10 tipos de dobras para coletor menstrual e dicas de como fazê-las

Escrito por
Em 03.06.21

iStock

Por                                
Em 03.06.21

O coletor menstrual chegou para facilitar a vida de muitas mulheres durante o fluxo e para ajudar a reduzir a quantidade de lixo produzida. Mas as dobras para coletor menstrual podem ser difíceis para quem está começando. Por isso, conheça 10 dobras populares:

Índice do conteúdo:

Tipos de dobras para coletor menstrual

As dobras podem fazer a diferença para quem está começando a usar o coletor menstrual. Por isso, conheça 10 dobras e experimente até encontrar a dobra perfeita para você.

  • Dobra em C: a mais popular das dobras para coletor menstrual. É a mais simples. Basta fazer uma dobra imitando a letra C.
  • Dobra em E: a dobra é similar à dobra em C, mas, aqui, você vai fazer uma dobra a mais, formando a letra E.
  • Dobra em S: é bem simples, basta formar um S com o coletor, fazendo o contrário da dobra em C.
  • Caracol: essa dobra vai diminuir bastante o tamanho do coletor. Basta apertá-lo e enrolá-lo para dentro.
  • Dobra 7: para essa dobra, é só juntar a extremidade superior com a inferior do lado, assim, ela vai formar um número 7.
  • Dobra 7 duplo: também chamada de dobra tulipa, você vai repetir a dobra 7, mas fazendo dos dois lados, de forma simétrica.
  • Diamante: uma dobra mais difícil de fazer, mas bem popular. Basta colocar o coletor na sua frente, verticalmente, puxar uma parte do bocal para sua direção e dobrar as laterais, formando um diamante.
  • Meio diamante: a ideia é reduzir ainda mais o tamanho do coletor. Para isso, basta repetir o último passo da dobra diamante.
  • Origami: uma dobra para coletor bem famosa. Empurre a borda no centro do coletor até chegar à dobra oposta, depois disso, dobre as sobras uma por cima da outra.
  • Dobra Lábia: use os dedos como uma pinça e aperte o coletor, segurando um pedaço da borda para fora. Depois, envolva esse pedaço, fechando-o.

Essas dobras são apenas algumas das que você pode optar para usar o coletor menstrual. É importante entender as suas necessidades e o seu corpo na hora de escolher e usar a dobra.

Como escolher o melhor tipo de dobra para coletor menstrual

Mas qual a melhor dobra para você? Isso, só quem pode responder, é você mesma. Para saber qual é a melhor das dobras para você, é importante experimentar algumas delas e entender qual é a sua maior dificuldade: colocar ou retirar o coletor. Algumas dobras facilitam uma das etapas ou até mesmo as duas.

Por isso, experimente as dobras e perceba, no seu período de adaptação, qual a dobra que irá incomodar menos e a que será mais fácil para manusear. Caso o coletor não abra, tente experimentar outras posições. Fique de cócoras, por exemplo. Experimente posições que a deixam mais confortável. Insira o dedo indicador no canal vaginal e tateie as bordas. Caso não consiga, gire a haste para conseguir manusear o copinho.

Como fazer dobras para coletor menstrual

Para tornar ainda mais fácil essa escolha das dobras, que tal conferir alguns tutoriais e dicas que vão dar aquela mãozinha?

8 dobras para coletor menstrual

Aqui, a youtuber traz as principais dobras que você deve conhecer antes de usar o coletor menstrual. Ela conta um pouco da sua experiência com as dobras.

Dobra para coletor Fleurity

Um dos coletores mais famosos do mercado, o Fleurity é bem popular. No vídeo, você vai aprender uma dobra para esse coletor ser mais confortável, além de dicas para se adaptar a essa marca.

Dobra diamante para coletor menstrual

Você vai aprender a fazer uma dobra bem conhecida, mas que pode parecer difícil para iniciantes. Aperte o play e confira mais.

Como inserir o coletor menstrual

Mas não é só aprender a fazer a dobra. É essencial que você aprenda a inserir o coletor de forma correta para evitar machucados e vazamentos. Por isso, confira o vídeo acima e aprenda mais.

Assim, você aprende a fazer as dobras do coletor e conhecer um pouco mais sobre o que te deixa confortável com o item. Aproveite para conhecer a calcinha absorvente, outro método alternativo que pode te ajudar durante seu ciclo.

Assuntos: Como usar, Corpo