48 receitas de espaguete de dar água na boca

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Apesar do macarrão ainda possuir origem incerta, as populares massas conhecidas como italianas são presença frequente no cardápio dos brasileiros. Disponível em diversas versões, uma das opções mais consumidas é o espaguete, palavra derivada do italiano spago, significando barbante, um macarrão com formato cilíndrico.

Simples e fácil de preparar, o espaguete fica pronto em poucos minutos, podendo ser acompanhado de molhos variados, legumes, proteínas e pode até ser preparado com vinagretes e sopas, basta soltar a criatividade. Confira a seguir uma seleção de receitas variadas com esta versão queridinha de macarrão e inspire-se:

Receitas de espaguete sem carne

Foto: Reprodução / Gatrolândia

1. Espaguete com molho de queijo: simples e fácil de preparar, aqui o espaguete é acompanhado com um molho simples de queijo preparado com creme de ricota, leite e queijo parmesão. O sabor extra fica por conta da cebola refogada na manteiga.

2. Espaguete com molho Alfredo: este molho é uma espécie de molho branco, porém recebe o queijo parmesão ralado para garantir maior cremosidade. Para um prato mais leve, o truque é substituir o creme de leite pela água do cozimento do próprio espaguete.

3. Espaguete com verduras: opção saudável e rica em nutrientes, aqui o macarrão é acompanhado por abobrinha, berinjela, espinafre, brócolis e cenoura refogados em azeite de oliva e sal. A dica é adicionar sal grosso na água do macarrão, para ressaltar o sabor do prato.

Leia também: 61 receitas de macarrão para quem adora praticidade e muito sabor

4. Espaguete com brócolis e tomate seco: aqui os brócolis são a base para preparar o molho. Refogado com alho e cebola, este ainda ganha a companhia do creme de leite para garantir cremosidade. Solução prática e acessível para um almoço de domingo.

5. Espaguete com Ratatouille: aqui o tradicional prato italiano ganha nova função: acompanhar o espaguete. Preparado no forno, leva em sua receita legumes como berinjela, abobrinha, pimentões, tomate e manjericão.

6. Espaguete com molho de limão com iogurte: para deixar o prato mais leve, a autora substituiu o tradicional creme de leite por iogurte grego no preparo do molho. O limão siciliano garante o sabor especial, e o tomate cereja e manjericão trazem mais cor ao prato.

7. Espaguete baiano: preparada em apenas uma panela, esta receita tem tudo para agradar os amantes da Bahia, utilizando desde o azeite de dendê, leite de coco, pimentão, queijo coalho e tomates cerejas. Uma explosão de sabores!

8. Espaguete com abobrinha e cenoura: contando com a proteína do ovo e os nutrientes e vitaminas da abobrinha e da cenoura, este prato é uma opção equilibrada para uma refeição. De preparo simples, se torna uma boa alternativa para a correria do dia a dia.

Leia também: 38 receitas de salada de macarrão perfeitas para servir nos dias quentes

9. Espaguete com molho fungi: o cogumelo é uma ótima fonte de proteína, e é exatamente o destaque desta receita. Para este prato, a opção escolhida é o funghi secchi, versão desidratada fácil de preparar.

10. Espaguete com molho vermelho e ervilhas secas: nesta versão, o molho vermelho é acompanhado por ervilhas frescas, opção mais saborosa do que sua versão enlatada. Para finalizar o prato, basta salpicar queijo parmesão ralado, garantindo cor e sabor para a receita.

11. Espaguete ao gorgonzola: queijo de aroma e sabor inconfundível, aqui ele é utilizado para preparar um saboroso molho elaborado com creme de leite, azeite, manteiga, alho, pimenta do reino, sal e parmesão ralado.

Receitas de espaguete com carne

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

12. Espaguete à bolonhesa: versão tradicional deste prato italiano, aqui o molho à bolonhesa utiliza cenoura, aipo, carne moída, vinho branco, bacon e até leite. Surpreenda-se com esta riqueza de sabores.

13. Espaguete com molho de queijo e tiras de filé: como proteína, é possível utilizar tiras de alcatra ou filé mignon. Já a cremosidade do molho é garantida pelo queijo parmesão, gorgonzola, leite desnatado, farinha de trigo e manteiga.

Leia também: Macarrão de panela de pressão: é rapidinho e fica delicioso

14. Espaguete com bacon e abobrinha: o sabor suave da abobrinha é complementado pelo uso do bacon como ingrediente destaque. Aqui a abobrinha é ralada e refogada com outros temperos para ficar mais saborosa.

