Dicas para você nunca ser demitida

Descubra quais atitudes devem ser evitadas no ambiente de trabalho e deixe a demissão bem longe

Escrito por Deborah Busko

Depois de dar duro para conseguir um emprego, é preciso ter postura e saber como agir para mantê-lo. Algumas atitudes podem ser prejudiciais para sua imagem profissional e por isso, é melhor evitá-las. Confira algumas dicas para nunca ser demitida.

Parece óbvio, mas tem gente que não leva em consideração uma dica essencial: ter pontualidade. Chegar atrasada ao trabalho demonstra falta de comprometimento. Para que isso não aconteça, deixe tudo organizado no dia seguinte, acorde um pouco mais cedo. Os dez minutinhos a mais de sono podem fazer diferença, nunca se sabe quando pode acontecer algum imprevisto. Caso se atrase, tente ligar para avisar.

Mentir ou contar desculpas esfarrapadas no ambiente de trabalho é péssimo. Se você não conseguiu terminar algo que precisava entregar, fez algo errado, assuma. Afinal, uma mentira não se sustenta por muito tempo e ninguém gosta de ser enrolado ou passado para trás. Peça desculpas e se esforce para que isso não se repita.

Acontece nas melhores empresas, sempre tem fulano que não gosta de beltrano, as indiferenças e desentendimentos. Mas fique fora do jogo da fofoca, evite as conversinhas e boatos. Um comentário inocente pode ser distorcido por alguém, ganhar proporções enormes e se transformar em intriga. Portanto, evite.

Entre as dicas para evitar a demissão não podemos deixar de citar que se sua empresa permite o acesso às redes sociais como Orkut e Twitter, é preciso saber usar com cautela. Caso seja proibido, respeite. O número de pessoas demitidas por mau uso da internet em horário de trabalho só aumenta.

Controle também o uso do telefone, evite resolver assuntos pessoais ou ficar de fofoca com as amigas. Se precisar resolver algo por telefone, peça licença e saia por alguns minutos. De preferência, faça isso pelo celular, deixe para a hora do almoço ou para depois do expediente.

Você pode até achar que seu superior não é lá tão competente para estar ocupando tal cargo, mas guarde a opinião para você e respeite a hierarquia. Tentar passar por cima da ordem de alguém simplesmente porque você não concorda com algo pode acabar em demissão. Seja cordial com todos e também demonstre flexibilidade. Saber usar as oportunidades a seu favor e trabalhar em equipe também são ótimas maneiras de ganhar credibilidade no trabalho e não ser demitida.

Para você