Ensaio sensual: dicas, fotógrafos(as) e bons motivos para fazer

Escrito por

iStock

Você já deve ter se deparado com fotos de mulheres em um ensaio sensual. Também chamado de boudoir, esse tipo de trabalho tem ganhado cada vez mais popularidade e carrega em sua essência uma mensagem importante: a de que toda mulher tem uma beleza ímpar.

É interessante saber que um ensaio sensual não é sinônimo de fotos nuas. Algumas podem ser mais ousadas; outras, mais delicadas… Tudo varia muito dependendo da personalidade e preferências da cliente. Mas, de forma geral, o boudoir está relacionado a valorizar a sensualidade da mulher, conforme define a fotógrafa Gina Stocco, pioneira no Brasil em fotos sensuais de beleza. Tire abaixo todas as suas dúvidas sobre este tipo de ensaio.

4 motivos para fazer um ensaio boudoir

Investimento, timidez, insegurança em relação ao resultado das fotos, medo do que os outros vão pensar… Esses são os principais fatores que deixam as mulheres em dúvida sobre fazer ou não um ensaio sensual.

Porém, os bons motivos para se fazer um ensaio boudoir com certeza superam essas e outras inseguranças:

1. Resgatar ou aumentar a autoestima

Infelizmente, muitos motivos podem levar uma mulher a se sentir “menos bonita ou atraente” em determinadas fases de sua vida: mudanças naturais na aparência provenientes do passar dos anos, da gravidez, do ganho ou da perda de peso; a falta de tempo ou até de condições financeiras para se submeter a alguns cuidados de beleza que julgue interessantes; um parceiro ou parceira que não a elogia etc.

Porém, independentemente do motivo, essa falta de autoestima não pode ser alimentada pela mulher. Muito pelo contrário: é essencial resgatar o amor próprio, a aceitação do próprio corpo e de sua beleza de forma geral.

E apostar em um ensaio sensual é ótima estratégia para isso. Durante a sessão de fotos, a mulher já se sente especial, valorizada… E, depois, com as fotos em mãos, verá sua beleza evidenciada!

2. Desmitificar padrões de beleza

Especialmente em tempos de exposição nas redes sociais, fica enraizada na mente de muitas pessoas a ideia de que uma mulher só é bonita se estiver “em forma”, com a pele, as unhas e os cabelos impecáveis.

Aliás, essa “veneração” a mulheres aparentemente perfeitas – embora pareça estar hoje no seu auge – vem, na verdade, de anos, em uma sociedade que sempre teve como referência “mulheres capa de revista”.

Apostar em um ensaio sensual – independentemente se você é alta, baixa, gorda, magra, etc. – é, então, uma maneira de você (re)descobrir sua beleza e entender, de uma vez por todas, que ela não precisa/não deve seguir padrões impostos pela sociedade.

Vale lembrar que um ensaio sensual pode ser feito por qualquer mulher, em qualquer idade, inclusive por aquelas que se consideram tímidas ou acham que não estão “com o corpo legal”.

3. Presentear alguém

Fazer um ensaio sensual para, posteriormente, presentear o parceiro ou a parceira com as fotos é uma ideia. Isso pode ser feito em ocasiões especiais como, por exemplo, Dia dos Namorados, aniversário de namoro ou de casamento.

Presentear com as fotos do ensaio boudoir geralmente ajuda a apimentar a relação e faz com que o parceiro ou parceira olhe com (ainda) mais atenção à mulher.

Porém, é importante estar preparada para todo tipo de reação: às vezes, o(a) parceiro(a) pode não dar o mesmo valor que você deu ao trabalho e, em alguns casos, pode até não gostar da iniciativa.

Por isso, tenha a certeza de que estará fazendo o ensaio “para você mesma”, e não com o intuito primordial de “chamar a atenção” do(a) parceiro(a).

4. Despertar a sensualidade

Muitas mulheres não têm noção da sua sensualidade. Porém, com as fotos em mãos – frutos de um trabalho profissional –, verão sua sensualidade revelada. E perceberão que este conceito vai muito além do que um “corpo escultural”, mas que está, sobretudo, ligado à autoestima da pessoa.

Não há dúvidas de que fazer um ensaio boudoir é “investir em você”. Por isso, se tinha dúvidas sobre fazer ou não, esses motivos já devem ter te convencido de que vale muito a pena!

Como funciona um ensaio boudoir

Escolher um fotógrafo profissional competente e especialista neste tipo de ensaio é importantíssimo, pois isso significa que ele te orientará em todos os passos da sessão de fotos e, também, entregará um trabalho de qualidade.

Escolha da data e do horário: a definição da data e do horário é feita juntamente com o fotógrafo, levando em conta que um ensaio costuma durar em média quatro a cinco horas, de acordo com Gina. Então, é preciso se programar para “não ter pressa”.

Escolha do local: Gina destaca que, na maioria das vezes, o ensaio sensual é feito no estúdio do fotógrafo. “No meu caso, por exemplo, tenho vários ambientes, inclusive áreas externas, e todos os acessórios necessários”, comenta. Algumas clientes podem preferir fazer as fotos em outro local, como a própria casa ou um quarto de hotel/motel, e até mesmo em uma praia mais deserta, por exemplo.

