30 receitas práticas e imperdíveis de farofa

Aprenda a fazer receitas de farofa fáceis e irresistíveis para a ceia de Natal

Escrito por Lucila Vilarins

Foto: iStock

Quer coisa mais brasileira que uma boa farofa? Ela aparece nas nossas mesas durante todo o ano, seja nas festas de final de ano, seja nos churrascos… Há sempre uma farofinha especial, que dá aquele toque de sabor nas comidas que geralmente acompanha.

O mais legal desse prato é que há uma variedade enorme de receitas igualmente deliciosas e prontas para agradar cada tipo de paladar. Por isso, trouxemos abaixo uma seleção de receitas de farofa de, literalmente, “dar água na boca” – é só escolher a sua!

Receitas de farofas simples

Foto: Reprodução / Francinha Cooks

1. Farofa de linguiça na manteiga : Um detalhe que é muito bom nesta receita (além do sabor, claro!) é que a linguiça pode ser tanto uma artesanal que você goste, como a normal, que se usa no dia a dia – vai depender do seu paladar.

2. Farofa de calabresa: Hummmm, só de falar em calabresa, já dá a sensação de sentir cheirinho dela sendo frita na cozinha, não é mesmo?! Imagina, então, o cheirinho desta receita, em que ela vai cortada em pedaços maiores…

3. Farofa de banana: Que delícia de farofa!!! Se você também ama uma boa farofa de banana, precisa conferir essa receita… além disto, o vídeo mostrando o passo a passo da receita mostra como seu preparo é fácil.

Leia também: 14 receitas de feijoada para um almoço de domingo caprichado

4. Farofa de alho crocante: O que torna essa receita uma das “campeãs de audiência” é o fato de que você, provavelmente, tem todos os ingredientes dela em casa, o que deixa muito mais prática.

5. Farofa de maçã: Fácil, de preparo rápido e deliciosa, esta farofa é a cara das festas de final de ano, já que forma a combinação perfeita com as carnes assadas que geralmente consumimos nesta época, como o porco, por exemplo.

6. Farofa de abobrinha: Esta é outra receita saborosa e super fácil de fazer. Inclusive, se você preferir, pode substituir a abobrinha por repolho.

7. Farofa low carb: Esta é uma ótima opção para quem está tentando consumir menos carboidratos, porque nela a farinha utilizada é a de coco e castanhas (ou a de amêndoas ou outra oleaginosa). Veja a receita, ela é superfácil de fazer!

8. Farofa de soja crocante: Neste preparo, fique atenta ao ponto da soja na hora de fritar, pois ela pode queimar muito rápido. Quem sabe você não prepara esta receita no seu próximo churrasco?

Leia também: Dicas para saborear a ceia de Natal sem culpa

9. Farofa de cenoura: Esta é mais uma daquelas receitas que são fáceis, gostosas e cujos ingredientes você provavelmente deve ter em casa. Que tal para fazer no final de semana, para acompanhar o frango assado?

10. Farofa de proteína de soja texturizada: Feita com proteína de soja, essa farofa superfácil de fazer promete agradar tanto quem é vegetariano, como quem não é. Com essa propaganda, dá vontade de fazer hoje mesmo, não é?!

11. Farofa de cream cracker com azeitona: Tem gente que quando a gente fala a palavra azeitona, o olhinho brilha… Imagine então que união deliciosa quando se faz uma farofa de azeitona com nosso já conhecido biscoito cream cracker… é sucesso, na certa!

12. Farofa de cogumelos: Além de ser uma farofa bonita e saborosa, uma das coisas mais atrativas nesta receita é que ela permite que você utilize aqueles cogumelos que você mais gosta. Imagine, ainda, o sabor especial que a pimenta traz para essa comida…

13. Farofa fria: Tão colorida quanto saborosa, essa farofa é muito fácil de fazer: não precisa nem levar ao fogo. Receita mais prática que isso, vai ser difícil de encontrar!

