Truque simples com vela evita manchas no rejunte do banheiro; aprenda como fazer

Com esta dica fácil, você vai manter seu banheiro livre de manchas por muito mais tempo

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

O banheiro é um dos cômodos da casa que mais dá trabalho para ficar brilhando.

Além de limpar e desinfetar, é necessário tomar alguns cuidados para remover o mofo e manchas do piso, do teto e das paredes.

Essa faxina toda acaba consumindo muito tempo e esforço, e muitas vezes não temos toda essa disposição para ficar esfregando azulejo. Por isso, não é à toa que os truques caseiros que facilitam a limpeza doméstica fazem tanto sucesso, não é mesmo?

O truque de hoje de hoje é simples: tudo o que você precisa é de uma vela branca para conservar seu banheiro limpo e deixá-lo com cara de novo por mais tempo.

Como evitar manchas no rejunte usando apenas uma vela

Sabe quando você está com o rejunte novinho em folha? Ou, então, quando ele ficou todo branquinho depois de uma limpeza pesada entre os azulejos e as cerâmicas? Você certamente não gostaria que ele ficasse todo manchado de novo, não é verdade?

Leia também: Aprenda a solucionar problemas de umidade em casa

Para evitar que isso aconteça, tudo o que você precisa fazer é esfregar uma vela branca no rejunte, revestindo-o com a cera. Veja os detalhes no vídeo:

A cera é um material que não se dissolve na água e ainda mantém a umidade longe da superfície que ela recobre. Dessa forma, a umidade não vai conseguir penetrar no rejunte, evitando o surgimento do mofo e das manchas.

Como limpar um rejunte que já está manchado

Foto: iStock

O truque da vela é excelente para evitar que o rejunte fique manchado, mas ele não serve para limpar um rejunte que já esteja sujo. Nesse caso, é melhor fazer uma boa limpeza antes de passar a vela.

Para pisos de cerâmica ou porcelanato, você pode utilizar o vinagre de álcool claro para facilitar a limpeza. Basta aplicar o produto em todo o rejunte, deixando-o bem molhado, e esperar agir por 20 minutos. A sujeira vai se soltar e você poderá removê-la com facilidade usando uma escova, esponja ou pano.

Uma boa dica é não deixar o vinagre secar, por isso vai fazer com que você tenha que esfregar mais a sujeira. Se isso acontecer, adicione um pouco mais de vinagre ou mesmo um pouco de água.

Leia também: Como limpar cortinas, persianas, tapetes e carpetes

Se você nunca usou vinagre antes no seu piso, recomendamos que você faça um teste em uma área que fique mais escondida para verificar se o vinagre causa deixa algum tipo de mancha. Caso seu piso seja de porcelanato italiano de qualidade premium, é melhor não arriscar usando truques caseiros. Existem produtos de limpeza desenvolvidos especialmente para isso.

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários