feijão tropeiro com bacon e calabresa

Foto: Reprodução / Caramelo e Sal

Para quem gosta de abusar no bacon e na calabresa esta receita é espetacular! Ela deixa o feijão tropeiro ainda mais saboroso. E, para fechar, uma dica especial que dá toda diferença no prato: sirva-o com torresmo!

Leia também: 161 receitas com batata que vão dar um novo sentido para sua vida

8. Feijão tropeiro com linguiça

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Uma receita especial e que revela segredos de vó para fazer um feijão tropeiro único! O prato leva linguiça de porco, bacon, ovos, couve, feijão carioquinha e um tempero de arrasar!

9. Feijão tropeiro com fubá

Foto: Reprodução / Pitadinha

O diferencial desta receita é que, ao invés da farinha de mandioca, usa-se o fubá. Você pode fazer com o feijão que desejar, o segredo é não cozinhar muito para dar a consistência ideal. Seu preparo é fácil e é perfeito para um almoço ou jantar de última hora.

10. Feijão tropeiro vegano com mandioca

Foto: Reprodução / Blog Vegana

Que tal um feijão tropeiro vegano? Uma receita espetacular com temperos que fazem toda a diferença, como a páprica, pimenta do reino e cheiro verde. A farinha de mandioca entra para dar aquele toque final.

11. Feijão tropeiro vegano com legumes