Dicas de Mulher Dicas de Saúde

23 receitas de empadão de frango para uma refeição mais saborosa

Este saboroso prato possui preparo simples, pode levar recheios variados e é certeiro para um almoço, jantar ou lanche da tarde

em 17/01/2017

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Salgado muito popular no Brasil e em Portugal, o empadão possui origem desconhecida, porém este marca presença em vários lugares do mundo, com pequenas alterações em seu preparo.

Este é provavelmente derivado dos pastelões portugueses, grandes tortas salgadas com recheios variados e massa preparada à partir de uma mistura de farinha e gordura, a famosa massa “podre”.

De fácil preparo, este prato versátil permite grande variação de recheios, podendo ser utilizado a carne vermelha, peixes e frango, além de opções feitas com um mix de legumes e, até mesmo, opções doces.

Um dos recheios mais famosos deste prato é representado pelo frango, acompanhado de molhos variados, legumes e vegetais, bem temperados, agradando os mais exigentes paladares.

Opção ideal para um almoço diferenciado, um jantar mais leve ou para os momentos em que bate aquela vontade de degustar um lanchinho diferenciado, o empadão possui a combinação ideal de carboidratos e proteínas, garantindo energia e muito sabor. Confira a seguir uma seleção de deliciosas receitas de empadão de frango e escolha sua favorita:

Empadão simples

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Empadão de frango básico: nesta receita, a autora utiliza gordura vegetal para a massa, conferindo maior crocância. Para o saboroso recheio, frango desfiado, requeijão cremoso, tomates e palmitos picados. O segredo para dar o ponto da massa é adicionar, aos poucos, água gelada. Isso irá garantir que a mesma não esfarele e nem fique pegajosa.

2. Empadão de frango rápido: esta massa possui preparo fácil e rápido. Para a massa, a tradicional opção “podre” foi substituída por uma versão de massa de torta salgada, a qual leva em seu preparo ovos, farinha, leite, fermento e manteiga. Como recheio escolhido, frango desfiado e creme de leite, acompanhados de muito tempero.

3. Empadão delícia de frango: para uma massa mais macia, esta receita leva creme de leite com soro, manteiga, fermento, sal e farinha de trigo em seu preparo. Como boa opção de reaproveitamento de sobras, a autora utiliza restos de frango assado, desfiando-o e refogando-o com creme de leite, molho de tomate e outros temperos. Saboroso!

4. Empadão de frango saudável: receita saudável e fit, o diferencial desta massa está no uso de grão de bico cozido para prepará-la. Basta cozinhá-los na panela de pressão por cerca de uma hora, secá-los e levá-los ao mixer, batendo-os junto ao azeite. Depois, é preciso levar a massa para gelar antes de manipulá-la.

Foto: Reprodução / Panelaterapia

5. Empadão de frango cremoso: para adicionar sabor ao frango desfiado, refogue-o na manteiga, juntamente com a cebola e o alho. O caldo de galinha e o colorífico também garantem um recheio mais apetitoso, além do uso requeijão para conferir cremosidade ao recheio.

6. Empadão de frango com catupiry: deseja uma massa mais saborosa? Então esta é uma boa opção para você! Ela leva mussarela em seu preparo, o que garante uma massa mais cremosa. O recheio é feito com frango, tomates, milho verde, azeitonas e catupiry, deixando-o com sabor sem igual.

7. Empadão de frango com requeijão: utilizar requeijão em vez de catupiry ou creme de leite, é a forma ideal para quem busca adicionar sabor e cremosidade ao recheio. Para complementá-lo, adicione molho de tomate caseiro e deguste um empadão que esbanja sabor.

Empadão elaborado

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

8. Empadão de frango com palmito: gosta de um recheio mais elaborado, com um maior número de ingredientes? Aqui, além do frango desfiado e molho de tomate, ainda foi adicionado palmitos picados, milho verde, tomate picado, pimentões e cenoura. Uma explosão de cores e sabores!

9. Empadão de frango com bacon: novamente a gordura vegetal é a eleita para o preparo da massa, garantindo uma massa crocante e quebradiça, que desparece na boca a cada mordida. Para o recheio, bacon picado acompanha o frango desfiado, juntamente com milho verde e pimentão vermelho.

10. Empadão de frango ao vinho: receita ideal para uma ocasião especial, aqui a inspiração é uma receita tradicional francesa, o coq-au-vin. Para suavizar o sabor do vinho, adicione creme de leite, e para deixá-lo ainda mais saboroso, adicione champignons e cenouras em seu recheio.

