Dicas para praticar exercícios em família

Confira diferentes sugestões para a prática de atividade física em conjunto no ambiente familiar

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Sabe-se que a prática de exercícios é fundamental para uma boa saúde e que o prazer em praticar atividades físicas começa na infância. Mas, incentivar a prática de exercícios em família, que envolva tanto crianças quanto adultos, pode ser um grande desafio.

Por outro lado, pode ser fonte de muita diversão e saúde. Além disso, pode ser uma maneira interessante de unir duas atividades prazerosas: a prática de exercícios e os momentos compartilhados e vividos em família. Sendo assim, confira dicas para praticar exercícios em família e aproveite os benefícios.

Aposte no vídeo game

Muitos pais acreditam que o vídeo game pode não ser um estímulo à prática de atividades físicas. No entanto, as versões mais modernas desse tipo de jogo, que contam, além de outras opções, com jogos esportivos virtuais, podem ser uma ótima opção para encorajar que pais e filhos movimentem-se juntos de uma maneira divertida. Além disso, o vídeo game é um forte atrativo para as crianças, podendo ser o primeiro passo que motive os pequenos a aderirem aos exercícios.

Organize uma caça ao tesouro

Toda atividade que envolve competição pode ser muito interessante tanto para adultos, quanto para crianças e adolescentes. Por isso, vale a pena organizar uma caça ao tesouro, na qual os participantes precisem procurar pistas para encontrar o tesouro dentro do menor tempo possível; que envolva pais, amigos, vizinhos, crianças e adultos.

Trata-se de uma opção interessante para reuniões de família e de amigos que pode trazer muita diversão e motivação para as atividades que envolvem movimento.

Organize um evento esportivo para as crianças

Outra opção interessante para envolver adultos e crianças na prática de esportes é a organização de um evento esportivo, como uma Copa do Mundo ou Olimpíadas em Família. A ideia é dividir a família em times para que pratiquem o esporte que preferirem durante intervalos de no máximo 30 minutos. O interessante é envolver tanto adultos quanto crianças, o que pode garantir, além de exercícios intensos, boas risadas.

Dance

Outra sugestão muito divertida é dançar em família. A dança pode ser uma maneira interessante de explorar os movimentos do corpo e de unir pais e filhos. Além disso, é uma das atividades físicas preferidas das crianças pequenas.

Retome as brincadeiras clássicas

As crianças gostam de ser desafiadas. Por isso, faça brincadeiras que estimulem isso, como esconde-esconde, pular corda e amarelinha. São opções interessantes, pois, além de retomar as brincadeiras tradicionais, praticadas também pelos pais quando crianças, não gastam nada, só energia.

Aproveite o fim-de-semana

Fim-de-semana foi feito para quebrar a rotina. Por isso, aproveite-o. Saia de casa e opte por atividades ao ar livre, boas opções para que crianças e adultos se movimentem. Passem o dia no parque e encorajem os pequenos a se divertirem nos playgrounds e levem bicicletas para que todos possam andar. Caso a família more em uma cidade litorânea, opte por passar o dia na praia, onde atividades como frescobol, futebol, vôlei e corrida podem ser intensamente praticadas.

Assuntos: Boa forma, Fitness

Dicas pela Web
Comentários