Dieta de Claudia Raia exclui leite e carne vermelha

A dieta foi recomendada por conta das crises de enxaqueca constantes da atriz

Escrito por Letícia Greco

Claudia Raia como Livia, de Salve Jorge. Foto: Reprodução/Rede Globo

No ar como a vilã Lívia de Salve Jorge, Claudia Raia tem arrancado elogios do público, não só por sua atuação, mas pela ótima forma que exibe aos 46 anos. Além de queimar calorias com a dança, a atriz também passou por um processo de reeducação alimentar, que excluiu do cardápio leite e carne vermelha. Conheça mais sobre a dieta de Claudia Raia e veja seus benefícios e malefícios para o organismo:

Dieta do tipo sanguíneo

A dieta de Claudia Raia foi recomendada pela médica da atriz por conta de suas enxaquecas constantes, e não exclusivamente com a finalidade de emagrecer. A dieta do tipo sanguíneo, como é conhecida, é baseada em um grupo de alimentos que são melhores ou piores digeridos por determinado grupo sanguíneo.

Pessoas que têm tipo sanguíneo A, como é o caso da atriz, não digerem bem a lactose e a carne vermelha. Por isso, esses grupos de alimentos deixam resíduos no organismo que se transformam em toxinas, gerando problemas, como a enxaqueca.

O organismo sem carne vermelha

De acordo com a nutricionista Janaina Furtado, é preciso tomar certos cuidados ao excluir um alimento ou grupo de alimentos do cardápio diário. “Essa foi uma recomendação específica para Claudia Raia, que teve orientação médica e nutricional. No entanto, gosto de destacar que dietas para emagrecimento com restrições alimentares não devem ser feitas, pois a privação momentânea irá gerar resultados momentâneos”, explica.

Portanto, a recomendação é que se inclua a carne vermelha na dieta ao menos duas vezes na semana. “Sabe-se que a digestão da carne vermelha é mais demorada e que seu excesso pode levar a problemas no aparelho digestivo, mas é importante que haja consumo por conta dos nutrientes importantes nela contidos, como o ferro”, ensina a nutricionista.

Ainda de acordo com Janaina, ao contrário do mito popular, a carne vermelha, em si, não engorda: “o que faz engordar é o modo como ela é preparada”, ressalta. No entanto, boas opções para substituí-la são frango ou carne de porco. Os ovos também são fontes de proteínas, mas é necessário ter cuidado ao consumi-lo: “nós recomendamos que não se coma ovo com carne, pois ambos são fontes de colesterol”, explica Janaina.

O organismo sem lactose

Claudia Raia também tem uma dieta que exclui a lactose da alimentação. De acordo com a nutricionista, a lactose não ocasiona prejuízos ao organismo quando quem a consome não tem intolerância. “A lactose, que é uma proteína exclusiva do leite, não proporciona ganho de peso, por isso, não há necessidade de uma pessoa que não tenha intolerância a ela excluir o leite e seus derivados da alimentação”, ensina Janaina.

Uma vez no organismo, a lactose fornece energia para as células, aumenta a absorção e a utilização intestinal do cálcio presente no leite. “Ela só é considerada um malefício ao organismo somente quando a pessoa tem intolerância”, ressalta.

Conheça a dieta completa da atriz

Café da manhã

Um pote de iogurte desnatado, duas colheres (sobremesa) de aveia, uma xícara (chá) de frutas picadas (banana, morango, mamão, manga), um omelete com um ovo inteiro e duas claras.

Lanche da manhã

Sanduíche com duas fatias de pão integral light, uma fatia de queijo branco e um de peito de peru ou uma barra de cereais e oito amêndoas.

Almoço

Três colheres (sopa) de arroz integral, uma colher (sopa) de grão-de-bico cozido, um filé de frango grande, brócolis no vapor, um prato grande de salada (folhas, palmito, tomate-cereja, pimentão vermelho, erva-doce).

Lanche da Tarde

Uma bananinha sem açúcar + uma xícara (café) de sementes de abóbora ou girassol torradas ou um pote de iogurte light com duas colheres (sobremesa) de mix de cereais.

Jantar

Uma tigela de sopa de couve-flor (sem leite ou manteiga), um filé de salmão grelhado (120 g) com shimeji refogado.

Ceia

Gelatina light à vontade, um pote de iogurte light ou uma fatia de queijo branco com uma colher (chá) de geleia light.

Assuntos: Alimentação, Dietas

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