6 fatores que podem atrasar sua menstruação

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Muitas mulheres ficam apreensivas quando há algum atraso na menstruação. A primeira possibilidade que costuma passar pela cabeça é a gravidez. Mas o fato é que há outros fatores físicos ou emocionais que podem deixar o ciclo menstrual desregulado.

Alguns são coisas simples que podem acontecer no dia a dia de qualquer pessoa. Por isso, antes de começar a pensar no que pode ser, veja essa lista com seis motivos que atrasam a menstruação:

1. Estresse

É o motivo mais comum para que a menstruação atrase. Estar preocupada, excessivamente estressada, pode alterar os hormônios e gerar até mesmo perda ou ganho de peso. E pode ter um impacto direto no ciclo menstrual. Então tente se acalmar, busque atividades como yoga ou meditação, ou faça exercícios que ajudem a deixar a mente mais relaxada.

2. Contracepção

Foto: iStock

Ao parar de tomar pílula, depois de muito tempo tomando, o organismo pode levar até seis meses para que o período menstrual se regularize. As pílulas do dia seguinte também alteram o ciclo e são recomendadas apenas em casos emergenciais. Outras formas de contracepção, sejam inseridas ou injetadas no corpo, também podem provocar atrasos.

3. Peso muito baixo

Mulheres que sofrem de anorexia ou bulimia costumam não menstruar ou ter atrasos longos. Isso acontece porque estar muito abaixo do peso afeta o funcionamento do corpo, até mesmo da ovulação, que pode ser interrompida. Buscar um tratamento ou, em casos mais brandos, voltar a comer de forma saudável pode ajudar a normalizar o peso e o ciclo.

Leia também: Ciclo menstrual: acabe com as suas dúvidas sobre o tema

4. Obesidade

Foto: iStock

A obesidade também pode causar atrasos ou mesmo ausência de sangramento por causa das mudanças no corpo. Nesse caso, fazer uma dieta rigorosa e praticar exercícios físicos com frequência, tudo com orientação médica, pode ajudar a perder o excesso de peso e recuperar o período menstrual correto.

5. Síndrome dos Ovários Policísticos

É uma das principais razões para períodos menstruais irregulares. Muitas mulheres sofrem com esta condição hormonal, que faz com que o organismo produza mais hormônio masculino, o andrógeno, além da possibilidade de haver cistos nos ovários. Isso torna a ovulação irregular e pode interrompê-la definitivamente.

6. Problemas na tireoide

Foto: iStock

A tireoide regula o metabolismo do corpo. Por isso casos de hipo ou hipertireoidismo podem afetar os níveis hormonais. Mas os problemas de tireoide geralmente podem ser tratados com medicação e, assim, seu período provavelmente voltará ao normal.

Esses são apenas alguns dos fatores que podem atrasar sua menstruação. A orientação mais adequada é, sempre que notar qualquer diferença no seu ciclo menstrual, procurar a orientação de um(a) médico(a) ginecologista para que ele possa dar o diagnóstico correto e seguir os procedimentos de acordo com o seu caso.

Leia também: 5 apps de calendário menstrual para monitorar seu ciclo e facilitar sua vida

Dicas pela Web