11. Empadão de frango com cream cheese: buscando um recheio mais suave, porém não menos cremoso, o tradicional catupiry foi substituído pelo cream cheese, acompanhado de molho de tomate, tomates picados e manjericão fresco, resultando em uma saborosa versão deste prato.

12. Empadão de frango com gergelim: massa feita com o auxílio de liquidificador, buscando acelerar o preparo da torta. Aqui, o gergelim figura em dois momentos: em forma de farinha, enriquecendo os nutrientes da massa, e em sua forma original, polvilhado sobre o empadão, deixando-o mais belo e crocante.

13. Empadão de frango com purê: uma versão inusitada que não utiliza a massa tradicional do empadão, mas sim um delicioso purê de batatas preparado com leite, margarina, pimenta e cenoura, adicionando sabor. Já o recheio é tradicional, utilizando polpa de tomates para deixá-lo mais cremoso.

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

14. Empadão de frango com molho bechamel: para a massa, manteiga sem sal, farinha e água gelada, para dar o ponto ideal. E para o recheio, substituindo a função do catupiry de trazer cremosidade, esta receita utiliza o molho bechamel, preparado com manteiga, leite, farinha de trigo, noz moscada, sal e pimenta preta. Delicioso!

15. Empadão de frango e ervilha: mais fácil, impossível! Com poucos ingredientes, este delicioso empadão leva ervilhas para acompanhar o frango desfiado em seu recheio. Esta leguminosa é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de ser uma boa fonte de proteínas e fibras.

16. Empadão de frango e cenoura: versão diferenciada, utiliza massa folhada como base da torta. Como recheio, cenoura em cubos, frango desfiado e um delicioso molho de ervas preparado com creme de leite e vinho branco.

17. Empadão de frango, creme de milho e requeijão: o diferencial desta receita está em seu recheio, onde, além de levar restos de frango assado desfiados, ganha azeitonas, milho verde e um delicioso creme de milho. Em sua montagem, alterne massa, creme de milho, uva passas e finalize com o requeijão. É leve, super cremoso e cheio de sabor!

Empadão com massa criativa

Foto: Reprodução / Pimenta no Reino

18. Empadão com massa folhada: nesta receita inusitada, a massa tradicional do empadão serve como base da torta, enquanto seu topo é coberto por massa folhada, deixando-a ainda mais crocante e saborosa. No recheio, o manjericão, o caldo de frango, a noz-moscada e a canela deixam o sabor do frango desfiado mais ressaltado.

19. Empadão de frango com massa de ricota: para uma massa mais leve, a ricota é com ovos, manteiga e farinha de trigo. Já para o recheio: frango desfiado, milho verde, ervilhas e pimentões verdes e vermelhos. Tudo muito simples e prático no preparo.

20. Empadão de frango com massa de grão de bico: sem a utilização de farinha de trigo, esta massa é livre de glúten, sendo preparada apenas com grão de bicos cozidos e batidos com azeite e o caldo do cozimento do frango. Para rechear, lembre-se de adicionar requeijão ou cream cheese, para manter a cremosidade do prato.

Foto: Reprodução / Banquete

21. Empadão de frango com massa temperada: que tal adicionar sabor também na massa desta torta? Aqui o autor opta pelo uso de chimichurri, um tempero a base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva, muito utilizado para preparar churrasco e temperar os mais variados pratos. Vale a pena provar!

22. Empadão de frango sem glúten e sem lactose: aqui, ao invés de utilizar a farinha de trigo no preparo da massa, a autora substitui este ingrediente por um mix sem glúten, incluindo farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce. Como esta é uma massa frágil, a dica é abri-la sobre um pedaço de papel filme ou manteiga, evitando quebrá-la no manuseio.

23. Empadão de frango sem glúten, lactose, soja e ovos: esta é uma receita feita especialmente para intolerantes ou alérgicos, porém os veganos também pode se beneficiar. No lugar do leite comum, é utilizado o leite de arroz, alternativa fácil de encontrar ou preparar em casa. Já o ovo é substituído pelo gel de linhaça, preparado com linhaça triturada deixada de molho na água, até atingir a consistência de gel.

Versátil, o empadão de frango é um prato que permite variações de preparo tanto em sua massa, quando na adição ou retirada de ingredientes no seu recheio, permitindo que você escolha seus ingredientes favoritos para acompanhar a carne. A dica é adicionar um acompanhamento cremoso, tornando o seu recheio mais saboroso e agradável ao paladar. Escolha sua receita favorita e mãos à obra!

Comentários
Dicas relacionadas