Dicas para sua ceia de Natal ser um sucesso

Conheça os segredos para organizar uma ceia natalina bonita e de dar água na boca

Escrito por Andressa Dias

Foto: Thinkstock

Quando você decide receber convidados em sua casa para uma ceia de Natal, certamente um dos pontos chave é proporcionar a essas pessoas momentos felizes com boa comida e bebida em um ambiente agradável.

Se você decidiu que esse ano a ceia natalina ou mesmo o almoço de Natal será feito por você, é importante tomar algumas medidas para que tudo dê certo e que a ceia seja inesquecível e agradável para seus convidados.

Se você é solteira, arraste as amigas para te ajudar nessa missão. Se tem um companheiro, peça ajuda a ele também. Se você tem filhos, inclua eles na brincadeira!

Toda ajuda é bem vinda, especialmente no dia, mas o dever de cada um deve ser muito bem esclarecido e organizado, senão você corre o risco de ter mais gente atrapalhando do que ajudando na organização.

A seguir você confere algumas dicas primordiais para arrasar na véspera ou no dia de Natal com uma linda ceia ou almoço comemorativo:

1. Defina o número de convidados

Nem sempre é fácil saber o número exato de pessoas que virão ao evento, mas planejar ao menos um número aproximado de convidados é essencial para calcular quanto de comida e quanto de bebida você precisa preparar e comprar para servir. Tente confirmar com certa antecedência quem realmente comparecerá à ceia, assim fica mais fácil planejar tudo.

2. Planeje quais pratos e bebidas vai servir

É imprescindível saber exatamente o que você vai cozinhar ou servir e quais bebidas vai oferecer aos convidados para poder planejar a logística da refeição: comprar ingredientes, estabelecer os horários em que vai cozinhar e assim por diante. Não se esqueça de considerar que a alimentação de alguns convidados pode exigir pratos diferenciados (alérgicos, intolerantes à lactose, vegetarianos, crianças, idosos etc). Por isso é importante ter opções diferenciadas na sua mesa.

3. Faça uma lista de compras

Prepare a lista de compras baseada no que você definiu como pratos e bebidas da ceia. Se possível, leve alguém para te ajudar nas compras, especialmente se você for comprar muita coisa. Uma ideia é usar o serviço de entrega do supermercado e comprar as bebidas de uma distribuidora, assim você poupa um pouco do seu esforço.

4. Decore a casa com tema natalino

Criar um ambiente apropriado para a ceia de Natal inclui decorar com objetos relacionados a esta festividade. Monte uma árvore de Natal, coloque uma guirlanda na porta, decore com pisca pisca, enfim – traga o clima natalino para o seu lar para receber seus convidados em grande estilo.

5. Planeje a decoração da mesa de Natal

A decoração da mesa pode ser simples, mas precisa ser caprichada. Aposte em mini árvores de Natal de mesa, uma bela toalha e guardanapos temáticos ou vermelhos. Se quiser incrementar a decoração, use mini velas e espalhe glitter dourado pela toalha para dar um toque especial.

6. Faça uma “to-do list” para a véspera

Com uma semana de antecedência ou mais, prepare uma lista de coisas “a fazer” na véspera de Natal ou no dia do almoço. Essa lista é importante para que você não se esqueça de nada e pode incluir tarefas como: buscar as bebidas em uma distribuidora, horário e tempo de cozimento de cada prato, entre outras tarefas que acabam ficando para fazer no dia em si.

7. Sirva petiscos antes da ceia

Quando se convida pessoas para uma refeição, nem sempre todas chegam ao mesmo tempo e nem sempre está tudo pronto na hora que os convidados chegam. Para deixar seus convidados à vontade, sirva drinks aperitivos e sucos acompanhados de mix de cereais salgados, como nozes, amêndoas e pistache.

8. Relaxe! Aproveite a ceia com seus convidados

O mais importante de todos os passos para a sua ceia ser um sucesso é aproveitar o momento. Relaxe e curta esse tempo com os seus amigos e/ou familiares. Uma anfitriã alegre que não se deixa levar pelo nervosismo de fazer tudo da melhor maneira é uma boa anfitriã.

Assuntos: Organização

Para você