25 receitas de esfiha que vão te fazer salivar

Aberta ou fechada, conheça várias ideias e delicie-se!

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Dentre as comidas de origem árabe, a esfiha (ou esfirra) é mais uma opção que caiu no gosto dos brasileiros. Com preparo rápido e prático, este salgado possui origem na região do Líbano e combina, tradicionalmente, um pão chato com cobertura de carne e cebola.

Servida originalmente como um salgado aberto, foi difundida através dos países do ocidente, atingindo outras partes de mundo. Chegou ao nosso país por volta do século XIX, adaptando-se e ganhando novos recheios, além da opção de ser assada fechada, em formato de triângulo. Confira a seguir receitas variadas de esfihas de dar água na boca:

Receitas de esfiha aberta

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

1. Esfiha aberta de carne: versão mais tradicional deste salgado, leva carne moída como cobertura. Para garantir ainda mais sabor, a carne é acompanhada de cebola, tomate picado, suco de limão, sal e pimenta.

2. Esfiha aberta de carne com um toque de canela: aqui, o diferencial fica por conta do uso da canela como tempero da carne, especiaria muito utilizada nos países da região de sua origem. A receita rende cerca de trinta e cinco esfihas e você pode congelar as que não for comer.

3. Esfiha aberta de queijo: alternativa ainda mais fácil e prática para cobrir e dar sabor às esfihas. Escolha seu queijo favorito ou faça uma mistura de vários tipos. Aqui a autora mesclou queijo gorgonzola, creme de ricota e mussarela.

Leia também: 70 deliciosas receitas de salgados para sua festa arrasar

4. Esfiha aberta de queijo com creme de leite: esta receita simula o sabor das esfihas da rede mais famosa do Brasil. Contando com um sabor adocicado na massa, ainda leva fubá para polvilhar e auxiliar no momento de abrir os pequenos discos. Como cobertura, queijo minas frescal, creme de leite e temperos.

5. Esfiha aberta folhada de queijo: que tal incrementar o visual e o sabor do salgado? Aqui a tradicional massa que se assemelha a um pão é substituída pela opção folhada, comprada pronta. A ricota temperada é a sugestão de cobertura.

6. Esfiha aberta de queijo e espinafre: uma variação do recheio original, mistura a cremosidade do queijo com o sabor marcante do espinafre. O queijo utilizado pode ser a versão branca ou a ricota despedaçada, e o espinafre deve ser refogado em uma panela com alho e um fio de óleo.

Foto: Reprodução / Reino Veggie

7. Esfiha aberta de espinafre com pimenta calabresa: opção vegana, dispensa o uso do queijo em sua cobertura. O espinafre ganha mais sabor ao ser refogado com alho e cebola, e a massa possui maciez conferida pelo uso do fermento biológico fresco.

8. Esfiha aberta vegana de couve-flor ou espinafre: um tutorial que oferece duas versões diferentes para a cobertura. Com opções ideais para veganos, vegetarianos ou para quem deseja reduzir o consumo de carnes, aqui a couve-flor e o espinafre são os destaques do prato.

Leia também: 35 receitas de coxinha para fazer e morrer de amores

9. Esfiha aberta de frango: versão mais leve do que a cobertura elaborada com carne vermelha, o peito de frango deve ser cozido previamente em panela de pressão e desfiado e ser temperado de acordo com seu gosto pessoal. Fica uma delícia!

10. Esfiha aberta de frango com catupiry: apresentando duas variações de cobertura, este passo a passo demonstra facilmente como preparar as esfihas. Aqui, um dos recheios favoritos do brasileiro é a opção escolhida: frango com catupiry.

11. Esfiha aberta de frango com batata doce: alternativa ideal para quem está em processo de reeducação alimentar ou para praticantes de exercícios, nesta versão a batata doce é utilizada como base da massa, enquanto o frango desfiado e temperado é usado como recheio.

12. Esfiha aberta de chocolate: quem adora versões doces deste aperitivo vai amar esta opção. Como a massa possui sabor neutro, a cobertura doce é elaborada com uma mistura de chocolate ao leite e creme de leite, podendo ainda contar com morangos picados ou confeitos para sua decoração.

