Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Dieta quebra-pedra

Dicas de alimentos que ajudam a evitar o aparecimento dos cálculos renais

em 23/09/2014

O aparecimento cálculos renais, ou pedras nos rins, pode ter origem hereditária, mas também está diretamente associado aos maus hábitos alimentares. Então, nada como algumas mudanças e uma alimentação regulada para colaborar com a prevenção dos cálculos renais.

Saiba como manter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos que podem prevenir as pedras nos rins.

Sinal verde

A primeira dica, importantíssima, é beber mínimo 2 litros de líquidos por dia. Para isso, não aposte apenas na água. Os sucos cítricos, como os de limão e de laranja também são ótimos aliados.

Além disso, inclua no cardápio muitas frutas, hortaliças e grãos. Os vegetais, em geral, tornam a urina menos ácida e menos favorável à formação de cálculos. Os grãos cumprem a mesma função de evitar pedras nos rins.

Os alimentos mais indicados são o morango, o abacaxi, o feijão, o tomate e a alface. Outra dica de alimento para evitar cálculos renais é investir em produtos lácteos desnatados, que contém cálcio. Uma dieta rica nesse mineral diminui a incidência das pedrinhas.

Evite

Para evitar o aparecimento de pedras nos rins, algumas restrições são necessárias. Entre elas, reduzir pela metade a quantidade de carne que normalmente é consumida. Trata-se de uma recomendação importante porque a ingestão excessiva de proteínas torna maior a produção de um dos principais componentes das pedras, o ácido úrico

Use menos sal de cozinha para preparar a comida e manere nos alimentos industrializados, já que eles possuem muito sódio e doses exageradas desse mineral prejudicam o organismo. Evite os doces. Não é preciso cortar radicalmente as delícias com açúcar da dieta, mas não se deve comer com frequência.

Comentários
Dicas relacionadas