14 receitas de escondidinho de carne moída que merecem um troféu

Seja acompanhado de purê de batatas, de mandioca ou de qualquer outro legume, este prato é escolha certa para arrasar no cardápio

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

Prato popular no nordeste brasileiro, o escondidinho tem como sua receita original a versão que utiliza a carne seca em seu preparo. Com origem provável na região de Pernambuco, consiste em camadas de purê de mandioca recheadas com carne seca desfiada e cobertas por queijo gratinado.

Sua praticidade e sabor garantiu novas versões do prato, incluindo a opção com recheio de frango, carne vermelha, palmito, atum e até camarão. Presença constante nos almoços em família, esta versátil refeição permite ainda ser congelada, acelerando o seu processo de preparo.

Mantendo a montagem tradicional onde duas camadas tradicionais de purê intercalam-se com um recheio, além da variedade desta, ainda é possível optar por tubérculos diferentes para preparar sua base, incluindo a clássica mandioca, batata, abóbora, mandioquinha salsa e até batata doce, todas com muito sabor.

Quanto ao recheio, dentre as opções mais eleitas e fáceis está a preparada com carne moída, acompanhada do purê de batata e abusando do uso de temperos, legumes e acompanhamentos para deixar o prato ainda mais saboroso. Confira a seguir uma deliciosa seleção de receitas que utilizam este recheio e inspire-se:

Escondidinhos com purê de batata

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

1. Escondidinho de carne moída com batata: o purê foi preparado com batatas cozidas e amassadas, manteiga e leite. Já o recheio baseia-se em carne moída refogada com cebola, alho, cheiro verde, pimentão vermelho, pimenta do reino e azeitona. Simples e fácil de preparar, fica pronto em cerca de 25 minutos.

Leia também: 16 escondidinhos de frango para uma refeição prática e cheia de sabor

2. Escondidinho de carne moída com batata, azeitonas e queijo ralado: para um recheio mais cremoso, adicione extrato de tomate à carne moída, garantindo uma textura mais grossa. Para um purê mais leve, o segredo é adicionar fermento de bolo. As azeitonas garantem um sabor mais marcante e o queijo relado confere aquela casquinha saborosa ao ser gratinado no forno.

3. Escondidinho de carne moída com batatas e legumes: aqui, para garantir um recheio mais cremoso, apenas uma colher de molho de tomate foi adicionada. A cenoura e a vagem garantem a variedade nutricional, além de trazerem maciez ao serem combinadas com a carne.

4. Escondidinho de carne moída com batata e creme de queijo: para um recheio mais saboroso, um toque de mostarda. Para um purê com sabor sem igual, pitadas de noz moscada. Os amantes de pratos cremosos irão adorar esta versão! Além do recheio, as camadas de purê ganham creme de queijo entre elas, deixando o prato ainda mais irresistível.

5. Escondidinho de carne moída com batata, mussarela e parmesão: aqui o foco está no preparo do purê, o qual ganha cremosidade com o uso do cream cheese, do leite e da manteiga. O queijo mussarela entra no momento da montagem, acima da carne moída e antes de cobri-la com mais uma camada de purê. Para finalizar, queijo parmesão e mussarela e 30 minutos de forno.

6. Escondidinho de carne moída com batata e milho: adicionando textura, cor e sabor à esta versão, o milho verde foi refogado junto à carne moída. Para um purê mais macio e cremoso, adicione uma colher de sopa de requeijão, além do leite e da manteiga. Este toque fará a diferença e você receberá muito elogios pelo prato.

Leia também: 23 receitas de escondidinho de carne seca para todos os gostos

7. Escondidinho de carne moída com batata e cenoura: o purê desta receita é especial, pois além de utilizar a tradicional batata, ainda lança mão da cenoura para uma textura, cor e sabor sem igual. Buscando um recheio diferenciado, utilize milho verde, ervilhas, vinho branco, pimentão vermelho e a carne moída.

8. Escondidinho de carne moída bem temperadinho: como o destaque do prato é o recheio, a autora utilizou a carne moída, tomates sem sementes picados, azeitonas pretas, creme de leite, mussarela e temperos como alho, cebola, cheiro verde, caldo de carne, colorau, pimenta do reino e cominho à gosto.

Escondidinhos com purês diferentes

Foto: Reprodução / Figos & Funghis

9. Escondidinho de carne moída com mandioca: outra versão de sabor inigualável. Nessa receita, optou-se pelo tradicional purê de mandioca no momento de seu preparo. Para garantir que este fique bem macio, cozinhe as mandiocas em uma panela de pressão por cerca de 40 minutos em fogo alto e adicione leite e manteiga.

10. Escondidinho falso de carne moída com mandioca: o nome desta receita é “falso escondidinho” devido a sua montagem ser diferente do tradicional, mas ainda inspirada pelo mesmo. Para fazê-lo, adicione uma camada de carne moída refogada com tomates pelados e temperos no fundo do recipiente e cubra-a com o purê de mandioca. Se desejar conferir beleza ao prato, adicione um ramo de alecrim.

11. Escondidinho de carne moída com purê de abóbora e legumes: aqui a carne moída foi refogada com temperos e legumes como ervilhas, milho verde, cenoura e abóboras em cubos. O diferencial está no purê, o qual foi preparado com abóbora cortada em cubos, cozida e amassada, sal e cream cheese.

Leia também: 30 receitas práticas com carne moída para acrescentar ao seu menu

12. Escondidinho de carne moída com purê de cenoura e abóbora: versão que conta com baixas calorias, nesta receita o purê foi preparado com cenoura e abóbora japonesa. Para garantir o efeito de queijo gratinado, porém sem adicionar calorias ao prato, opte por utilizar queijo branco cortado em cubos.

13. Escondidinho de carne moída low carb: opção ideal para quem segue uma dieta low carb ou ainda para quem procura uma refeição saudável e cheia de sabor, aqui o purê não é feito com um tubérculo, mas sim com couve-flor, a qual, juntamente com o leite de coco, resulta em uma inusitada, porém não menos saborosa, versão deste tradicional prato.

14. Escondidinho de carne moída com purê de abóbora e shoyu: para um recheio ainda mais gostoso, a autora adicionou duas colheres de sopa de shoyu. Além deste truque, o purê preparado com abóbora japonesa ganhou queijo parmesão em seu preparo, conferindo mais sabor e textura ao mesmo.

Prato saboroso, garante um refeição completa, podendo ser acompanhado de arroz branco ou salada. Seja em sua versão tradicional com purê de mandiocas, fazendo dupla com a opção preparada com batatas ou ainda inovando e utilizando outros legumes em seu preparo, este prato traz praticidade e sabor a qualquer ocasião.

Leia também: 34 receitas incríveis com mandioca e os benefícios de se consumir essa raiz

Dicas pela Web
Comentários