15 receitas de enroladinho de salsicha para um lanche diferente

Escrito por

iStock

Talvez por seu gostinho inigualável de infância, ou, quem sabe, por nos remeter ao delicioso sabor do cachorro-quente, uma coisa é fato: o enroladinho de salsicha é sempre um dos primeiros salgados a acabar quando é servido em festas!

Continua após o anúncio

Para quem, nessas situações, costuma ficar com vontade de ter comido um pouco mais, a boa notícia é que o enroladinho de salsicha não precisa ser servido só em ocasiões especiais. Na verdade, trata-se de um salgado muito fácil de fazer. E o legal é que ele pode ser facilmente adaptado em versões fritas, assadas e com diferentes massas. Confira algumas opções!

1. Enroladinho de salsicha

Nada de comprar uma massa pronta. Esta receita propõe fazer a massa do zero, preparando-a com farinha, óleo, sal, açúcar, água morna e fermento biológico. Depois de sová-la por 10 minutos, corte a massa em pequenos discos e embrulhe as salsichas cortadas ao meio com eles. Em seguida, é só levá-los ao forno pré-aquecido e está pronto! Veja a receita completa.

2. Enroladinho de salsicha simples

Mais uma opção para fazer a própria massa, esta receita dá preferência ao uso do leite morno em vez de água para fazer a mistura com farinha, óleo, sal, açúcar e fermento biológico. Outra sugestão é utilizar a salsicha viena, maior e mais saborosa, no lugar da salsicha hot dog. Vai lá conferir o passo a passo.

3. Enroladinho de salsicha tradicional

Um dos ingredientes da massa deste enroladinho é a manteiga, que ajuda a impedir a formação do glúten, garantindo uma textura mais macia. De resto, os ingredientes são os de uma massa tradicional, isto é, farinha, água, sal, açúcar, ovos e fermento biológico. Enrole as salsichas com ela e, depois, é só levar ao forno até dourar. Saiba as quantidades na receita.

4. Enroladinho de salsicha frito

Com uma massa semelhante à da coxinha – feita com leite, margarina e farinha na panela – esta receita faz o enroladinho com a salsicha inteira. Depois de cobri-las por completo, empane o enroladinho no leite e na farinha de rosca antes de fritar em óleo bem quente. Aí é só esperar até que ele fique douradinho.

Continua após o anúncio

5. Enroladinho de salsicha assado

Excelente opção para o lanche das crianças, esta receita aposta no uso da massa tradicional feita em casa para enrolar as salsichas. Apesar de fácil de fazer, o ideal é deixá-la descansar por cerca de 30 minutos após o preparo para que ela cresça e fique mais leve. O resultado é bonito e saboroso!

6. Enroladinho de salsicha no pão de forma

Bateu aquela vontade de comer enroladinho de salsicha, mas você não tem fermento biológico em casa? Caso tenha um pacote de pão de forma sem casca dando sopa, é só seguir esta receita. O truque está em amassá-lo bem com um rolo de macarrão antes de passar o enroladinho no ovo e na farinha para fritar. Uma delícia!

7. Enroladinho de salsicha de minuto

Também para quem não tem fermento biológico em casa, esta receita utiliza o fermento em pó tradicional, usado para fazer bolo. Outro diferencial é o uso de queijo ralado e de azeite de oliva, no lugar do óleo, para dar sabor. Sem mencionar o uso da batedeira na hora de misturar a massa. Uma mão na roda para quem não gosta de sovar! Fique por dentro do passo a passo.

8. Enroladinho de salsicha hot dog

O legal da massa feita para este enroladinho é que ela serve para diversos outros salgados assados, como esfihas e rocamboles. Depois de misturar todos os ingredientes, a dica é deixar a massa descansar por 30 minutos antes de esticá-la e cortá-la em tiras. O bom é que você pode usar esse tempo para pré-aquecer o forno! Veja essa e outras dicas na receita.

9. Enroladinho de salsicha com massa folhada

Ficou com preguiça só de se imaginar fazendo a massa? Calma que esta receita é ideal para você! Para fazê-la, tudo o que você precisa é adquirir salsicha, ovo e massa folhada. Feito isso, é só cortar a massa em tiras, enrolar as salsichas com ela, pincelar gema de ovo em cima, colocar para assar e pronto! Seu enroladinho ficará pronto em 15 minutos. Mais detalhes na receita completa.

Continua após o anúncio

10. Enroladinho de salsicha com massa folhada simples

Mais uma sugestão para fazer com a massa folhada disponível na geladeira, a receita propõe que ela seja cortada em triângulos para um enroladinho mais prático. Outra dica é procurar deixar a massa sempre coberta para que ela não resseque. Confira o passo a passo.

11. Enroladinho de salsicha com massa de purê

É do tipo que aprova cachorro-quente com purê? Então, se joga nesta receita superleve e diferente de enroladinho com massa de batata. Feita com uma única colher de farinha de trigo, ela ganha ainda mais sabor com o toque de queijo parmesão ralado. Saiba como fazer.

12. Enroladinho de salsicha com molho de mostarda

Podendo ser feita tanto com massa folhada quanto com a massa caseira tradicional para salgados assados, a receita tem como diferencial um molho especial de mostarda. Para fazê-lo, você vai precisar de mostarda dijon, mostarda Ancienne, creme de leite e um toque de limão, que equilibra os sabores. Fique por dentro das quantidades e dos ingredientes na receita.

13. Enroladinho de salsicha com bacon

Nem todo enroladinho precisa necessariamente de uma massa. Prova disso é esta receita feita só com salsicha e fatias de bacon. O bom é que o bacon não precisa ser frito previamente. Basta colocá-lo direto no forno até que fique crocante. Prático e muito saboroso! Mais detalhes na receita completa.

14. Enroladinho de “salsicha” vegetariano

Parece salsicha, mas não é! Na verdade, o enroladinho da foto faz uso de cenouras como recheio. Para isso, é importante que elas estejam bem cozidas e muito bem temperadas, com cominho, azeite e alho. Espere as cenouras esfriarem e, em seguida, é só enrolá-las em massa folhada, levando tudo ao forno na sequência. Não deixe de conferir o passo a passo.

Continua após o anúncio

15. Enroladinho de salsicha no palito

Quem gosta da culinária americana com certeza já deve ter ouvido falar em corn dogs, os famosos enroladinhos de salsicha no palito. O que talvez você não saiba é que eles são muito fáceis de fazer. Isso porque, além de a massa ser batida no liquidificador, ela também não precisa ser empanada antes de ir para o óleo. Assista o vídeo para todas as etapas.

Aproveitando que a massa do enroladinho é parecida com a da esfiha, não deixe de conferir uma seleção com 17 receitas de esfiha de carne para comer de olhos fechados.

Assuntos: Alimentação