Exercícios aeróbicos – antes ou depois da musculação?

Muita gente se pergunta se o melhor é fazer exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação e agora chegou a hora de descobrir

Escrito por Daniela Azevedo

Foto: Thinkstock

Quem pratica musculação e é frequentador assíduo de academia, vira e mexe se questiona sobre qual a melhor ordem para se praticar os exercícios aeróbicos, antes ou depois da musculação. Essa questão gera muitas dúvidas e divergências entre profissionais da área e até mesmo entre os estudiosos do assunto. Enquanto alguns acreditam que o ideal é praticar exercícios aeróbicos antes do treino, outros afirmam que os melhores resultados são percebidos ao praticá-los depois dos treinos.

Depois de diversas análises, a conclusão a que se chegou é que não existe uma ordem correta e outra incorreta para a prática dos aeróbicos. O que existe sim é uma variação que se relaciona diretamente ao objetivo pessoal de cada praticante.

Grande parte das pessoas procura uma academia para emagrecer, mas também existem aquelas que querem delinear melhor o corpo, conquistar qualidade de vida ou apenas cuidar da saúde e são esses objetivos que definem qual a melhor ordem para a prática dos exercícios aeróbicos.

Quando realizar o treino aeróbico antes da musculação?

Para pessoas que praticam exercícios para ajudar a controlar problemas cardíacos e de pressão, o ideal é iniciar os exercícios pelo treino aeróbico observando sempre a intensidade, para não forçar demais a resistência e nem passar dos limites. Só em seguida é que se deve começar as atividades de musculação.

O mesmo ocorre com quem pretende aumentar a resistência física e cardiopulmonar. Deve-se iniciar pelos exercícios aeróbicos moderados aumentando a sua intensidade, assim, não se limita a eficiência do treino aeróbico.

Quando realizar o treino aeróbico depois da musculação?

Se o objetivo for emagrecer, não importa a ordem em que os exercícios sejam praticados, já que a musculação também funciona como agente emagrecedor e o que importa é o gasto calórico total obtido na soma de ambas atividades.

No entanto, recomenda-se que se iniciem os exercícios pela musculação, já que essa atividade não interfere tanto no desempenho da atividade cardiovascular que será feita em seguida. Ao começar pelo aeróbico, a tendência é ficar cansada mais rapidamente, o que pode comprometer o rendimento nos aparelhos e nos exercícios com peso.

Da mesma maneira, quem pretende ganhar massa muscular, deve realizar o treino de musculação primeiro, por motivos semelhantes ao de quem quer emagrecer, ou seja, para estar com mais disposição para realizar corretamente os treinos com pesos, sem que o cansaço do treino aeróbico possa interferir na execução dos movimentos.

Cuide-se sempre

Em termos de saúde, seja qual for o seu objetivo, o ideal é que você extraia o que há de melhor em cada modalidade de exercícios. Ainda que seus objetivos priorizem a prática de musculação, os exercícios aeróbicos são fundamentais e vice-versa, pois cada um deles tem benefícios que podem ser complementados para garantir o melhor desempenho para você e melhorar o resultado de seus treinos.

De posse dessas informações, cabe a cada pessoa definir seus objetivos junto com um profissional capacitado e decidir a melhor ordem para a realização dos exercícios.

E lembre-se sempre que, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, você deve fazer exames médicos para garantir que possa aproveitar ao máximo os benefícios da prática esportiva, sem comprometer a saúde.

Tenha um excelente treino!

Assuntos: Fitness

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