Moda e Beleza

20 looks que provam que o estilo clássico é atemporal

MICAH GIANNELI

Atualizado em 22.06.22

O estilo clássico ou tradicional é o mais antigo dos sete estilos universais. Elegância, formalidade e conservadorismo são palavras que definem a estética adotada por mulheres como Kate Middleton e Meghan Markle. Confira o que é, quais são suas principais características e se inspire em 20 looks que provam que o stylist é atemporal.

Índice do conteúdo:

O que é o estilo clássico

O estilo clássico é o mais tradicional dos sete estilos universais. Afinal, ele transmite confiança, credibilidade e seriedade. Por isso, ele costuma ser muito utilizado em escritórios por executivas, advogadas, juízas e qualquer profissão cujo dresscode seja mais formal. Contudo, você pode usá-lo em qualquer ocasião do seu dia a dia, independente da sua profissão ou classe social.

A mulher clássica é uma mulher elegante, discreta e que não costuma seguir tendências de moda, pois prefere investir em roupas e acessórios atemporais, com alta qualidade e durabilidade. Em contrapartida, o lado negativo do estilo é que o excesso de formalidade pode transmitir uma imagem séria demais e, muitas vezes, criar a impressão que você é um pouco mais velha.

Por isso, a dica para equilibrar o look e deixá-lo mais casual é apostar em versões mais modernas das peças atemporais ou misturar roupas clássicas com outras descoladas.

Publicidade

Características do estilo clássico

Assim como diversos estilos, o clássico ou tradicional também tem características próprias que o identifica e define. Confira!

Cores neutras

Por serem mais discretas, mulheres do estilo clássico preferem peças em tons neutros como preto, branco, cinza, tons terrosos, entre outros.

Estampas clássicas

Mulheres que adotam o estilo clássico evitam usar estampas muito chamativas e, por isso, preferem aquelas mais discretas e tradicionais, como pied du poule, poá, risca de giz e outras.

Publicidade

Peças atemporais

O estilo clássico é composto por peças atemporais e que não saem de moda. Exemplos como blazer, alfaiataria em geral, camisa branca, vestido preto, saia lápis são peças características do estilo. Além disso, a mulher clássica prioriza roupas de qualidade, confeccionadas em tecidos nobres, como algodão, seda, linho e etc.

Corte reto

O caimento das peças é outro elemento fundamental que caracteriza o estilo clássico. Assim, as roupas da mulher tradicional costumam ter corte reto e caimento fluído. Ou seja, elas não ficam nem largas e nem apertadas demais.

Sapatos fechados

LALA RUDGE

Publicidade

Sapatos fechados e clássicos, como mocassins, sapatilhas de bico fino e scarpins são os favoritos de quem adota a estética tradicional. Afinal, além de elegantes e discretos, eles são atemporais e não saem de moda. Tudo o que a mulher clássica adora!

Acessórios discretos

Os acessórios também são discretos e elegantes, como dita o estilo. Assim, brincos delicados, colares de pérolas, pulseiras, relógios e bolsas estruturadas são os favoritos da mulher tradicional. Assim como acontece com as roupas, o estilo clássico também prioriza joias e bijuterias de qualidade, geralmente banhados a ouro ou prata.

Enfim, estas são as principais características do estilo clássico. E se você gostou da estética, siga a leitura para compreender como essas características combinam entre si.

20 fotos de looks com estilo clássico para se inspirar

Agora que você já sabe o que é o estilo clássico e quais são suas principais características, que tal dar uma olhada em looks maravilhosos e se inspirar? Confira:

1. O estilo clássico é composto por peças discretas e atemporais, que nunca saem de moda

2. Como o blazer preto, eternizado pela estilista Coco Chanel

3. E pelo icônico vestidinho preto, consagrado por Hugh de Givenchy e Audrey Hepburn, no filme “Bonequinha de luxo”

4. E a atemporal camisa branca

5. As peças em tons terrosos também caracterizam o estilo tradicional

6. E com elas você pode compor looks monocromáticos elegantes, que ajudam a alongar a silhueta

7. Ou então você pode misturar tons claros com escuros

8. Isso não significa que você não possa apostar em cores vibrantes

9. Muito pelo contrário

10. Pois, no estilo clássico moderno, a cor é uma das formas de deixar seu look mais atual

11. Outra forma de deixar o visual mais descolado é misturar peças clássicas com outras despojadas

12. Como o clássico blazer preto com o jeans rasgado

13. Para o trabalho, um elegante conjunto de alfaiataria com um par de scarpins coloridos traz mais alegria

14. Já com tênis o visual fica ainda mais cool

15. Para passeios casuais, os conjuntos compostos por blazer, camisa e shorts são apostas certeiras

16. As estampas discretas também são uma das característica do estilo clássico

17. Assim como bolsas estruturadas

18. E sapatos fechados como o scarpin

19. Acessórios delicados e discretos não podem faltar

20. Por fim, o estilo clássico é atemporal!

Saiba mais sobre o estilo clássico e aprenda a criar looks modernos e chiques para o seu dia a dia

Nos vídeos abaixo você vai entender melhor o que é o estilo clássico e descobrir quais peças são essenciais para o seu guarda-roupa. Além disso, descubra como criar looks sofisticados e modernos mesmo com peças tradicionais. Confira:

Entenda o que é o estilo clássico

Neste vídeo, a especialista em moda explica com clareza o que é o estilo clássico e quais são as características essenciais da mulher que adota a estética.

Descubra quais são as peças essenciais para você construir um guarda-roupa clássico

A especialista em moda explica e dá dicas de quais são as principais peças para quem quer adotar o estilo clássico. Veja e monte a sua lista!

Aprenda a criar looks clássicos com peças modernas

Neste vídeo, a influenciadora Vitória Portes dá dicas de como deixar o look clássico mais moderno usando peças modernas. Uma boa opção para quem quer mudar o estilo, mas reaproveitar as peças do seu guarda-roupa.

Aprenda a montar looks elegantes e modernos

Neste vídeo, a influenciadora Ana Merquior ensina como criar looks clássicos para usar no dia a dia. Assim, você pode aderir ao estilo em situações mais cotidianas também.

Por fim, o estilo clássico transmite elegância, seriedade e sofisticação. Ele é ótimo para usar em ambientes de trabalhos formais, mas também é possível usar no seu dia a dia. Caso você também esteja buscando uma estética mais singular, saiba como seguir um estilo próprio e aprenda a montar looks que expressam a sua personalidade única.

Sou a Karina Faria, redatora SEO há 5 anos. Amo escrever sobre moda, beleza, viagens e comportamento. Minha missão é inspirar as pessoas através da escrita!