6 razões que vão te convencer a tirar uma soneca depois do almoço

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

É comum que, depois de almoçar, muitas pessoas se sintam um pouco mais preguiçosas e até mesmo com sono. Mas, com a necessidade de retomar o trabalho ou outros afazeres, é raro quem possa fazer isso.

Acontece que a prática é benéfica e deveria ser adotada como hábito diário, pois ajuda a melhorar a energia, além de outras coisas. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, a recomendação é dormir de 20 a 30 minutos.

Se você ainda não se convenceu, veja algumas razões que podem te fazer mudar de ideia:

1. Te deixa mais alerta

Foto: iStock

Sentir um pouco de sono no início da tarde pode te fazer perder o foco, mas um cochilo rápido no almoço pode melhorar a energia e devolver a velocidade necessária para você desempenhar suas funções.

2. Evita o esgotamento

O natural é que as pessoas sigam fazendo seus afazeres sem parar. Mas nosso corpo não foi feito para seguir sem descanso. Isso leva ao estresse, à frustração e ao esgotamento. Tirar uma soneca é como reinicializar o sistema.

Leia também: 5 hábitos simples para acabar com o cansaço excessivo

3. Aumenta a percepção sensorial

Foto: iStock

De acordo com pesquisadores, cochilar após o almoço pode restaurar a sensibilidade da visão, audição e paladar, além de melhorar a criatividade e relaxar a mente, permitindo que novas associações se formem nela.

4. Reduz o risco de doença cardíaca

Aqueles que tiram uma soneca no meio do dia pelo menos três vezes por semana são 37% menos propensos a morrer de doença cardíaca. Isso foi comprovado por estudos feitos nos Estados Unidos.

5. Te deixa mais produtiva

Foto: iStock

O segredo para se tornar mais produtivo não é administrar o tempo, mas sim a energia. Estudos mostram que trabalhadores tendem a se tornar mais improdutivos à medida que o dia passa. Um cochilo de 30 minutos pode aumentar o desempenho, deixando a produtividade no mesmo nível que no começo do dia.

6. Melhora a saúde emocional

Pesquisas comprovaram que quem dorme depois do almoço apresenta maior resiliência emocional, melhora na função cognitiva e muito mais. Ou seja, tirar essa soneca não é sinal de preguiça, mas de saúde!

Para que esse sono durante o dia ofereça todos os benefícios, é importante que seja sempre no mesmo horário e que tenha uma duração curta, evitando a sensação de desorientação que acontece ao despertar de um sono profundo. Como a grande maioria dos ambientes de trabalho não permite isso, uma dica é cochilar no carro ou em uma sala que esteja vazia.

Leia também: ASMR: conheça os vídeos que te relaxam até você dormir

Dicas pela Web