20 receitas de doce de banana que você vai querer fazer agora

Opções fáceis e gostosas para você aproveitar as bananas maduras que tem em casa

Escrito por Nicole Dias

Foto: Reprodução / Pitadinha

Uma receita com gosto de nostalgia, de infância, de sobremesa na casa das avós: doce de banana. Quer algo mais simples, gostoso e tradicional? Só de pensar na textura já dá água na boca!

Também chamado de bananada, o doce de banana surgiu há bastante tempo. Dizem que a receita foi invenção dos escravos, que aproveitavam as bananas maduras descartadas pelos senhores do engenho (“sinhôzinhos” e “sinhás”) para fazer os melhores doces. Isso ocorreu na época do Brasil Colonial, mas a receita segue firme e forte nas famílias do país até hoje!

Você pode inventar mil e uma formas de servir o seu doce de banana: como recheio de bolo, com crepes ou panquecas, com sorvete… Sem falar que o doce é fácil de fazer e é perfeito para aqueles dias que bate vontade de comer uma coisinha diferente.

Banana é uma daquelas frutas que dificilmente você não vai ter em casa. Então confira agora mesmo essa seleção de 20 receitas, escolha a sua favorita e… mão na massa!

Versões clássicas

Foto: Reprodução / Receitas que amo

1. Doce de banana caseiro: essa receita tem um segredinho: as bananas precisam estar bem maduras. Use banana nanica, também conhecida como banana d’água, e 1 xícara e meia (chá) de açúcar demerara. Bom apetite!

Leia também: Além do sabor: banana é versátil e oferece diversos benefícios à saúde

2. Doce de banana cremoso: essa receita é mega cremosa e pode ser usada de várias formas. Você pode rechear bolos e panquecas, ou servir com torradas ou petiscos com queijo branco. Uma combinação maravilhosa!

3. Doce de banana simples: além de fácil de fazer, essa receita é muito, muito cremosa. São necessários apenas quatro ingredientes: bananas bem maduras, açúcar, suco de limão e canela em pó. Hmmmmm!

4. Doce de banana de corte: melhor forma de aproveitar aquelas bananas que estão quase passando do ponto – fazendo um doce rápido, fácil e delicioso. Você precisa de bananas, açúcar demerara, canela em pó e suco de limão.

5. Doce de banana caramelada: saborosa, essa receita não leva nem 40 minutos para ficar pronta. A sugestão é você servir seu doce ainda quente, com uma bola de sorvete de creme. Já pensou que delícia?

6. Doce de banana pedaçudo: a ideia dessa receita é você não ir apertando as bananas enquanto cozinha. Dessa forma, o seu doce vai ficar cheio de pedaços macios e com uma cor maravilhosa.

Leia também: 12 receitas de danoninho caseiro com gostinho de infância

7. Doce de banana com açúcar mascavo: que tal trocar o açúcar refinado pelo mascavo? Experimente fazer essa troca e surpreenda-se com o sabor. Sirva o doce com um pouco de creme de leite e polvilhe canela em pó.

8. Doce de banana sem açúcar: sabia que é possível fazer doce de banana sem usar nada de açúcar? Nessa opção você vai precisar de apenas um ingrediente: bananas bem maduras, a quantidade que você desejar.

Versões com um toque especial

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

9. Doce de banana com toque de limão: sem desperdício! Para fazer um doce gostoso, use aquelas bananas mega madurinhas, que foram esquecidas na fruteira. Combine com açúcar, água e suco de limão. Supersimples!

10. Doce de banana com toque de laranja: nas receitas mais tradicionais um dos ingredientes é o suco de limão. Essa proposta aqui leva ½ laranja espremida, além de canela, açúcar e as bananas maduras.

11. Doce de banana com toque de baunilha: para dar um toque diferente de sabor, adicione no seu doce de banana, 1 colher de chá de extrato de baunilha e 5 pimentas-da-jamaica ou cravos!

Leia também: 38 receitas de bolo de banana com sabor de felicidade

12. Doce de banana com canela: coloque açúcar para caramelizar. Quando tiver atingido uma cor bonita, acrescente 3 xícaras de água, canela e cravos. Depois, acrescente as bananas cortadas em rodelas e cozinhe com delicadeza.

13. Doce de banana com cravo e canela: quem não adora um doce de banana bem caseiro e delícia? Nessa receita, cravo em pau e canela em pó dão um toque incrível de sabor.

14. Doce de banana em calda de baunilha: esse doce fica muito perfumado e as sementinhas de baunilha dão um charme especial. O segredo é usar açúcar cristal misturado com as sementes de uma fava de baunilha!

Versões irresistíveis e surpreendentes

Foto: Reprodução / Na minha panela

15. Doce de banana com brigadeiro de nozes: alguma dúvida de que combinar doce de banana com leite condensado dá muito certo? Essa receita é feita com camadas de brigadeiro branco, doce de banana e pão de forma.

16. Doce de banana com chocolate: banana com chocolate. Quem resiste? Para preparar essa receita você vai utilizar banana, água, canela e chocolate em pó. Um toque diferente e muito delicioso!

Leia também: Leite vegetal de banana é fácil de fazer e traz sabor, refrescância e energia ao seu dia

17. Doce de banana com canela e chocolate: a adição do chocolate e da canela é irresistível! A autora dá uma dica para aumentar a conservação das bananas: congele-as descascadas e use para fazer vitaminas, sorvetes, tortas ou doces de banana, claro. 😉

18. Doce de casca de banana com coco: essa receita utiliza as cascas da banana. Já pensou? Elas devem ser bem lavadas, cortadas e cozinhadas por 10 minutinhos. Surpreenda-se!

19. Doce de biomassa de banana verde: a biomassa é sem gosto, sem cheiro e fácil de adaptar para várias receitas. E mais: essa receita não leva nadinha de açúcar. Como não amar?

20. Doce de banana em camadas: essa receita leva leite e leite condensado. O segredo está na montagem do prato, que conta com camadas de doce de banana, creme de leite e chantilly!

Viu só? É só escolher o seu jeito favorito de preparar o doce de banana e se deliciar com cada colherada ou pedaço! :p

Dicas pela Web
Comentários