Diet, light ou zero?

Entenda as diferenças entre os produtos diet, light e zero

Escrito por Deborah Busko
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

As prateleiras dos supermercados estão cada vez mais cheias de novidades em alimentos para quem deseja fazer dieta, mas não quer abrir mão dos alimentos e nem do seu sabor original. Depois dos já conhecidos diet, light, surgiram os alimentos zero. Cada um desses tipos de alimento tem restrição de uma substância, mas tem teor de outra.

Um chocolate diet, por exemplo, não possui açúcar, mas a quantidade de gordura é a mesma dos chocolates comuns. Por isso, apenas consumir alimentos diet, light ou zero não é suficiente para quem quer emagrecer. Entenda as diferenças entre eles e aprenda a escolher o mais adequado para você.

Diet

Os produtos diet são indicados para pessoas que têm restrições alimentares a algumas substâncias, como os diabéticos, hipertensos e pessoas com problema de colesterol. São utilizados nas dietas em que é necessário o controlar o açúcar, sal, gorduras ou proteínas.

Light

Os produtos light contém sal, açúcar, gordura, e colesterol. O diferencial, é que os ingredientes dos alimentos light tem valores energéticos reduzidos em até 25%. São indicados para quem está fazendo dieta com restrição de calorias.

Zero

Os produtos zero são uma versão modificada dos originais e apresentam restrição ou isenção de algum nutriente como gordura, sódio e proteínas em sua composição. Eles não contêm açúcar e por isso, seu valor calórico é reduzido.

Para você