15 receitas de feijão tropeiro para inovar no almoço

Escrito por
Em 27.05.18

Foto: iStock

Um prato típico da culinária mineira, paulista e goiana, o feijão tropeiro faz parte da história do Brasil.

Continua após o anúncio

Os tropeiros eram os homens que realizavam transporte de mercadorias no período colonial e, em suas viagens, se alimentavam basicamente de feijão, carne de porco, farofa e couve. E foi daí que surgiu o feijão tropeiro que conhecemos hoje.

Com uma diversidade de receitas, cada versão leva ingredientes que fazem do feijão tropeiro um prato especial e único. Veja estas 15 receitas que irão inspirar a sua criatividade!

1. Feijão tropeiro simples

Foto: iStock

Uma receitinha que evita desperdícios. Esse feijão tropeiro usa ingredientes fáceis de encontrar e pode ser feito utilizando as sobras que estão na geladeira. Perfeito para aquele dia em que a comida precisa ficar pronta rápido!

2. Feijão tropeiro rápido

Foto: Reprodução / Monta Encanta

Sem tempo para cozinhar o feijão? Então você vai amar essa receita com feijão cozido de caixinha, pronto para temperar. É só incrementar com os ingredientes do feijão tropeiro e ele fica pronto em instantes.

Leia também: 12 receitas de fricassê de frango para uma refeição rápida e saborosa

3. Feijão tropeiro com feijão carioquinha

Foto: Reprodução / Monta Encanta

O feijão tropeiro pode ser feito com qualquer tipo de feijão, mas essa receita com o feijão carioquinha é demais e com um tempero especial fora do comum! Separe feijão, farofa de mandioca, bacon, calabresa, cebola, cebolinha, alho, pimenta, couve e ovos.

Continua após o anúncio

4. Feijão tropeiro com feijão preto

Foto: iStock

E pra quem gosta do feijão preto, essa receita deliciosa vai surpreender! Uma combinação perfeita do bacon com a calabresa e um toque de louro que dá toda diferença no sabor. Vale a pena experimentar naquele almoço de domingo!

5. Feijão tropeiro com feijão roxo

Foto: Reprodução / Gordelícias

Que tal um feijão tropeiro com feijão roxo? Uma receita para quem gosta de fazer combinações e de caprichar nos ingredientes. Esse prato fica ainda mais gostoso acompanhado de um arroz branco bem soltinho

6. Feijão tropeiro com feijão vermelho

Um passo a passo maravilhoso e de dar água na boca! O feijão vermelho deixa este prato ainda mais especial e diferenciado. E não tenha medo de ousar: você pode utilizar os temperos que mais lhe agradam e deixar a receita do jeito que você gosta.

7. Feijão tropeiro com bacon e calabresa

Foto: Reprodução / Caramelo e Sal

Para quem gosta de abusar no bacon e na calabresa esta receita é espetacular! Ela deixa o feijão tropeiro ainda mais saboroso. E, para fechar, uma dica especial que dá toda diferença no prato: sirva-o com torresmo!

Leia também: 161 receitas com batata que vão dar um novo sentido para sua vida

8. Feijão tropeiro com linguiça

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Uma receita especial e que revela segredos de vó para fazer um feijão tropeiro único! O prato leva linguiça de porco, bacon, ovos, couve, feijão carioquinha e um tempero de arrasar!

Continua após o anúncio

9. Feijão tropeiro com fubá

Foto: Reprodução / Pitadinha

O diferencial desta receita é que, ao invés da farinha de mandioca, usa-se o fubá. Você pode fazer com o feijão que desejar, o segredo é não cozinhar muito para dar a consistência ideal. Seu preparo é fácil e é perfeito para um almoço ou jantar de última hora.

10. Feijão tropeiro vegano com mandioca

Foto: Reprodução / Blog Vegana

Que tal um feijão tropeiro vegano? Uma receita espetacular com temperos que fazem toda a diferença, como a páprica, pimenta do reino e cheiro verde. A farinha de mandioca entra para dar aquele toque final.

11. Feijão tropeiro vegano com legumes