5 opções de dieta detox que trazem poderosos benefícios à saúde

Escrito por
Em 09.06.21

iStock

Por                                
Em 09.06.21

Toda prática de alimentação saudável é de fato uma dieta detox, pois ela é rica em frutas, verduras e legumes variados, na qual se recomenda também a prática da ingestão de chás e bastante líquido. Para conhecer de forma mais profunda o assunto e entender os benefícios e riscos, as nutricionistas Thiara Vieira Barros (CRN 5 7853) e a Talitta Maciel (CRN-3 26504) explicaram mais sobre.

Publicidade

O que é dieta detox?

Se você tem um hábito alimentar saudável e consciente, consequentemente você estará fazendo uma “dieta detox” que nada mais é que manter o seu organismo limpo e bem nutrido e excluir alimentos que fazem mal para a sua saúde.

Segundo Thiara Vieira Barros(CRN 5 7853), “a dieta detox é popularmente conhecida como a dieta que auxilia no emagrecimento e ajuda a desinchar e desinflamar o copo depois de um dia ou final de semana em que a pessoa comeu muito, exagerou na bebida e na comida”. Quer saber tudo sobre esse assunto e tirar todas as suas dúvidas a respeito? Saiba mais nos próximos tópicos.

Benefícios da dieta detox para a saúde

Compreendido o que é a dieta detox, agora você vai conhecer os grandes benefícios que ela tem a lhe oferecer. Veja 6 efeitos positivos para o organismo que a nutriconista Thiara explicou sobre essa dieta.

  • Regulador intestinal: “auxilia a regular o intestino, pois aumenta a quantidade de fibras e água da sua alimentação.”
  • Auxilia o trato digestivo: “melhora da digestão, pois você exclui alimentos inflamatórios que causam azia e mal estar.”
  • Aumento da saciedade: quando você consome mais saladas variadas (cruas e cozidas) aumenta a quantidade de alimento do seu prato, lentificando o esvaziamento gástrico.” explica a nutricionista.
  • Eleva a imunidade: Thiara contou que “com a ingestão de frutas e vegetais damos, ao nosso corpo, a quantidade adequada de vitaminas necessárias, deixando-o mais resistente a vírus e bactérias.”
  • Elimina toxinas: “elas são acumuladas no organismo quando consumimos alimentos ultraprocessados, excesso de açúcar e gordura.”
  • Diminui o risco de doenças: “principalmente as cardiovasculares, pois recomenda-se a ingestão de peixes, gorduras boas como as encontradas nas oleaginosas.”

São muitos benefícios para se capturar da dieta detox, né? Com boas recomendações de cardápios do seu nutricionista, você só tende a ganhar ao escolher esse estilo de dieta. Confira, a seguir, quais são os riscos possíveis.

Riscos da dieta detox para a saúde

De acordo com Thiara, “não há risco nenhum! O que posso dizer é que o único risco é o de exagerar na diminuição drástica do aporte de calorias da alimentação diária. Uma dieta muito restrita pode trazer inúmeras consequências a longo prazo”, afirma. Por isso, sempre que possível, busque orientações de um profissional da área.

Cardápios para dieta detox

Agora que você já está por dentro do assunto sobre dieta detox, seus benefícios e riscos, confira 5 opções de cardápio detox que a Talitta Maciel (CRN-3 26504) nos trouxe! Lembrando que o recomendado é sempre consultar um profissional de nutrição para saber qual dieta detox é a mais indicada para você!

Cardápio para desintoxicar

iStock

Se seu intuito é desintoxicar de um fim de semana onde comeu muita besteira ou deseja apenas nutrir o corpo de forma saudável, confira essa dica de café e lanche da manhã.

Publicidade

Café da manhã: Suco detox (1 und folha de couve manteiga + 2 cm de gengibre + 1 rodela de abacaxi + 200 ml de água de coco + ½ xícara de talos de salsinha).

Lanche da manhã: 1 maçã aquecida com canela em pó + 1 colher de sobremesa de passas.

Cardápio detox para emagrecer

iStock

Está em busca de uma dieta detox que te ajude a substituir algumas refeições para emagrecer? Confira as opções abaixo! Lembrando que é muito importante se consultar com um nutricionista para fazer a dieta de maneira correta e obter os melhores resultados.

Café da manhã: Shake (200 ml de leite de amêndoas + 1 und maçã + 1 pitada de canela em pó).

Lanche da manhã: 2 colheres de sopa de chips de coco.

Cardápio para o sistema imunológico

iStock

O cardápio detox para auxiliar e fortalecer o sistema imunológico também é muito recomendado. Se o seu desejo é esse, confira as opções abaixo.

Café da manhã: Suco roxo (1 und folha de couve manteiga + 1 und beterra pequena + 1 und laranja 200 ml de água mineral).

Lanche da manhã: 10 und uvas congeladas.

Publicidade

Cardápio detox 3 dias

iStock

Quer realizar um detox de 3 dias para eliminar as impurezas do organismo? Talitta recomenda essas opções de café da manhã e lanche da manhã!

Café da manhã: Suco verde (1 und folha de couve manteiga + 2 cm de gengibre + 1 rodela de abacaxi + 200 ml de água de coco + 1 colher de sobremesa de psyllium, ½ xícara de talos de salsinha).

Lanche da manhã: 10 und uvas congeladas.

Cardápio detox 2 dias

iStock

Para quem deseja realizar o detox por apenas 2 dias, é possível repetir as duas opções de café e lanche da manhã seguinte:

Café da manhã: Suco verde (1 und folha de couve manteiga + 2 cm de gengibre + 1 rodela de abacaxi + 200 ml de água de coco).

Lanche da manhã: 2 colheres de sopa de chips de coco.

Gostou das ideias de cardápios da Talitta Maciel? Fortalecer o corpo da maneira correta é sempre o melhor caminho a seguir. E agora que você já compreendeu isso, no próximo tópico, confira algumas experiências com a dieta detox.

Experiências com dieta detox

Nada melhor do que saber sobre as experiências de pessoas que já experimentaram uma boa dieta detox, certo? Veja, a seguir, 3 experiências diferentes.

Publicidade

1 semana de dieta detox para enxugar

Taise vai te mostrar sua primeira semana de dieta detox. Ela comenta sobre o motivo que a levou a realizar essa prática, ressalta a importância de uma nutricionista para o processo e mostra como foi a sua alimentação em sua primeira semana de dieta.

5 dias de dieta detox para o corpo e mente

Confira 1 semana de desintoxicação com uma dieta detox. A Mi Alves explica o motivo de praticar essa dieta e mostra todos os pratos que ela ingeriu durante 5 dias. Ela revela como refletiu a prática em seu corpo e sua mente! Confira para saber mais e encontrar dicas valiosas com ela.

1 semana de dieta detox para desintoxicar

Acompanhe a dieta detox da Anita durante uma semana. Esse vídeo mostra o antes e o depois da prática desintoxicante. Confira todos os detalhes, dicas e relatos.

O que você achou das dicas e aprendizados sobre a dieta detox? Esse estilo de alimentação faz sempre muito bem para a saúde e deve ser feito com o acompanhamento de um nutricionista, não se esqueça! Quer conhecer outro estilo de dieta? Confira a dieta do ovo e seus benefícios!