Delicie-se com 12 receitas de fatias húngaras doces e salgadas

Confira variações doces e salgadas deste tradicional pão e escolha sua favorita para experimentar na sua próxima aventura culinária

Escrito por Ana Kordelos
Foto: Reprodução / Savory & Sweet Food

Foto: Reprodução / Savory & Sweet Food

As fatias húngaras, também conhecidas como caracóis húngaros, pães de coco, roscas húngaras ou sticky buns, são pãezinhos com calda de coco muito famosos no nosso país.

Apesar do nome, sua origem é incerta, possivelmente na região do Egito, Grécia e Roma, aprimorando-se na Europa Medieval e chegando às Américas com a receita conhecida atualmente.

O pão húngaro mais parecido com a versão brasileira é o beigli, um pão muito utilizado em festas natalinas, feito com creme de leite azedo, frutas secas, nozes e sementes de papoula, além de ser assado em formato de rocambole e somente então cortado em fatias.

Independentemente de sua origem, o fato é que este pão ganhou o coração dos brasileiros, adoçando a vida de quem o prova e possibilitando variados recheios (inclusive salgados) e formas de preparo. Confira algumas receitas de fatias húngaras doces e salgadas, e escolha a sua preferida:

Receitas doces

Foto: Reprodução / The Cookie Shop

Foto: Reprodução / The Cookie Shop

1. Fatia húngara de coco: nesta receita, o segredo para garantir que a massa fique macia é sovar à mão ou na batedeira por 10 minutos. Como recheio, coco ralado, açúcar refinado e manteiga derretida garantem o sabor.

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2. Fatia húngara de coco com 1 ovo: esta receita utiliza a massa de cinnamon roll. Esta utiliza apenas um ovo em sua composição, acompanhado de sal, açúcar, farinha de trigo, leite, margarina e fermento. Como recheio, coco ralado e leite condensado deixam a receita ainda mais saborosa.

3. Fatia húngara com nozes: receita macia, a autora utiliza nozes pecan juntamente com o coco, açúcar e manteiga para rechear. As nozes ajudam a fortalecer as defesas do nosso organismo e auxiliam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 65%.

4. Fatia húngara de coco sem glúten: ideal para quem possui intolerância ou alergia ao glúten, esta receita troca a farinha de trigo por um mix de farinhas, utilizando farinha de arroz branco, polvilho doce, amido de milho, psyllium e goma xantana. Apesar da adaptação, estas fatias húngaras não perdem em nada para as tradicionais.

 Foto: Reprodução / Chocorango

Foto: Reprodução / Chocorango

5. Fatia húngara de coco sem lactose: mais uma versão adaptada, desta vez para os intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite de vaca, esta receita troca o leite tradicional pelo de coco, garantindo mais sabor e doçura aos pães.

6. Fatias húngaras semi integral: buscando uma maior variedade de nutrientes, esta receita utiliza além da farinha de trigo tradicional, a farinha de trigo integral e a farinha de linhaça, adicionando mais fibras ao prato. Além do preparo da calda, a autora ainda sugere utilizar leite condensado, facilitando a finalização.

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7. Fatia húngara de abóbora e doce de leite: aqui a calda tradicional de leite é trocada por uma mistura de doce de leite e creme de leite, deixando mais líquida, e na massa a abóbora cabotiá é o grande destaque, adicionando vitamina A, proteínas e fibras ao doce.

Receitas salgadas

Foto: Reprodução / The Girl Who Ate Everything

Foto: Reprodução / The Girl Who Ate Everything

8. Fatias húngaras de queijo e presunto: a massa tradicional sofre uma pequena alteração: aumenta-se a quantidade de sal e diminui-se a de açúcar. Já o recheio, vem esbaldando sabor com mozarela e presunto picados. A autora ainda sugere variados no recheio utilizando calabresa, bacon frito e até mesmo legumes.

9. Fatias húngaras de batata e recheio de pizza: utilizando batatas cozidas como base da massa, esta receita leva em seu recheio requeijão cremoso, queijo mozarela ou prato, presunto fatiado, azeitonas pretas ou verde e manjericão. Para polvilhar, queijo parmesão. Prato delicioso para amante de pizza nenhum botar defeito.

10. Fatia húngara vegetariana integral: utilizando uma massa de pão integral composta apenas por farinha de trigo integral, sal marinho, fermento biológico, azeite e água, estas fatias húngaras são recheadas com tomate, cebolas, azeitonas picadas, orégano, manjericão e tofu, queijo vegano feito à base de soja.

Foto: Reprodução / Blog da Dona Sonia

Foto: Reprodução / Blog da Dona Sonia

11. Fatia húngara de mortadela: como recheio destes saborosos pães recheados, fatias de mortadela defumada, orégano e queijo mozarela. O queijo parmesão é polvilhado sobre o prato antes de ir ao forno, garantindo sabor marcante.

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12. Fatia húngara de peito de peru, queijo e tomate: opção saudável, esta versão utiliza como recheio peito de peru, queijo e tomate, garantindo sabor e leveza ao prato. Para polvilhar, além do queijo, a autora ainda sugere utilizar gergelim em grãos, adicionando crocância e sabor aos pãezinhos.

Após demonstrar toda a versatilidade do prato, vale frisar que tanto a massa quanto o recheio garantem a possibilidade de variações. Seja utilizando farinhas diferentes ou leites vegetais em seu preparo, até recheando com creme de amendoim, chocolate ou recheios salgados de acordo com sua preferência, este pão pode se tornar uma refeição completa e muito saborosa. Abuse da sua criatividade!

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