Dicas para organizar os arquivos no computador

Saiba como acabar com a bagunça do seu computador com algumas dicas valiosas

Escrito por Danielle Bianchi

Foto: Thinkstock

Com a falta de tempo no dia-a-dia, a preocupação com a organização fica de lado. Principalmente ao falar da organização dos arquivos no computador. Na hora de salvar algum arquivo, não nos preocupamos em colocar o título adequado, na pasta adequada não é mesmo? Pode parecer complicado, mas na prática fica bem mais fácil de localizar os arquivos quando as pastas estão organizadas de acordo com as suas necessidades.

Alguns itens básicos e necessários podem tornar sua vida e seu computador muito mais organizados. As pastas são uma das melhores opções. O mais indicado é deixar ou nos documentos, ou na área de trabalho uma pasta com seu nome para depois subdividi-la. A organização pode ser feita de quatro maneiras diferentes.

Documentos

Cada pessoa se adéqua à sua profissão na hora de organizar as pastas de arquivos. O mais indicado é sempre mantê-los separados por temas e não se esquecer de salvá-los com palavras chaves.

Por exemplo: Se o seu trabalho é com moda, é legal criar uma pasta com o nome moda e subpastas para dividir os temas. Documentos / moda / vestidos para festa / paetê.

Imagens

As imagens também podem ser separadas por temas. Porém, se o computador usado para trabalho também for o mesmo de uso pessoal, o mais indicado é separar em duas partes. Por exemplo: Pasta trabalho, tema moda e subpasta vestido para festas. Imagens / trabalho / moda / vestidos para festa / paetê. Se for para uso pessoal, utilizar uma pasta com o nome “Pessoal”, por exemplo, e criar pastas por eventos, ou datas. O nome vai da sua escolha e da maneira que você acha mais fácil de ser encontrada. E ao salvar imagens da web, sempre se lembrar de colocar uma palavra chave e de preferência já salvar na pasta adequada.

Músicas

Existem várias maneiras de organizar as músicas no seu computador. O mais indicado e mais fácil para localização é por meio de artistas, e assim se forem vários álbuns você coloca cada um dentro de cada pasta de artista. Se forem apenas músicas aleatórias o mesmo pode ser feito. Esse sistema facilita na hora de ouvir, se quiser ouvir apenas músicas de um artista específico é só selecionar a pasta.

Vídeos

Dentro da parte dos vídeos englobamos vídeos particulares, de trabalho, filmes, vídeo clipes e outros. Vale a pena separar as pastas também de acordo com o que você mais utiliza. Se você trabalha bastante com a produção de vídeos, a divisão pode ser feita conforme foi dito nas imagens com palavras chaves. Se os vídeos forem apenas arquivos pessoais, a divisão pode ser feita por filmes, séries, particulares e outros.

Se o seu computador não suporta ter todos os arquivos armazenados, uma dica é utilizar um HD externo. Ele serve como um HD de computador, mas é móvel e não ocupa a memória do seu computador. Os pen drives, CDs e DVDs também podem ser uma ótima opção.

Desktop

Outro ponto que merece atenção é o desktop, ou área de trabalho, onde os ícones ficam armazenados. Procure não aglomerar arquivos neste espaço, ele serve como atalho para que você abra mais rápido os programas que usa e não como pasta para armazenar arquivos. Se desejar, agrupe os ícones conforme a frequencia ou tipo de uso (trabalho, lazer, etc).

E lembrem-se sempre de salvar os arquivos da web direto nas pastas específicas. Facilita muito na hora da procura.

Assuntos: Organização

Dicas pela Web