Entenda a informação nutricional do rótulo dos alimentos

Saiba o que cada item do rótulo das embalagens significa

Escrito por Juliana Cazarine

Ao chegar ao mercado para fazer compras, as mulheres olham a embalagem dos alimentos, em geral, para saber se foi violada e se o produto está, aparentemente, em boas condições. Mas, será que somente essa verificação básica basta para saber se o produto é de qualidade e não fará mal à família? Não, não é o suficiente. Ao observar o rótulo de um produto, é importante atentar-se aos aspectos técnicos, como as informações nutricionais, por exemplo.

Os rótulos são elementos de comunicação entre o alimento e o consumidor. De acordo com norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que é o órgão responsável pela regulação da rotulagem dos alimentos, a rotulagem nutricional é obrigatória a fim de que o consumidor saiba o que vai comprar e possa escolher entre as opções mais adequadas ao seu estilo de vida.

“Ler as informações da embalagem, como a data de validade, por exemplo, é indispensável antes de levar o produto para a casa”, recomenda a nutricionista Fernanda Souza.

O Ministério da Saúde aponta que 70% das pessoas consultam os rótulos antes de finalizarem a compra. No entanto, mais da metade desses consumidores não compreende as informações. Você entende o conteúdo técnico das embalagens dos produtos? Confira as dicas e saiba como escolher melhor os seus alimentos.

O rótulo deve conter os seguintes itens:

  • Ingredientes – tudo o que foi utilizado na produção;
  • Origem – onde e por quem o produto foi fabricado;
  • Prazo de validade – período em que a empresa garante a qualidade do produto;
  • Conteúdo líquido – indica a quantidade total contida na embalagem;
  • Lote – número que faz parte do controle de produção da fábrica;

Entenda as informações nutricionais:

Porção – Estabelece uma quantidade média que o alimento deve ser consumido. Por exemplo, em um pacote de bolachas recheadas existe uma porção, essa é a quantidade considerada ideal para consumo a cada vez que a pessoa pegar o pacote.

Medida Caseira – Em geral, esse item indica a forma adotada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: 3 unidades, 2 xícaras, 1 copo, etc.

%VD – A sigla significa percentual de Valores Diários. O número indicado pelo %VD mostra a quantidade de energia e nutrientes apresentadas pelo produto em relação a uma dieta 2000 calorias. Cada nutriente tem valor diferente para calcular o VD, por isso, também é necessário colocar ao lado de cada um seus valores de referência.

Para ter a garantia de que irá atender suas necessidades nutricionais diárias e manter uma alimentação saudável, é importante que você conheça o significado de cada item da tabela nutricional e atente-se aos valores de referência dos produtos. Nada de ficar somando o valor de cada nutriente, explica a nutricionista. “Escolha produtos com baixo %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio, ou, então, produtos com alto %VD para as fibras alimentares.”

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web