15. Espaguete ao ragu de pastrami: nesta versão, o pastrami é a estrela do prato. Este ingrediente é uma carne bovina curada e bem temperada, garantindo sabor marcante para qualquer receita. Para um prato ainda mais saboroso, vale investir tempo para preparar um molho de tomate caseiro.

16 Espaguete com salsicha: mais simples, impossível. Preparado com apenas quatro ingredientes, a dica para deixar o prato mais elaborado é espetar o macarrão cru na salsicha, cozinhando os dois ingredientes juntos.

17. Espaguete à carbonara com bacon: o truque para garantir cremosidade ao prato é utilizar medidas generosas de queijo pecorino ralado, quatro ovos e cinco gemas. A panceta ou bacon garante o sabor marcante, e o sal e pimenta temperam a mistura.

18. Espaguete com almondegas: as almondegas podem ser preparadas com carne de boi ou porco, variando o seu sabor marcante. A farinha de rosca é o ingrediente ideal para ajudar a agregar a mistura, e o molho de tomate deixa o prato ainda mais saboroso.

19. Espaguete com polvo ao vinho tinto: o segredo para preparar um polvo bem macio, sem aquele aspecto borrachudo é adicionar sal somente após o término de seu cozimento. O molho feito de tomates pelados e vinho tinto harmoniza bem com este irreverente ingrediente.

20. Espaguete com anchovas: opção prática, pode utilizar anchovas enlatadas para facilitar seu preparo. Para o molho, ingredientes como pimenta vermelha, alcaparras, tomate pelado e azeitonas pretas incrementam o sabor.

21. Espaguete napolitano com ragu de polvo e tomates cereja: preparado com poucos ingredientes, o sabor especial se dá pelo uso do polvo, vinho branco, tomates, salsa, pimenta do reino, sal e alho.

22. Espaguete oriental: receita que remete ao tradicional prato asiático conhecido como yakisoba, aqui o macarrão utilizado é o espaguete. É possível prepará-lo com os legumes que estiverem na geladeira, além de uma proteína. Seu molho com amido de milho e molho de soja garantem o sabor tradicional.

Receitas de espaguete alho e óleo

Foto: Reprodução / Malas e Panelas

23. Espaguete alho e óleo: uma das versões mais rápidas e práticas de se preparar, o tradicional espaguete ao alho e óleo leva apenas azeite, alho triturado, sal, pimenta do reino e salsinha. Mais fácil, impossível!

24. Espaguete alho e óleo com amêndoas: as amêndoas adicionam uma boa dose de proteína ao prato, além de gorduras boas para o organismo. Aqui o molho possui a cremosidade garantida pelo uso do creme de leite, parmesão ralado e da água do cozimento do macarrão.

25. Espaguete alho e óleo risotado: o nome deste macarrão é derivado da sua forma de preparado. Aqui macarrão é cozido no próprio molho, devendo adicionar água em pequenas quantidades, garantindo que a massa libere amido e o prato fique cremoso.

26. Espaguete alho e óleo com nozes e pimenta: outra receita utilizando oleaginosas em vez de proteínas animais, aqui o macarrão alho e óleo ainda ganha a companhia da dedo-de-moça fatiada, adicionando cor e picância ao prato.

27. Espaguete alho e óleo com bacon: mais uma versão com poucos ingredientes e rápido preparo, nesta versão o bacon adiciona sabor ao prato, juntamente com os tomates picados e demais temperos.

28. Espaguete alho e óleo picante: para incrementar o sabor deste tradicional prato, aqui a massa ganha a companhia de pimenta dedo-de-moça cortada em tiras pequenas e sem sementes. Para um visual ainda mais belo, corte o parmesão em lascas.

29. Espaguete alho e óleo com iscas de berinjela: para garantir mais sabor às berinjelas, leve-as ao forno cortadas em palitos grossos com sal, pimenta, páprica picante, alho em pó e alho vegetal. Depois de assadas, basta adicionar as berinjelas ao molho de alho e óleo e degustar um saboroso prato.

Receitas de espaguete com camarão

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

30. Espaguete com camarão, abobrinha e tomate: elaborada com vinho branco, esta receita garante muito sabor ao utilizar camarões, tomate cereja, abobrinha cortada em fatias finas e temperos variados.

31. Espaguete com camarões e vegetais assados: opção com visual de dar água na boca, este prato leva cenouras coloridas e aspargos assados no forno. Para um molho saboroso, camarões dourados em azeite quente e polpa de tomate fresco.

