Bem-estar

5 causas da dor no umbigo na gravidez e como aliviar

iStock

Atualizado em 12.09.23

A dor no umbigo na gravidez ocorre frequentemente, sendo uma das principais queixas das mulheres gestantes, mas será que esse sintoma é normal? A ginecologista e obstetra Dra. Ana Paula Mondragon (CRM 134071), respondeu essa dúvida, apontou as causas mais comuns e orientou como aliviar a dor nesta região. Confira!

O que é a dor no umbigo na gravidez

Segundo a ginecologista e obstetra “a medida que a gestação avança o útero vai crescendo e ocupando a maior parte da cavidade abdominal, consequentemente os ligamentos serão progressivamente estirados e isso em algumas mulheres poderá causar dor em volta do umbigo.”

A médica informou ser normal sentir dor nesta região e pode ocorrer em qualquer fase da gestação, porém é mais comum acontecer quando o útero está um pouco maior. “A principal característica da dor é que ela é constante, aparece principalmente quando a mulher curva o corpo, faz algum esforço ou pressiona o local.”

5 causas da dor no umbigo citadas pela obstetra

iStock

Saiba quais são as causas mais comuns da dor no umbigo apontadas pela profissional:

Publicidade

  • Distensão dos ligamentos: a Dra. Ana Paula explicou que a causa mais frequente de dor neste local está relacionada à distensão dos ligamentos falciforme e umbilicais mediais.
  • Trabalho de parto: a dor no umbigo na gravidez pode estar relacionada ao trabalho de parto que, segundo a obstetra, “tende a doer na região umbilical, porém irradia para todo o abdome, cursando com rigidez abdominal e é uma dor progressiva. Ou seja, aumenta com o passar das horas.”
  • Hérnia umbilical: a médica comentou que a hérnia umbilical também pode causar dores na gravidez. “Seria uma falha na parede abdominal que causa dor constante de variada intensidade, com piora aos esforços geralmente associada ao padecimento de abaulamento local.”
  • Movimentação fetal: segundo a obstetra também pode ocorrer “dor esporádica relacionada à movimentação fetal no local.” É comum acontecer principalmente no final da gestação devido ao estiramento dos ligamentos e ao pouco espaço no corpo da mulher para o bebê se movimentar.
  • Infecção local: outra possibilidade para dor no umbigo na gravidez é uma infecção no local, já que conforme comentou a Dra. Ana Paula, “algumas mulheres têm medo de realizar uma adequada higiene no local, podendo assim, causar uma infecção na região umbilical e está ser causa de dor e inflamação.”

É importante mencionar que mulheres que usam piercing no umbigo tem tendência a sentir dor nesta região. Pois, com a sensibilidade da pele, a gestante pode ter dificuldades de limpar o local aumentando o risco de infeções. Caso ocorra, será necessário retirar a joia e procurar um médico para tratar a infecção.

O que fazer para aliviar a dor na região

Canva

A seguir, confira as principais recomendações para aliviar a dor no umbigo na gravidez quando relacionadas ao estiramento dos ligamentos mencionados pela médica:

  • Usar roupas leves que não tenham elásticos apertando;
  • Dormir com um travesseiro entre as pernas e outro embaixo da barriga;
  • Fazer atividade física leve e de preferência na água, aliviando assim o peso;
  • Evitar fazer esforços físicos intensos;
  • Dormir com a barriga para cima ou de lado.

Vale reforçar a importância de consultar um obstetra caso a dor no umbigo na gravidez não melhore com essas recomendações. Assim, o profissional vai avaliar se há algum outro problema ocasionando este sintoma. Aproveite e saiba tudo sobre anemia na gravidez e como preveni-la!

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.