Figurinos: a maioria dos fotógrafos possui lingeries e outras peças em seu estúdio para a realização do ensaio sensual. Porém, a cliente pode ficar à vontade para levar suas próprias escolhas. Mas, é sempre interessante discutir com o profissional o que é mais ou menos indicado para o trabalho (levando em conta que ele já tem experiência com esse tipo de foto).

Custo: o valor de um ensaio boudoir varia muito de acordo com o profissional escolhido e também com as particularidades de cada “plano”. Mas costuma ficar numa média de R$500 a R$4.000.

Uma preocupação comum entre as mulheres é em relação à timidez. A maioria acredita que ficará “travada” em frente à câmera. Porém, um bom profissional deixará a cliente à vontade, a orientará com sutileza e isso proporcionará ótimos resultados, com fotos bem planejadas, mas com aspecto natural.

Dicas para um ensaio sensual arrasador

Já está convencida a fazer um ensaio boudoir?! Anote essas dicas para garantir uma sessão de fotos ainda mais incrível:

Pesquise: procure por um bom profissional especialista em ensaios sensuais. Hoje, as redes sociais e a internet, em geral, ajudam muito nisso. Pegue também indicações com amigas, se possível.

Sinta-se à vontade: tenha em mente que boas fotos são fruto também da sua “disponibilidade” naquele momento. Não tenha vergonha, lembre-se que você estará ali posando para um profissional. E, se isso for fazer você se sentir mais à vontade, escolha uma fotógrafa.

Confie: após escolher um bom profissional, confie nele, vá “de coração aberto” para a sessão de fotos. Você pode dizer o que espera e o que não gosta, mas não fique “colocando regras”, dizendo “não” a tudo que te parecer um pouco diferente do que você imaginou… Acredite nas orientações que ele passar.

Converse: Gina destaca que, para deixar a cliente à vontade, é essencial conhecê-la. Por isso, é importante que você esteja disposta a este bate-papo… Que fale sobre o que gosta e o que não gosta, sobre o que espera das fotos, quais foram os principais pontos que a levaram a procurar o ensaio etc. Tudo isso fortalece a intimidade com o(a) profissional e possibilita uma sessão de fotos muito mais natural.

Não busque/espere resultados falsos: pense no ensaio sensual como um trabalho que valorizará sua própria beleza, o que é totalmente diferente de fotos manipuladas (por exemplo, com seios e bumbum maiores, cintura e braços mais finos etc.). Na hora de pesquisar o(a) fotógrafo(a), certifique-se de que ele(a) faz um trabalho sério e saberá como realçar seus pontos positivos sem partir para uma edição de mau gosto.

Entender realmente o que é um ensaio boudoir é muito importante na hora de procurar um bom profissional e se preparar para a sessão de fotos.

7 fotógrafos para seguir nas redes sociais

Seguir nas redes sociais alguns fotógrafos voltados para a fotografia sensual é uma ótima maneira de se inspirar, entender melhor como funciona e quais podem ser os resultados de um ensaio boudoir. Confira algumas sugestões de perfis no Instagram:

Gina Stocco

Danilo Lopes Fotógrafo

Danilo Lopes Fotógrafo

Tabata Hisismit

Tabata Hisismit

Kalinca Maki

Kasha Lee

Kasha Lee

Luciana Macedo

Yasmin Victorino

Esses são apenas alguns exemplos, pois existem vários fotógrafos e fotógrafas capacitadíssimos para fazer um lindo ensaio boudoir.

Depoimentos de quem fez

“Embora me achasse bonita, considerava não ter as características exigidas para um bom ensaio, isso é, levando em conta os corpos de modelos e atrizes que costumamos ver. Mas quando surgiu a oportunidade de fazer as fotos, quis arriscar, ainda que com vergonha de posar para uma fotógrafa… E me surpreendi com o resultado”, conta Beatriz Martins Danelon, 31 anos, arquiteta.

“Acho importante dizer que não devemos fazer o ensaio sensual pensando necessariamente em mostrar as fotos para os outros depois. É um presente para nós mesmas, uma recordação”, acrescenta Beatriz.

“Depois de casar, ter dois filhos, acabei descuidando um pouco da minha aparência. Em compensação, notava que meu marido nunca deixou de se cuidar, ia à academia, comprava sempre roupa nova. Isso, de certo forma, me incentivou a buscar alternativas para me sentir mais bonita novamente. Como tinha uma amiga fotógrafa, decidimos juntas que fazer o ensaio sensual seria ótimo para o meu momento”, relata Carla Rodrigues, 38 anos, advogada.

Um ensaio sensual é um convite muito especial a mulheres que precisam resgatar ou aumentar sua autoestima.

Mas, muito mais do que isso: é uma experiência a que todas as mulheres devem se submeter um dia, pois está intimamente ligada ao autoconhecimento, à autoaceitação e à verdadeira beleza de ser mulher! Inspire-se também com dicas e lindas fotos de ensaio gestante.