Receitas de esfiha fechada

Foto: iStock

13. Esfiha fechada tradicional de carne: para esta versão fechada, o tradicional recheio de carne moída foi o escolhido. Cebola, tomate, alho, sal, pimenta síria e azeitonas completam o sabor da carne.

Leia também: 20 receitas de kafta para apreciar a culinária árabe e incrementar o churrasco

14. Esfiha fechada de carne com tomate: esta receita utiliza o tomate para acompanhar a carne moída. Com rendimento generoso, é possível fazer até 60 esfihas com as medidas desta receita. Vale congelar o salgado depois de pronto e, para descongelar, basta levar ao micro-ondas por 1 a 2 minutos.

15. Esfiha fechada de frango com páprica defumada: outra opção com alto rendimento – cerca de 40 unidades. O peito de frango cozido e desfiado tem seu sabor enriquecido pelo uso da páprica defumada. Com sabor e aroma marcantes, esse tempero garante o toque especial da receita.

16. Esfiha fechada sem glúten, sem leite e sem ovos: alternativa ideal para celíacos, intolerantes ou alérgicos. Nesta versão, a farinha de trigo é substituída por uma mistura de farinha de arroz integral, polvilho doce e goma xantana. Além disso, o uso da chia na mistura adiciona mais valor nutricional à massa.

17. Esfiha fechada vegana de berinjela: outra sugestão para quem não consome alimentos de origem animal ou deseja reduzir o consumo da carne, o recheio dessa versão é feito com berinjela, pimentão, molho de tomate caseiro, azeitona verde e temperos.

18. Esfiha fechada vegana de proteína de soja ou brócolis com tofupiry: engana-se quem pensa que somente os recheios que utilizam proteína animal é que fazem sucesso. Esta receita prova justamente o contrário. Contando com duas opções de recheios veganos, essa esfiha é rica em proteínas e em sabor!

Leia também: Conheça temperos diferentes e saiba como utilizá-los nas suas receitas

19. Esfiha fechada de proteína de soja, pimentão e alho poró: mais uma versão que não utiliza ovos ou carnes. Na massa, o óleo cumpre o papel do ovo, garantindo maciez e liga. Já o recheio, leva proteína de soja, opção de fácil acesso para substituir o uso de carnes na alimentação.

Foto: Reprodução / Mosaico de Receitas

20. Esfiha fechada de calabresa: uma das opções mais fáceis e práticas de recheio, após a elaboração da tradicional massa, basta colocar em um processador a calabresa, tomate sem semente, cebola, queijo, pimenta e orégano, e triturar os ingredientes.

21. Esfiha fechada bolinha de carne: fugindo do tradicional formato em triangulo, aqui as esfihas ganham visual de bolinhas, porém contando com a tradicional massa e o recheio de carne feito com alho, cebola, cheiro-verde, caldo de carne e pimenta.

22. Esfiha fechada integral de frango com brócolis: esta receita mescla o uso de farinha de trigo branca e integral no preparo da massa, enriquecendo nutricionalmente esta mistura. Para um recheio repleto de sabor e cremosidade, o frango desfiado ganha a companhia do brócolis, do requeijão cremoso e de alguns temperos.

23. Esfiha fechada integral de escarola, bacon e catupiry: ideal para quem adora um recheio de sabor marcante, esta receita utiliza escarola escaldada em água fervente, bacon refogado na sua própria gordura, alho, cebola e catupiry. Tem como resistir?

24. Esfiha fechada de massa folhada: opção de esfiha fechada que utiliza em seu preparo massa folhada artesanal. Depois de prepará-la, basta escolher o seu recheio favorito e degustar uma esfiha com textura diferenciada. E você também pode usar a massa para fazer outras receitas.

25. Esfiha fechada de atum com cream cheese: ideal para quem deseja saborear em salgado em tempo recorde, este recheio necessita de poucos passos. É só abrir a lata de atum, escorrer seu líquido e rechear a massa junto com o cream cheese. Mais fácil, impossível!

Opção de salgado ideal para se degustar em uma festa ou quando bate aquela vontade de comer algo diferente, este prato típico garante uma grande diversidade de recheios. Seja em sua versão aberta ou fechada, a esfiha é um prato prático e fácil, além de muito saboroso. Escolha sua versão favorita e mãos à massa!

Assuntos: Alimentação

Para você