Faceta de porcelana: tratamento para um sorriso perfeito

O tratamento é rápido e resulta em dentes esteticamente perfeitos

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Sorrir é um bom remédio e pode ser muito útil também. Mas não é qualquer sorriso. Dentes saudáveis são importantes, mas para muitas pessoas, dentes brancos e brilhantes são mais importantes ainda.

Por isso, almejando um sorriso lindo e perfeito, os profissionais da área têm desenvolvido uma série de técnicas, desde procedimentos de clareamento a novos cremes dentais, para ajudar os pacientes a terem o sorriso perfeito. Uma das mais recentes técnicas para o embelezamento dos dentes é a faceta de porcelana.

O que á a faceta de porcelana?

As facetas são pequenos laminados feitos de porcelana e personalizados para o paciente cujos dentes naturais apresentam algum comprometimento estético de cor ou forma, como por exemplo dentes escurecidos, rachados, quebrados, tortos e desalinhados.

Essas próteses, indicadas também para a correção de dentes mal posicionados quando o paciente não quer colocar aparelho ortodôntico, são fixadas na parte frontal do dente, mudando sua forma e deixando-os da mesma cor e tamanho dos dentes naturais. As peças podem levar alguns dias para ficarem prontas após a fabricação do molde, mas o resultado pode ser surpreendente.

As vantagens em optar por esse tipo de tratamento estético estão relacionadas principalmente ao resultado rápido e à grande resistência das facetas de porcelana. Por outro lado, seu custo é relativamente alto, pode variar de R$1.500 a R$ 3000, e sua remoção é muito complicada.

Como é o procedimento?

Segundo a dentista Nicole Baumeier (CRO/PR-22188), o procedimento é simples. Nas primeiras sessões, é necessário desgastar minimamente a frente do dente. A forma geral do dente não é alterada, e o que é removido é uma camada do esmalte.

Após o desgaste do dente, o profissional irá moldá-lo e enviar o modelo para o protético, profissional que irá confeccionar as facetas de porcelana. Como o processo de fabricação das peças é demorado, enquanto espera pelas peças definitivas, o paciente utiliza peças provisórias.

Com as facetas definitivas em mãos, o dentista irá ajustá-las e então cimentá-las. Para finalizar o procedimento, o profissional realiza técnicas de acabamento e polimento. Vale a pena lembrar que como qualquer outro procedimento estético, o paciente deve retornar ao dentista para manutenção e a limpeza dos dentes deve ser constantemente realizada.

Contra-indicações

Há contra-indicações para as pessoas que têm bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou hábitos como roer objetos, já que em ambos os casos a faceta pode rachar. Além disso, o procedimento também deve ser evitado em pacientes que apresentam defeitos graves de esmalte.

Assuntos: Corpo

Dicas pela Web
Comentários