Dicas para organizar suas fotos nas redes sociais

Aprenda a organizar suas fotos nas redes sociais para manter uma boa reputação virtual

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

As redes sociais são fonte de entretenimento e informação, mas também são muito utilizadas, propositalmente ou não, para observação e análise de perfis psicológicos das pessoas com quem convivemos. Cuidar do que se compartilha nestes canais é importante para evitar mal entendidos sobre o que somos ou pensamos, e, como as imagens podem dar margem a uma interpretação mais ampla, ter atenção com as fotos publicadas é fundamental.

A Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, realizou recentemente uma pesquisa que comprovou que os internautas se importam mais com as imagens publicadas por outros usuários nas redes sociais do que com conteúdos em outros formatos.

O estudo tinha o objetivo de identificar qual o fator determinante para uma formar uma opinião sobre alguém em uma rede social e usou como ferramenta a plataforma criada por Mark Zuckerberg, o Facebook. Dentre os 195 estudantes pesquisados a maioria considerou mais relevante para interpretação e avaliação as fotos do que os textos de descrição de perfil.

Além disso, os participantes da pesquisa fizeram julgamentos de valor sobre diferentes imagens, classificando perfis com fotos de festas ou reuniões de amigos como de pessoas extrovertidas e perfis com fotos de pessoas sozinhas em parques, como de pessoas tímidas.

Outro aspecto comum nas avaliações foi o fato de que somente os perfis das pessoas consideradas mais tímidas e os que continham fotos com algum elemento estranho ou negativo não tiveram os conteúdos textuais ignorados, ou seja, as pessoas buscaram mais informações antes de formar uma opinião.

Para não arriscar transmitindo conceitos errados sobre a expressão da sua felicidade, sucesso e sociabilidade nas redes sociais, seguem algumas dicas de como organizar suas fotos e manter uma boa apresentação:

Sem superexposição

Tornar pública sua rotina pessoal e profissional, reproduzindo-as, sem economia de detalhes, para pessoas com os quais não se mantêm um nível de relacionamento que comporte essa conduta é inadequado e considerado desagradável para muitos.

Para zelar pela imagem como se quer ser visto e lembrado, evitando deslizes que possam estragar a reputação virtual, um dos cuidados fundamentais é não descarregar as fotos da câmera ou do celular diretamente nas mídias sociais sem selecioná-las.

Seleção de qualidade e edição

Para fazer bem a seleção das imagens a serem publicadas nas redes sociais, deve-se observar detalhadamente as fotos, evitando fotos que estejam borradas, com iluminação ruim ou com detalhes constrangedores para alguma pessoa. Este último ponto é fundamental, pois quem expõe outras pessoas a constrangimentos, perde o respeito das pessoas e pode sofrer com a mesma falta de solidariedade.

Tome cuidado também na hora de fazer ajustes em editores de imagem como o Photoshop, não o faça se não conhecer direito o software, pois utilizar este recurso e não deixar ‘vestígios’ da manipulação é importante para evitar passar vergonha.

Temas e ordem

Outro aspecto que é necessário ter atenção é a forma como distribuímos nossas informações imagéticas. Criar álbuns separados por temas e colocar as fotos nestes em ordem cronológica torna mais interessante a experiência que o visitante do seu perfil tem ao buscar informações sobre o seu passado e presente.

Público adequado

Como tudo que se posta nas redes sociais é atualizado em tempo real para as outras pessoas, evite embaraços cuidando da privacidade: ao criar um álbum de fotos, configure-o para que num primeiro momento só você veja o conteúdo, faça todos os ajustes e só depois libere o acesso para outras pessoas que você avalie adequadas – seja cuidadosa principalmente se tiver crianças entre seus contatos.

Deslizes nas redes sociais são muito comuns, por isso é fundamental a atenção. Tomando os cuidados necessários, estes recursos tecnológicos podem ser desfrutados com tranquilidade e proporcionar a oportunidade de mostrar seu brilhantismo e fazer a diferença para o mundo.

Para você