Faxina anual mais eficiente

Sugestões de como organizar sua faxina de fim ou começo de ano para que ela seja menos penosa e mais eficaz

Escrito por Andressa Dias

A faxina de fim ou de começo de ano não precisa ser extremamente desgastante. Para que a faxina anual seja mais eficiente e menos trabalhosa é importante ter em mentes dois pontos principais: planejamento e divisão de tarefas.

Faça um mutirão

É importante fazer um mutirão e conseguir a ajuda de todos que moram na casa. Seus filhos, por exemplo, podem ajudar arrumando seus guarda-roupas e fazendo serviços mais simples. Até o marido pode ajudar fazendo serviços mais pesados como lavar tapetes e tirar cortinas. Mas, se você mora sozinha, pode contratar os serviços de uma diarista para te ajudar, desde que você a oriente bem – senão poderá ter ainda mais trabalho.

Comece aos poucos

Inicie sua faxina parte por parte da casa se não quiser gastar uma semana toda somente limpando a casa. Por exemplo, você pode selecionar um cômodo da casa para faxinar a cada limpeza da casa que você fizer.

Ou então pode separar em etapas – em uma faxina você lava todas as cortinas, na outra lava os tapetes, em outra limpa as paredes da cozinha e assim por diante. Desta forma você fraciona a faxina e se desgasta menos.

Jogue fora o desnecessário

Aproveite a faxina anual para doar roupas e objetos que não utiliza mais e jogar fora o que não tem como ser usado mais. Percorra todos os guarda-roupas para organizá-los, limpá-los e separar o que pode ser doado.

Faça o mesmo com as gavetas, os armários e as estantes para eliminar do seu caminho tudo que não tem mais necessidade. Muitas vezes acabamos guardando coisas inúteis e isso só ajuda a acumular entulho desnecessário. Portanto, se desfaça do que não precisa mais.

Limpe os cantos esquecidos

Sabe aquele cantinho atrás da geladeira que às vezes fica esquecido durante as rápidas limpezas regulares? Essa é a hora de cuidar bem desses cantos esquecidos.

Fique de olho e procure por cantos que mereçam a sua atenção na faxina anual, como os espaços atrás de armários e estantes pesadas. Aproveite essa oportunidade para retirar o que está no armário para limpá-lo e organizá-lo e ainda limpar atrás dele já que está vazio.

Elimine também fungos e bactérias de fundos de armários na cozinha e no banheiro e deixe as almofadas, colchões e estofados tomarem sol para se livrar dos fungos, bactérias e ácaros.

Exterior da casa

Não se esqueça do jardim, da varanda e de todas as partes externas da casa. Se você mora em apartamento, não deixe de verificar em que condições de limpeza está sua porta e seu tapete da entrada. Se você mora em uma casa, cuide do jardim e do quintal. Talvez essa seja uma boa hora para plantar flores novas e remover o lodo das calçadas.

Para que você não deixe nada de lado, faça uma lista com tudo que deseja limpar e organizar e assim sua faxina anual será ainda mais eficiente. Siga nossas dicas e sofra menos com a faxina de final de ano ou começo de ano.

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários