Falsa magreza

Quem está dentro do peso normal, mas leva uma vida sedentária precisa ter atenção, pois pode desenvolver doenças características do sobrepeso

Escrito por Deborah Busko

Ser magra é sinônimo de ser saudável, certo? Nem sempre. Não adianta nada estar em dia com a balança, ter curvas definidas e uma silhueta de dar inveja, mas continuar entregue ao sedentarismo. Nestes casos, quem está acima do peso, mas mantém uma rotina de exercícios, sai ganhando.

O problema é que a falsa magreza também pode representar riscos à saúde, assim como a obesidade. Pessoas dentro do peso considerado normal podem desenvolver algumas alterações metabólicas que aumentam as chances de doenças características do sobrepeso e da obesidade, como diabetes, colesterol e hipertensão.

Outro problema bastante frequente da falsa magreza, é o acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo. Isso ocorre devido a uma combinação de fatores, que incluem a vida sedentária, fatores genéticos e uma má alimentação.

Nas mulheres, a gordura extra tende a se acumular nos membros inferiores, principalmente no culote, bumbum e coxas. É aí que surge a temida celulite.

Portanto, as falsas magras são aquelas mulheres que aparentam ter um corpo fininho, magérrimo, mas tem o quadril, rosto, coxas, braços mais gordinhos ou gorduras localizadas.

Dicas para evitar o acúmulo de gordura

O segredo da boa alimentação não está nas dietas milagrosas, que prometem eliminar vários quilos em poucos dias, mas sim na reeducação alimentar. É preciso aprender a comer da maneira correta para manter o corpo em forma de maneira saudável e segura.

Vale lembrar que nenhuma dieta vale para todo mundo e a alimentação deve ser adequada de acordo com a rotina e as necessidades de cada um.

Acertar na proporção de nutrientes em cada refeição também é fundamental, assim como considerar que quantidade nem sempre equivale à qualidade.

Faça refeições regulares, numa média de cinco a seis por dia, a cada três horas. Evite excessos de gorduras, fuja do fast-food, leve sempre na bolsa alimentos práticos para o consumo e beba bastante água.

Fazer exercícios também é de fundamental importância para evitar o acúmulo de gordura, fortalecer o corpo e garantir melhor qualidade de vida. Escolha atividades que lhe proporcionem prazer. Se não gostar dos aparelhos e aulas das academias, prefira caminhar ou andar de bicicleta.

Assuntos: Corpo

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