Bem-estar

4 benefícios do escalda-pés e passo a passo para fazer em casa

iStock

Atualizado em 02.02.24

Há diversas formas de colocar em prática o autocuidado e, uma delas, é o escalda-pés. Essa técnica milenar, pode ser a sua aliada nos dias em que o corpo pede socorro. Se você quer saber quais os benefícios e como fazer um escalda-pés de milhões, fique com a gente até o fim dessa matéria.

O que é escalda-pés ?

Presente em nossa civilização há cerca de seis mil anos, o escalda-pés é uma técnica ancestral que visa promover o relaxamento do corpo e mente. A prática que consiste em imergir os pés em água morna, promete ser benéfica para a circulação sanguínea, desintoxicação do organismo e alívio de dores, isso porque, os pés possuem diversas terminações nervosas associadas a órgãos do corpo humano. Portanto, mesmo que o foco sejam os pés, a técnica reverbera ações positivas para o corpo todo.

Como fazer um escalda-pés?

Para fazer um escalda-pés é muito simples e você pode usar objetos que tem em casa. veja abaixo o passo a passo:

  1. Separe uma bacia: ela precisa ter um tamanho que acomode confortavelmente seus pés;
  2. Esquente a água: precisa ser uma quantidade de água que cubra sua canela em uma temperatura de 36º a 46º.
  3. Relaxe: mantenha seus pés imersos por até 20 minutos;
  4. Retire os pés da água: é aconselhado que esse processo seja feito enquanto a água ainda estiver morna;
  5. Finalização: seque os pés com uma toalha macia;
  6. Opcional: realize uma esfoliação e hidratação nos pés.

O passo a passo acima, te ensina a fazer um escalda-pés tradicional, porém, você pode incrementá-lo com outros ingredientes que possuem benefícios diversos. No próximo tópico você confere outras possibilidades e para quais resultados elas são mais indicadas.

O que usar na sua receita e para quê?

iStock

Publicidade

Sejam sais minerais, ervas ou óleos, o que não faltam são opções para montar o seu escalda-pés. Confira abaixo algumas indicações e seus benefícios para um relaxamento pleno:

  • Sal grosso: entre os mais utilizados no escalda-pés, o sal grosso auxilia na drenagem de líquidos, proporcionando uma diminuição de inchaço nos pés;
  • Bicarbonato de sódio: Se você está em busca de hidratação, esse ingrediente é o mais recomendado;
  • Pétalas de rosa: além de muito perfumadas, elas são indicadas para deixar os pés com um aspecto macio;
  • Camomila: com efeito calmante, a camomila é uma ótima opção para aliviar as dores da cólica menstrual;
  • Alecrim: esse ingrediente é perfeito para proporcionar relaxamento, auxiliando na diminuição do estresse e ansiedade;
  • Arruda: essa erva é ideal para quem busca uma melhora na circulação sanguínea;
  • Calêndula: com propriedade antisséptica, ela ajuda a combater a proliferação de bactérias;
  • Óleos essenciais: ajudam a prevenir a retenção de líquidos.

As formas de como preparar seu escalda-pés são infinitas e livres de regras. Você pode optar por utilizar apenas alguns desses ingredientes, ou juntar vários deles de uma vez só. O que podemos afirmar é: não faltam benefícios.

4 benefícios do escalda-pés

iStock

Vamos conhecer com mais detalhes todos os benefícios do escalda-pés? Continue a leitura!

  • Alivia a cólica: deixar os pés quentinhos é essencial para aliviar as dores da cólica, porque o frio do corpo começa pelo pé. Assim, o escalda-pés aquece os pés e é um excelente aliado no período menstrual.
  • Melhora o fluxo sanguíneo: o pé é a região do corpo que mais sofre com a má circulação. O problema pode se agravar após longos períodos na mesma posição. Ao aquecer os pés, o fluxo da circulação volta a ficar equilibrado.
  • Diminui o inchaço: por auxiliar a circulação sanguínea, o escalda-pés também ajuda na diminuição do inchaço. Se você trabalha por longos períodos em pé ou sentada, por exemplo, ele pode ser um grande aliado.
  • Alivia o estresse: além de todos os benefícios já citados, essa técnica também elimina o estresse causado pelo dia a dia, graças à sensação de relaxamento gerada pelo contato com a água quente, sendo potencializada se forem utilizadas outras substâncias também.

Como vimos, esse prática é excelente para melhorar a circulação sanguínea do corpo, além de aliviar as cólicas menstruais.

Cuidados e contraindicações

Apesar de ser uma técnica muito benéfica, mulheres grávidas, hipertensos, pessoas com trombose ou que tenham câncer com metástase não podem fazer o escalda-pés. De qualquer forma, é sempre recomendado conversar com um profissional para verificar se a prática é indicada para você ou não antes de realizá-la.

O que comprar comprar

É possível encontrar diversos produtos que facilitam ainda mais essa técnica e ajudam a realizar o escalda pés de forma mais prática e relaxante! Confira a seleção a seguir:

Sachet Escalda-Pés Granado
  • 5 sachets que suavizam a pele áspera e alivia o cansaço do dia
  • Proporciona relaxamento e sensação de leveza nos pés
  • Possui ativos vegetais, sem gordura animal
Sais De Banho Relaxante Capim Limão + Lavanda
  • Relaxamento e ativação da circulação sanguínea
  • Lavanda: calmante, relaxante, combate a insônia e equilibra as emoções.
  • Capim Limão: estimulante, cítrico, refrescante & revitalizante   
Escalda-pés Blend Lavanda
  • Contribui com a circulação das suas pernas e hidratação dos pés
  • Possui sal grosso rosa do Himalaia, camomila, anis estrelado, óleo essencial de lavanda, laranja desidratada, manteiga de cacau em pó e bicarbonato de sódio
  • Aproveite seu escalda-pés por, no mínimo, 15 minutos

Como vimos, o escalda-pés tem diversos benefícios, que vão desde o alívio da cólica até a melhora da circulação sanguínea. Gostou da dica de hoje? Então você vai adorar conhecer mais sobre o spa dos pés!

Alguns dos produtos sugeridos nesta página possuem links afiliados. O preço não muda para você e caso você efetue uma compra nós recebemos uma comissão pela indicação. Confira nossa política de transparência.

Meu amor pelas palavras é tão grande que ser redatora virou minha profissão. 25 anos, amante de gatos, livros, inverno e chá de camomila. Gosto de conversar sobre a vida, o universo e tudo mais.