Fatos sobre a gravidez que ninguém te conta

Detalhes que a mulher acaba descobrindo sozinha, apenas quando engravida

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

A gestação é um lindo momento na vida de uma mulher. Quando bem planejada, ela pode ser a realização de um desejo há muito acalentado no âmago da alma feminina. Há, entretanto, alguns detalhes sobre a gravidez que, por distração ou para evitar que você desista de ser mãe, ninguém nunca te contou. Até agora.

Comer pode passar a ser um grande esforço

Em primeiro lugar, há as tão conhecidas náuseas matinais: acredite, algumas vezes elas se esquecem de que são “matinais” e duram ao longo de todo o dia. Comer com o estômago saindo pela boca é sempre um tanto quanto desagradável.

Depois, os médicos te dizem para manter uma alimentação balanceada e saudável, mas esquecem de te entregar a cozinheira responsável por preparar todas as refeições saudáveis de que você precisa. Como isso aparentemente não acontece mesmo, cabe a você quebrar a cabeça para comer algo que seja prático e não faça mal ao bebê – nem ao estômago já judiado.

Todo mundo quer dar uma opinião

Como se não bastasse a pressão psicológica de gerar uma vida, todas as pessoas que você encontra parecem ter um bom conselho a oferecer. Elas falam do que aconteceu com elas, com a vizinha, com a conhecida, enfim. Saiba filtrar essas opiniões para não enlouquecer antes do tempo (deixe para enlouquecer quando houver um bebê chorando de madrugada, mesmo depois de alimentado e trocado).

Engordar muito ou pouco depende muito do seu organismo

Por mais que você se esforce para ganhar poucos quilos ao longo da gestação, pode ser que seu metabolismo não colabore. A verdade é que o ganho de peso e a velocidade com que você o perderá depois de dar à luz dependem de uma série de fatores. Mantenha-se ativa e comendo de maneira correta. Fora isso, torça para que seu corpo seja bonzinho com você.

Entrar em pânico atrapalha, ao invés de ajudar

Quando se carrega um ser humano dentro do próprio corpo, situações do cotidiano podem parecer potencialmente perigosas. Evite esforços físicos excessivos e situações de alto risco mas, principalmente, procure não se estressar demais tentando proteger o bebê de todo e qualquer risco, por menor que ele seja. Essa tensão não ajuda em nada e pode mesmo ser prejudicial tanto para a sua saúde quanto para a dele. Respire, relaxe, tome cuidados básicos e curta a gravidez, ao invés de entrar em pânico

Você pode ficar maravilhosa, ou pode ficar horrorosa

É injusto, mas é real. Há mulheres que, quando estão grávidas, se tornam verdadeiras deusas da beleza: sua pele resplandece, os cabelos ficam macios e brilhantes e elas parecem, mais que nunca, as donas da simpatia e do carisma disponíveis na galáxia. Há mulheres, no entanto, que se veem transformadas em monstros. A pele sofre com acne e manchas, o cabelo não colabora e seu humor nunca esteve pior. Infelizmente, isso depende mais da natureza que de você e não há creme que dê conta de corrigir os defeitos por completo.

Além disso, o sexo pode melhorar muito ou piorar lamentavelmente, dependendo de como a gestação afeta sua libido e a libido de seu parceiro. No entanto, procure se sentir linda, já que a gravidez real nada tem a ver com a imagem etérea pintada pelas revistas que se dedicam às gestantes.

Assuntos: Gravidez

Para você