Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Se casou e ganhou uns quilinhos? Isso é sinal de que você está feliz

A felicidade conjugal engorda e tem até estudo científico comprovando esse fenômeno

em 11/09/2017

Foto: iStock

Foram muitas noitadas com as amigas, muito tempo curtindo solteira e muitos encontros furados com os boys do Tinder.

Isso até que você encontrou um cara mais legal, diferente dos demais, e resolveu engatar um relacionamento sério com ele.

Agora, depois de vários presentinhos, jantares românticos e séries da Netflix com pipoca, você percebeu que suas calças estão mais apertadinhas na cintura…

E não foi só você! Você pode até não ter comentado, mas, aparentemente, seu parceiro também está um pouco mais rechonchudinho do que quando você o conheceu.

Será que isso é um sinal de que vocês não se importam mais um com o outro? Nada disso! Na verdade, esses quilinhos a mais simplesmente querem dizer que vocês estão felizes!

Quilos de amor e felicidade

Foto: iStock

Caso você tenha se identificado com a situação acima, saiba que você não é a primeira nem a última pessoa do mundo a engordar depois de encontrar o amor. E se isso já fazia parte da sabedoria popular, um estudo realizado pelo Centro Nacional de Biotecnologia dos EUA comprovou esse fenômeno cientificamente.

A pesquisa, que foi publicada em 2013, acompanhou 169 casais recém-casados durante quatro anos, observando o peso dos participantes e seus sentimentos em relação à união. O resultado foi que os casais mais gordinhos permaneceram juntos, enquanto os casais mais fitness apresentaram uma tendência maior a romper o relacionamento.

O motivo para isso? Os cientistas imaginam que, quando duas pessoas estão felizes em um relacionamento, elas não precisam se esforçar tanto assim para se manter em forma e conquistar o afeto do parceiro. Afinal, elas se sentem seguras uma com a outra, permitindo-se comer um pouquinho mais e se exercitar um pouco menos.

Por outro lado, no caso dos casais que acabaram rompendo, os parceiros já apresentavam uma tendência a cuidar mais da silhueta, como se quisessem garantir que estariam em forma ao “voltar para o mercado”.

Pizza, brigadeiro e sofá todos os dias, é isso mesmo?

Foto: iStock

Calma que também não é assim. Mesmo que ter engordado uns quilinhos significa que vocês estão confortáveis um com o outro, um aumento de peso muito significativo é extremamente prejudicial à saúde.

Dessa forma, é claro que continua sendo importante se preocupar em manter um peso saudável de acordo com o biótipo de cada um. Afinal, o excesso de peso aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Porém, para que o relacionamento seja duradouro e feliz, é mais interessante que os parceiros façam isso pensando em sua saúde, e não apenas em sua imagem ou em seu poder de atração.

Meu parceiro se preocupa muito com o peso. Vamos nos separar?

Foto: iStock

Embora o estudo tenha encontrado uma relação entre parceiros muito preocupados em manter a forma e a tendência a terminar o relacionamento, isso não é necessariamente uma regra.

Será que seu parceiro se preocupa com a forma pensando em atrair novos olhares ou ele está apenas cuidando da própria saúde? Pense que esse raciocínio também vale para você mesma – afinal, não queremos emagrecer apenas para arrumar um novo amor.

Caso você sinta que os dois estão meio gordinhos demais, talvez até começando a prejudicar a própria saúde, que tal vocês encontrarem uma atividade física para fazer juntos? Essa pode ser uma boa ideia para se manter em forma e unidos.

Comentários
Dicas relacionadas