Dieta da linhaça

Tudo sobre linhaça, a sementinha que faz maravilhas pela nossa saúde

Escrito por Deborah Busko

Mesmo tão pequena no tamanho, a semente de linhaça traz grandes benefícios à saúde. Ela é considerada um alimento funcional, que nutre e ainda previne de doenças. Existem dois tipos de semente, a linhaça marrom e a linhaça dourada.

As duas possuem os mesmos nutrientes, mas a linhaça dourada apresenta maior quantidade de ômega-3 e ômega-6, que previnem doenças cardiovasculares, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir a retenção de líquidos.

A semente de linhaça também é rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem vitaminas A, E, B1, B6, B12, além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo.

Contém ainda um composto chamado lignana, que ajuda no equilíbrio hormonal feminino, alivia os sintomas da TPM, da menopausa e atua na prevenção do câncer de mama.

Linhaça para emagrecer

Por ser tão completa, a sementinha faz maravilhas pela nossa saúde e ainda é uma grande aliada para quem quer emagrecer com saúde e evitar o efeito sanfona. As fibras da linhaça espantam a fome e ajudam a controlar a compulsão alimentar, a sensação de saciedade faz com que a pessoa coma menos ao longo do dia.

A maneira mais proveitosa para consumir a linhaça e potencializar seus benefícios é triturar a semente no liquidificador. A farinha de linhaça pode ser acrescentada no arroz, feijão, nas frutas, sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, no preparo de bolos, pães, tortas, sopas.

Dieta da semente de linhaça

A dieta da semente de linhaça, desenvolvida pelas nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou bastante conhecida depois de ter sido apresentada no programa Globo Repórter, da Rede Globo.

Para aproveitar os benefícios da linhaça na luta contra a balança, basta acrescentar a farinha de semente de linhaça no cardápio diário. O ideal é consumir quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça todos os dias. Ou, como foi mostrado na dieta da linhaça do Globo Repórter, a medida de 2 de copinhos de café (aqueles de plástico mesmo), somente no café da manhã. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.

Vale lembrar que somente o consumo da linhaça não funciona para quem quer perder peso. É preciso manter uma alimentação equilibrada e com poucas calorias para sentir os resultados.

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