Como fazer uma ecobag e unir a moda com a sustentabilidade

Descubra como surgiram as ecobags e aprenda a fazer um modelo superfácil

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: Reprodução / Alors Bon

Em algumas cidades brasileiras, está em vigor uma lei que proíbe a distribuição de sacolas plásticas nos supermercados e outros estabelecimentos.

Já em outras localidades, mesmo sem a proibição, os centros comerciais oferecem um desconto para quem leva sua própria sacola de casa e não utiliza as sacolinhas plásticas fornecidas por eles.

A razão para isso não pode ser ignorada: o plástico é um dos maiores vilões para o meio ambiente, e as sacolinhas feitas com esse material levam mais de 100 anos para se decompor.

Além disso, as sacolas plásticas são também uma das principais causas das enchentes nas grandes cidades, pois elas entopem as redes de escoamento e impedem a drenagem da chuva.

Em consequência, surgiu a necessidade de adotarmos uma nova forma de levar nossas compras para casa: trata-se das sacolas retornáveis, que foram repaginadas e se tornaram o ícone fashion ecobag.

Leia também: Reciclando a moda: 6 bons motivos para você começar a comprar em brechós

“I am not a plastic bag”: as ecobags e as celebridades

Anya Hindmarch (dir.) mostrando sua criação. Foto: Reprodução / Design Affects

O que diferencia as ecobags das boas e velhas sacolas que nossas mães e avós levavam (e ainda levam!) para fazer compras na feira? Obviamente, essa diferença está na pegada fashion que esse item recebeu, se tornando um verdadeiro acessório de moda.

A chegada das sacolas reutilizáveis ao mundo da moda aconteceu em 2007 e foi responsabilidade da designer inglesa Anya Hindmarch, que foi a primeira a colocar em uma bolsa a expressão “I’m not a plastic bag” (“Eu não sou uma sacola plástica”, em inglês).

A “bolsa verde” de Anya Hindmarch foi adotada por famosas como Kate Moss, Keira Knightley, Jessica Biel e Lilly Cole. Em pouco, logo surgiram novos materiais, estampas e inspirações para as ecobags, que foram vistas inclusive nos braços de Karl Lagerfield, renomado estilista da grife Chanel.

Em 2009, a jornalista especializada em moda Lilian Pacce lançou o livro “Ecobags, Moda e Meio Ambiente”, uma compilação com 120 modelos de ecobags produzidas com matéria-prima sustentável, como algodão, juta, bambu e plástico reciclado. A obra inclui depoimentos de grandes nomes da moda brasileira, como Alexandre Herchcovitch, Huis Clos e Juliana Jabour.

Aprenda a fazer a sua própria ecobag

Foto: iStock

Você pode encontrar infinitos modelos de sacolas ecológicas na internet ou nas lojas físicas, com uma imensa variedade de materiais e estampas.

Leia também: 10 dicas para você produzir menos lixo em casa

Porém, se você quiser, também é possível fazer a sua ecobag em casa, garantindo um modelo exclusivo seu. Detalhe: não precisa costurar! Para isso, você vai precisar de:

  • Algodão cru de 40 x 60 cm (ou maior se você preferir)
  • 2 tiras de nylon
  • Molde da estampa
  • Régua
  • Cola de tecido
  • Tesoura
  • Caneta para tecido
  • Lápis

Acompanhe o passo a passo para fazer a sua própria sacola sustentável:

1. Meça 2 cm a partir de todas as bordas do algodão, passe cola para tecido, dobre e espere secar para fazer a bainha

Foto: YouTube / Granola com Iogurte

2. Com a régua, marque a metade do tecido no sentido do comprimento. Passe cola nas duas bordas em uma das metades do tecido e dobre-o ao meio para colar as laterais e formar a bolsa

Foto: YouTube / Granola com Iogurte

3. Para colar as alças, basta passar cola para tecido nas pontas das tiras de nylon e fixá-las à sacola

Foto: YouTube / Granola com Iogurte

4. Depois que a cola estiver bem seca, vire a sacola pelo avesso. Esta será a parte de fora da sua ecobag

Foto: YouTube / Granola com Iogurte

5. Antes de fazer a estampa, coloque jornal ou papelão dentro da bolsa para evitar que a tinta da caneta passe para o outro lado

Foto: YouTube / Granola com Iogurte

6. Coloque o molde da estampa entre o jornal e o tecido da bolsa, de forma que você enxergue o desenho através do tecido, e personalize sua ecobag da maneira que você preferir

Foto: YouTube / Granola com Iogurte

Se você ficou com alguma dúvida nesse processo, assista ao vídeo com as explicações detalhadas logo a seguir:

Pronto! Agora você tem uma ecobag exclusiva para fazer suas compras sem prejudicar o meio ambiente com mais e mais sacolinhas plásticas.

Experimente utilizar tecidos, estampas e dizeres diferentes e aproveite essa tendência sustentável que vai continuar em alta por muito tempo.

Leia também: 6 marcas de calçados veganos para conhecer e começar a usar

Assuntos: Bolsas

Dicas pela Web
Comentários