Especialista dá dicas importantes sobre a automassagem

A automassagem pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e a pele, segundo fisioterapeuta

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Thinkstock

Fazer uma automassagem é fácil e, se feita da forma correta, pode ter ótimos resultados. De acordo com a a fisioterapeuta dermatofuncional Lorice Miguel, de São Paulo, pode-se automassagear os pés, coxas, região glútea, braços, parede abdominal e também áreas mais ásperas do corpo, como cotovelos e joelhos.

“A automassagem funciona bem quando a pele está muito desidratada ou quando você está em situações tensas, pois sempre pode ajudar e trazer um bem estar geral”, afirma a especialista.

Dicas para fazer automassagem

Para ter um efeito melhor, ela recomenda que sejam utilizados produtos como hidratantes, umectantes, ou produtos específicos para o seu objetivo (anticelulite, firmadores, etc).

Para peles ressecadas, ela indica o uso de cremes com altas concentrações de ureia, semente de uva, óleos de amêndoas, óleo de macadâmia e manteiga de karité.

“Se massagear durante o banho ou ao aplicar um cosmético na pele surte benefícios como: estimulação da circulação sanguínea, oxigenação da pele e esfoliação – se associada a um acessório, como, por exemplo, um bucha vegetal. O uso de produtos incrementa no resultado final, pois além da automassagem, você terá ainda a ação do ativo escolhido”, explica.

No entanto, ela alerta que é preciso ter cuidado no momento de fazer a automassagem para não cometer alguns erros comuns, como fazer de forma muito vigorosa, causando hematomas e torções na pele e deixando marcas nos tecidos. Também é importante ficar atenta às condições da pele. “Se houver qualquer tipo de lesão (herpes, arranhões, feriadas e lesões abertas) ou alguma patologia não tratada, a automassagem deve ser evitada”, diz.

Em que partes do corpo devo fazer a automassagem?

A profissional explica que os efeitos são melhores quando a massagem é feita em grupos musculares grandes, como abdome e coxas. A dica é utilizar movimentos circulares suaves e macios.

Na região dos cotovelos e joelhos, ela recomenda movimentos circulares com hidratantes e emolientes. Na região da planta dos pés, use o polegar, fazendo pressões circulares em toda as bordas.

Vídeo: automassagem para aliviar as tensões do dia a dia

Os resultados são diferentes para cada pessoa. Há pessoas que não sabem se automassagear ou não têm habilidade para isso. Nesses casos, o ideal é procurar uma clínica, com um profissional especializado.

Assuntos: Corpo, Massagem

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