7 benefícios da farinha de centeio para incluí-la em seu cardápio

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Em 11.10.21

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Em 11.10.21

Muito presente em receitas de pães integrais, a farinha de centeio é um alimento conhecido por ser uma opção mais saudável em relação à farinha de trigo. Mas você conhece, de fato, as propriedades desse alimento? Descubra o que é, quais são seus benefícios e algumas receitas que levam o ingrediente na matéria abaixo!

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O que é a farinha de centeio

Segundo a nutricionista Luanna Caramalac Munaro (CRN-3 49383), pós-graduada em nutrição clínica funcional, “a farinha de centeio é um cereal da mesma família da farinha de trigo e da cevada”. Por esse motivo, é um cereal que contém glúten – mas, diferente dos outros dois alimentos, ela é mais rica em fibras.

Em relação à inclusão desse alimento na dieta low carb, a nutricionista explica que “não existem alimentos low carb, mas é possível incluir a farinha de centeio em uma estratégia de baixo teor de carboidratos, caso a pessoa tenha facilidade em metabolizar esse alimento”.

7 benefícios da farinha de centeio que vão te convencer a incluir o ingrediente no seu cardápio

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Desde a grande presença de proteínas em sua composição até o auxílio na prevenção de doenças, esse tipo de farinha pode ser uma forte aliada na dieta de quem procura uma alimentação mais saudável e nutritiva. Confira seus benefícios:

  • Alto teor proteico: quem deseja ter uma dieta rica em proteínas pode se beneficiar muito com ela. Segundo a nutricionista Luana Munaro, esse alimento é uma ótima fonte vegetal de proteínas, podendo ser um ótimo aliado para quem segue dietas veganas ou vegetarianas.
  • Grande quantidade de fibra alimentar: a nutricionista comenta que “o alto teor de fibras na composição da farinha de centeio pode levar a uma digestão mais lenta, o que é capaz de promover uma sensação de saciedade prolongada”.
  • Propriedades que fortalecem os ossos: rica em cálcio e potássio, a farinha pode auxiliar no fortalecimento dos ossos e da massa muscular, segundo Munaro.
  • Auxilia no controle do colesterol: Munaro explica que a farinha de centeio também pode auxiliar no controle do colesterol, uma vez que é rica em vitaminas do complexo B.
  • Possui substâncias antioxidantes: quem busca alimentos que previnem o envelhecimento precoce podem investir na farinha de centeio. Segundo a nutricionista, “a farinha de centeio é rica em flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes”.
  • Estimula a produção de serotonina: outro benefício da farinha de centeio é que o alimento é um aliado na produção de serotonina – conhecida como o hormônio da felicidade. Isso ocorre pois a farinha de centeio é “rica em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina”, explica Luanna.
  • Rica em minerais: além desses benefícios, a farinha ainda é fonte de diversos minerais. Segundo a nutricionista, os principais são o magnésio, cobre e zinco, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro e para manter o sistema circulatório saudável.

Além de ser uma boa opção para quem segue uma dieta low carb, a farinha de centeio também é uma ótima aliada na prevenção de doenças e para quem deseja levar uma vida com alimentos mais nutritivos e saudáveis!

Farinha de centeio X farinha de trigo

Ainda que sejam pertencentes à mesma família de alimentos, a farinha de centeio e a farinha de trigo possuem algumas propriedades diferentes. Segundo Luanna Munaro, “a farinha de centeio possui maior quantidade de fibras e carboidratos complexos, que levam a uma digestão mais lenta e, portanto, podem promover uma maior sensação de saciedade”. Apesar disso, a nutricionista explica que muitas pessoas não metabolizam facilmente a esse tipo de farinha, assim como ocorre com a farinha de trigo.

Receitas com farinha de centeio

Agora que você já conhece os benefícios desse tipo de farinha, confira algumas receitas que comprovam sua versatilidade para incluir esse alimento no seu cardápio:

1. Bolacha integral

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Feita com farinha de centeio e sementes de chia, essa bolacha integral é uma ótima aposta para quem quer preparar um lanchinho da tarde saudável e prático. A vantagem é que, além de ser fácil de fazer, a bolacha é ideal para levar ao trabalho ou para onde você estiver!

2. Massa de pizza integral

Se você prefere a massa de pizza mais leve e fininha, precisa experimentar essa receita! O sabor suave dá destaque ao recheio, e os ingredientes são mais saudáveis e nutritivos do que aqueles que são usados na massa tradicional.

3. Torta de centeio

Com uma massa fina e saborosa e um recheio irresistível de brócolis, alho-poró e queijo cottage, essa torta vai deixar o seu café da tarde com muito mais sabor! Além disso, a farinha, usada na massa, traz todas as propriedades e benefícios que o ingrediente pode oferecer.

4. Pão de centeio

Feito apenas com água, azeite, fermento biológico seco, açúcar e farinha de centeio, esse pão é ideal para um café da manhã que traz saciedade e, ainda, é repleto de nutrientes. E o melhor de tudo: é superfácil de preparar!

5. Pão australiano com centeio

Macio por dentro e com uma casquinha irresistível por fora, esse pão australiano combina perfeitamente com uma manteiga e vai agradar os paladares que não resistem a um toque adocicado em receitas salgadas. A farinha, além das propriedades nutricionais, ainda traz um sabor irresistível ao prato!

Rica em nutrientes e em sabor, essa opção é uma ótima adesão ao seu cardápio. Para variar, que tal conhecer as propriedades da farinha de amêndoas?

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As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.