É possível engravidar menstruada? Ginecologista explica se isso pode acontecer

Conhecer bem o funcionamento do ciclo menstrual e saber calcular o período fértil é fundamental para evitar ou programar a gravidez

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Em quais dias a mulher está mais fértil e pode engravidar? E quando não há nenhuma chance de que isso aconteça? Conhecer o ciclo menstrual é fundamental para saber entender as possibilidades de uma gravidez.

De um modo geral, o período fértil acontece na metade do ciclo. Mas nem toda mulher tem o ciclo regular, o que acaba gerando dúvidas em relação às datas.

A irregularidade do ciclo também pode tornar possível uma gravidez alguns dias antes da menstruação ou mesmo durante “aqueles dias”.

A ginecologista Patrícia Olivotti explica que, embora tecnicamente seja raro engravidar durante a menstruação, em mulheres de ciclo menstrual irregular isso pode ser possível. Entenda melhor cada caso.

É possível engravidar durante o período menstrual?

Foto: iStock

“Seria necessário ter um ciclo menstrual, período entre o primeiro dia de uma menstruação até o início da seguinte, muito curto para que a data de ovulação fosse bem próxima da época do sangramento inicial, ou ainda, uma menstruação que durasse bastante”, diz a ginecologista.

Leia também: Seu ciclo menstrual é saudável? Ginecologista responde

Para entender melhor, é preciso conhecer bem o funcionamento do ciclo menstrual.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um período fisiológico que acontece de modo cíclico em todas as mulheres férteis. Ele dura em média 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte se inicia.

Patrícia explica que cada ciclo é dividido em três fases: Fase Folicular, Fase Ovulatória e Fase Lútea. “A menstruação ocorre na fase folicular, na primeira fase do ciclo, que se inicia no primeiro dia da menstruação, e dura de 5 a 12 dias. Nesta fase o cérebro aumenta a produção do hormônio folículo estimulante (FSH), que leva os ovários a amadurecerem seus óvulos”.

Ela esclarece ainda que, em um ciclo regular, há a mesma duração, o mesmo intervalo de dias e um fluxo relativamente semelhante. Já em um ciclo irregular, a mulher menstrua sem um intervalo certo de dias, ou seja, a menstruação atrasa ou adianta, e a pessoa nunca sabe quando será sua próxima menstruação.

Calculando seu período fértil

O período fértil da mulher acontece de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação, em um ciclo normal de 28 dias. Para calcular, basta anotar o primeiro dia de sangramento, que será o dia número um, e, a partir dele, contar até chegar a 14. “Ao chegar ao 14º dia do ciclo, teoricamente este é o mais fértil. Para saber seu período fértil, anote no calendário três dias antes e três dias depois do 14º dia. Ou seja, será do 11º dia ao 17º dia do ciclo menstrual”, ensina a ginecologista Patrícia Olivotti.

Leia também: Conheça os primeiros sintomas da gravidez e descubra se você pode estar grávida

Em um ciclo irregular é mais difícil de saber quando a mulher pode ou não engravidar, pois, a menstruação tem durações diferentes todos os meses.

Conclusão

De acordo com as explicações da profissional, se o ciclo da mulher for regular não é possível engravidar durante a menstruação, pois essa fase representa o início do ciclo, quando o organismo estará agindo no amadurecimento do óvulo e no aumento de espessura do revestimento interno do útero. Ou seja, o óvulo não está maduro e nem liberado para ser fecundado.

Porém, em mulheres com ciclo de 22 dias, é possível ovular pouco tempo depois da menstruação começar, e, considerando que o espermatozoide pode se manter vivo no trato reprodutor por até cinco dias, é teoricamente concebível haver um encontro com o óvulo maduro. “Outra situação que pode ocorrer é confundir um pequeno sangramento entre menstruações, no período fértil com uma menstruação de fato”, diz Patrícia.

Por isso, se for transar durante a menstruação, independente da questão da gravidez, é aconselhável usar camisinha, pois neste período há mais chances de se contrair ou transmitir infecções e doenças, pois o sangue também é uma via de contágio.

É possível engravidar antes do período menstrual?

Foto: iStock

A ginecologista explica que em mulheres que apresentam ciclo menstrual regular essa situação fica muito improvável de ocorrer. Mas nos ciclos irregulares as chances podem aumentar, principalmente se houver ovulação precoce.

Leia também: 12 fatores que afetam a fertilidade feminina e você nem imaginava

É possível engravidar logo após o período menstrual?

Foto: iStock

Após o período menstrual, de um modo geral é pouco provável a mulher engravidar. “Não podemos generalizar, pois existem mulheres com ciclos menstruais curtos que podem engravidar logo após a menstruação. Por isso é importante verificar a duração do ciclo antes de considerar que os dias pós-menstruação são inférteis”, esclarece Patrícia.

Em qualquer caso, o mais importante é conhecer bem o próprio corpo e identificar o período fértil, evitando assim uma gravidez indesejada ou se programando para aumentar as chances de engravidar.

Dicas pela Web
Comentários