16 escondidinhos de frango para uma refeição prática e cheia de sabor

Com batata, batata-doce ou mandioca... São muitas as possibilidades para se preparar este prato gostoso e completo

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Sem medida

Tudo começou, provavelmente, no nordeste, com o famoso escondidinho de carne seca, que foi, aos poucos, conquistando todo o Brasil. Consiste tradicionalmente em camadas de purê de mandioca com carne seca desfiada ao meio e queijo gratinado por cima.

O tipo de montagem do prato agradou bastante e deu espaço às mais variadas combinações de ingredientes! Foi assim, ao que tudo indica, que nasceu o escondidinho de frango, entre outras versões (escondidinho de palmito, de carne, de camarão e muito mais).

Feito com purê de mandioca, de abóbora, de batata ou batata-doce, por exemplo, o escondidinho de frango destaca-se por ser um prato completo, que pode muito bem ser servido simplesmente com uma saladinha de folhas. Rende bastante e ainda é econômico.

Mas, certamente, o principal ponto positivo do escondidinho de frango é poder ser feito de inúmeras formas, com poucos ou muitos ingredientes, reaproveitando o que já se tem em casa ou usando a criatividade! Inspire-se com as receitas abaixo:

Escondidinhos tradicionais

Foto: Reprodução / Fotografando à mesa

1. Escondidinho de frango com purê de batata: uma receita excelente para quem quer deixar um prato pronto com antecedência e no dia só gratinar. Boa dica para o almoço de fim de semana, por exemplo. Além de prático, é um prato que, acompanhado de salada, já garante uma refeição completa e balanceada.

Leia também: 23 receitas com batata doce para bombar seu cardápio

2. Escondidinho de frango cremoso com batata: para fazer este prato delicioso, você usará apenas batatas, manteiga, creme de leite, proteína de soja,frango picado, extrato de tomate, cream cheese, cebola, parmesão, água, sal e pimenta-do-reino.

3. Escondidinho de frango de micro-ondas: de preparo superfácil, você usará apenas batatas, frango, manteiga, leite, cebola, alho, salsinha, cebolinha, parmesão, pimenta-do-reino e requeijão cremoso.

4. Escondidinho de frango com batata e azeitonas: além de ficar saboroso, agrada a muitos paladares! Isso sem falar que receitas com batatas são sempre bem-vindas! Para acompanhar, a dica é arroz com brócolis.

5. Escondidinho de frango com batata, palmito e cenoura: para uma refeição completa e saborosa! Além dos ingredientes principais, você usará óleo, alho, tomate, manteiga, farinha de trigo, curry, sal, pimenta e queijo parmesão.

6. Escondidinho de frango com batata baroa e requeijão: uma receita que acompanha bem saladas e que é uma “mão na roda” ter no freezer, em porções menores ou individuais, já que é perfeita pra um almoço rápido ou jantar quando a fome é grande e o tempo é curto.

Leia também: 25 receitas de arroz de forno para você experimentar

7. Escondidinho de frango com batata baroa e parmesão: receita feita à base de frango desfiado bem temperadinho com alho, cebola e com um pouco de extrato de tomate e caldo para ficar bem molhadinho, coberto com um purê de batata baroa cremoso. Aquele tipo de prato que encanta a todos!

8. Escondidinho de frango com batata-doce: comida saudável e gostosa. A combinação do frango com a batata-doce é uma das mais queridinhas no mundo fitness, tanto por questões nutricionais quanto pelo sabor! Boa pedida para quando se quer comer bem, mas sem escapar da dieta.

Escondidinhos elaborados

Foto: Reprodução / Fru-fruta

9. Escondidinho de strogonoff de frango: uma maneira diferente de comer strogonoff, que fica coberto com um delicioso purê de batatas. Depois, bastante queijo parmesão ralado, para finalizar com tudo!

10. Escondidinho de frango caipira com angu: receita que é a cara de Minas. Combina angu de fubá de milho, frango caipira e ora-pro-nobis (pode ser usada em brotos ou fatiada). A dica é fazer em cumbucas individuais (certifique-se de que são resistentes ao fogo).

11. Escondidinho de frango com catupiry e mandioca: um prato completo e saboroso. Além dos ingredientes principais, você usará manteiga, creme de leite, mussarela, noz-moscada, pimenta-do-reino, sal, cenoura, cebola, tomate, alho, milho, parmesão e cheiro-verde.

Leia também: 30 receitas práticas com carne moída para acrescentar ao seu menu

12. Escondidinho de frango com purê de couve-flor: um prato que rende bastante. Você usará peito de frango desfiado, molho de tomate, salsinha, couve-flor, leite, açafrão, sal, pimenta, azeite e parmesão.

13. Escondidinho de frango diferente: ideal para quando se quer uma comidinha caseira, mas também não quer perder muito tempo na cozinha. Você vai precisar de peito de frango desfiado, cebola, azeite, cenoura, champignon, extrato de tomate e sal.

14. Escondidinho de frango fake: uma receita leve, mas não menos gostosa. Você usará, basicamente, alho, cebola, peito de frango, limão, pimenta-do-reino, creme de ricota light, requeijão light e parmesão.

15. Escondidinho de frango sem lactose: você usará batata salsa (mandioquinha ou batata baroa), frango desfiado, tomate, cebola, tempero verde a gosto, sal marinho, azeite e gema para pincelar. Se gostar de algum queijo sem lactose, pode adicionar também para dar um sabor a mais ao prato.

16. Escondidinho de frango funcional: uma receita prática, você só vai precisar de alguns ingredientes prontos na geladeira ou freezer, um liquidificador ou processador e seu escondidinho funcional com abóbora e biomassa de banana estará pronto!

Leia também: 23 receitas de escondidinho de carne seca para todos os gostos

Um prato prático, completo e saboroso… Não é por acaso que o escondidinho de frango faz o maior sucesso na mesa dos brasileiros!

Dicas pela Web