Dieta dos pontos

Conheça a famosa dieta dos pontos

Escrito por
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Continua após o anúncio

Apesar das diversas dietas que entram e saem de moda, a dieta dos pontos é um das mais conhecidas. Essa dieta é muito fácil, pois não restringe nenhum alimento, nem mesmo os mais calóricos como os doces. Ao invés disso, a dieta segue uma tabela que converte os valores calóricos dos alimentos em pontos, mas é claro que tem um limite.

Para eliminar até 4 quilos em um mês, o ideal é consumir um total de 320 pontos por dia. Como cada ponto vale 3,6 calorias, são quase 1200 calorias liberadas diariamente.

A idéia é que a pessoa consuma os alimentos que gosta, desde que numa quantidade adequada e que os pontos não sejam ultrapassados. Por isso, o controle dos alimentos tem de ser bastante rigoroso, é preciso anotar e contar ponto a ponto de absolutamente tudo que for consumido durante o dia. Ou seja, você pode sim comer chocolate, mas terá de compensar no decorrer do dia optando por alimentos que valem menos pontos, como as frutas, por exemplo.

Se por um lado não precisar deixar de lado alguns alimentos torna a dieta dos pontos mais atraente, por outro é preciso ficar atenta para manter uma dieta balanceada. Os alimentos do cardápio devem ser distribuídos proporcionalmente entre carboidratos, gorduras e proteínas. Especialistas indicam que o ideal é reservar entre 160 e 176 pontos para os carboidratos como pães, massas, cereais, frutas, legumes e verduras. Já para as proteínas presentes nas carnes, leite, queijo, iogurte e grãos, o total deve ser entre 33 e 50 pontos. As gorduras podem somar até 96 pontos. Lembre-se que além do óleo, azeite, manteiga e castanhas a gordura está embutida em diversos alimentos.

Conheça a tabela da dieta dos pontos

A tabela da dieta dos pontos pode ser encontrada em diversos sites, com isso, fica mais fácil entender melhor como a dieta dos pontos funciona. Confira dois endereços que trazem a tabela da dieta dos pontos:

http://www.dietapontos.com.br/

http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/tabela.shtml

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Continua após o anúncio

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação, Dietas

Para você