Leia também: 12 receitas de peru para fazer bonito neste Natal

14. Farofa de cebola com manteiga: Sabe quando você vai fazer uma receita e, quando frita a cebola na manteiga, surge aquele cheirinho maravilhoso que se espalha pelo ambiente? Então, agora imagine acrescentar farinha de mandioca nessa cebola… pronto, surge essa farofa!!! É praticamente assim que se faz essa receita: de forma rápida, fácil e cheia de sabor!

15. Farofa de feijão fradinho: Feijão, bacon, calabresa, tem como ficar melhor? Sim! Pegando todos esses ingredientes e fazendo a receita dessa farofa de “lamber os dedos”!

16. Farofa de biju com bacon: esta é uma boa opção para quem gosta daquela farofa bem crocante – nesta receita, este efeito fica por conta da farinha biju.

17. Farofa de jaca verde: Farofa de jaca?! Sim, você leu bem direitinho! Que tal dar uma olhadinha nesta receita e, quem sabe, fazê-la para ver o que acha?

Receitas de farofas incrementadas

Foto: Reprodução / Receitas de Minuto

18. Farofa com cranberry e alecrim: Essa farofa tem um toque exótico e está pronta para roubar a cena nas suas festas de final de ano. Que tal variar na farofa esse ano?

Leia também: 30 receitas doces e salgadas deliciosas para o Natal

19. Farofa de nozes com ameixas e passas brancas: Essa farofa tem tudo que geralmente se espera comer no final de ano: ameixa, uvas passas, nozes… não e à toa que é a receita “da vovó”, porque vó sempre sabe como agradar, concorda?!

20. Farofa de banana da terra com coco e amendoim: Essa receita é incrível! Quando a gente termina de ler, já dá vontade de sair correndo para providenciar os ingredientes e não ficar mais um dia sem experimentar essa delícia.

21. Farofa de ovos, bacon e passas: Para os apaixonados por bacon, essa farofa é sensacional. Ideal para o almoço de domingo com a família e as uvas passas deixam esse prato com a cara do Natal.

22. Farofa com linguiça, amendoim e passas: Um detalhe muito legal nesta receita é o uso de amendoim em substituição às tradicionais castanhas, o que torna a receita mais econômica e igualmente saborosa.

23. Farofa de bacon com pistache e passas: Essa é uma daquelas receitas que tem a cara do Natal (embora possa ser feita o ano inteiro). Se não quiser usar passas, substitua por damascos e seja feliz!

24. Farofa de bacon, pimentão, ervilhas e passas: Há quem não abra mão de pimentão na farofa e, se você é uma dessas pessoas, essa é a farofa certa para você. Saborosa e linda, você precisa conferir!

25. Farofa de bacon com damascos e um toque de laranja: Essa é uma das mais interessantes, porque o suco de laranja dá um toque super especial à receita e a torna uma opção excelente para as festas de final de ano.

26. Farofa de bacon com passas e castanhas: Essa é mais uma daquelas apostas certeiras para o Natal e une o sal do bacon, o adocicado das passas e a crocância das castanhas – tudo que a gente quer na farofa que compõe a ceia.

27. Farofa de linguiça com frutas cristalizadas: Linguiça com frutas cristalizadas? Por que não? Essa combinação agridoce fica uma delícia e vai ser difícil você conseguir parar de comê-la.

28. Farofa úmida de calabresa, ovos e cebola: Essa é uma receita simples, básica e deliciosa, daquelas que são sucesso garantido em qualquer época do ano…

29. Farofa com queijo parmesão crocante e ervas: Um festival de sabores é a definição ideal para essa receita que combina a força do parmesão com a refrescância e aroma das ervas.

30. Farofa de abacaxi com bacon: Teste essa receita e note a textura peculiar e agradável que a mistura do abacaxi com o bacon traz ao paladar. É de comer de olhos fechados!

Viu só quantas receitas maravilhosas trouxemos para você se deliciar e transformar as suas refeições em um momento especial? Faça para você e para as pessoas queridas, porque o Natal pode ser todos os dias!

Assuntos: Alimentação

Para você