32. Espaguete ao molho de camarão: feito com poucos ingredientes, este prato utiliza camarões limpos congelados para acelerar seu preparo. O molho é feito com tomates pelados, além de ser temperado com sal, cheiro verde, manjericão, pimenta e manteiga.

33. Espaguete com camarão estilo Tailandês: inspirado na culinária tailandesa, este prato usa e abusa de temperos marcantes e muita cor. Dentre os ingredientes utilizados, destaque para o curry, coentro, gengibre e pimenta dedo-de-moça.

34. Espaguete com camarão ao molho de limão: com rendimento para quatro pessoas, esta receita destaca-se pelo uso dos limões sicilianos, alho-poró, caldo de legumes, camarões, creme de leite e parmesão ralado em seu preparo.

35. Espaguete negro com molho de tomate e camarão: opção conhecida como nero di seppia, este espaguete possui tom escuro devido à tinta de lula presente em sua massa. Para manter o requinte do prato, molho de tomate com pimentão e camarões dourados no azeite.

36. Espaguete negro com camarão, tomate e queijo: outra versão utilizando o mesmo tipo de massa, aqui os camarões foram cozidos no vinho branco seco, garantindo ainda mais sabor ao prato. Para um molho mais cremoso, burrata e creme de leite.

37Espaguete negro com camarões salteados: mais uma opção de prato requintada para servir com camarões ao vinho branco e massa negra, esta receita ainda utiliza suco de limão para incrementar o sabor.

38. Espaguete integral com camarão e lula: aqui o camarão recebe a companhia de anéis de lula. Para o molho, ingrediente como gengibre em pó, limão taiti e pimenta dedo-de-moça garantem um sabor todos especial para o prato.

Receitas diferentes de espaguete

Foto: Reprodução / Panelaterapia

39. Espaguete de abobrinha ao alho e óleo: apesar de não utilizar a tradicional massa, esta receita é uma alternativa mais saudável ao macarrão. Aqui a abobrinha ganha formato simulando a massa, ficando saborosa ao ser preparada com alho, óleo e tomates em cubos.

40. Espaguete de abobrinha com bacon: outra versão utilizando o vegetal inspirada na tradicional massa, para fazer este prato, basta utilizar um ralador ou descascador de legumes com formato especial.

41. Espaguete de abobrinha com molho de tomate: o molho rústico preparado com tomates pelados, manjericão, orégano fresco, alho, cebola e azeite garantem muito sabor para este prato low carb.

42. Espaguete de abobrinha à bolonhesa: mais uma opção para substituir a massa feita com farinha de trigo, aqui a abobrinha é acompanhada por molho de tomate, carne moída e carne de linguiça sem pele, além de temperos variados.

43. Espaguete de abobrinha e camarão: ao utilizar o macarrão feito de abobrinha, o camarão ganha ainda mais destaque. Para um molho mais saboroso, basta utilizar vinho branco e suco de limão, incrementando o prato.

44. Espaguete de abobrinha com tomatinho: quem deseja uma versão vegana, basta substituir o queijo ralado pela castanha de caju ralada. O manjericão seco e a pimenta dedo-de-moça adicionam mais aroma e sabor à mistura.

45. Espaguete de cenoura simples: utilizando o mesmo princípio do espaguete de abobrinha, é possível cortar a cenoura no formato semelhante à massa feita de trigo. Assim o prato torna-se low carb, porém ainda garante saciedade e muito sabor.

46. Espaguete de cenoura com pesto de rama: prato de valor acessível, aqui o molho utilizado para adicionar sabor ao espaguete de cenoura é a rama do próprio vegetal. A partir dela é possível elaborar um molho pesto rico em sabor e com uma cor linda.

47. Espaguete de legumes: uma ótima opção de entrada, este espaguete de legumes leva cenoura e abobrinha em seu preparo. Refogados em azeite, sal, pimenta e alho dourado, ainda leva pimentão amarelo para enriquecer seu sabor.

48. Espaguete de palmito pupunha: podendo ser comprado já cortado, ou fatiado utilizando um mandoline, o palmito pupunha possui textura macia, fácil de ser trabalhado. Aqui ele é servido com tomate cereja e temperos para garantir um prato rico em sabores.

No meio de tanta opção deliciosa fica até difícil decidir qual a receita de macarrão mais saborosa. Que tal testar cada uma delas e escolher a sua favorita? Libere o cozinheiro que há em você e mãos à massa!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web