Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Noiva em fúria! 7 dicas para não enlouquecer antes do casamento

Não deixe o nervosismo tomar conta de você, siga as sete dicas e se mantenha calma e linda para aproveitar o seu dia

em 26/11/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Momentos que antecedem o casamento deixam qualquer noiva ensandecida. Muitas preocupações, muitas dúvidas e aquela ansiedade sem fim para que a tão sonhada data chegue logo. São dias em que a noiva passa apenas pensando na sua data e imaginando se tudo dará certo e ocorrerá como ela sonhou.

Para a psicóloga da clínica Vivencialle, Dra. Letícia Guedes, todo esse sentimento de nervosismo e ansiedade é absolutamente normal para uma noiva que está a alguns dias de seu casamento.

“Geralmente os preparativos iniciam-se um ano antes e esta expectativa acaba sendo um tanto quanto desgastante, pois há muitos detalhes envolvidos. Somado a isso, há o fato de o casal tornar-se, a partir do casamento, independente tanto emocionalmente quanto financeiramente, portanto a saída da casa dos pais é o início de diversas responsabilidades e isso acaba causando ansiedade”, detalha.

Pensando nesses momentos de ansiedade, a psicóloga criou um atendimento clínico específico para as noivas às vésperas de seu casamento com sessões que auxiliam a noiva a controlar o nervosismo e aproveitar mais os preparativos e o dia de seu casamento. Seguindo as dicas da psicóloga, foi feita uma lista com as sete dicas que você pode seguir para se manter mais controlada:

1. Peça ajuda para os preparativos finais

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Mesmo para aquelas noivas que gostam de providenciar tudo sozinhas, é importante que, nos momentos finais, seja contratado alguém ou conte com a ajuda de algum familiar ou amigo para se responsabilizar pelos detalhes finais. Para a Dra. Letícia, as noivas que querem tomar conta de tudo acabam ficando sobrecarregadas e, por isso, se tornam mais estressadas e ansiosas.

No dia do casamento, a noiva deve se preocupar apenas em se aprontar e ficar bonita para o seu dia. Os preparativos finais, como detalhes da festa e alguns imprevistos de última hora, devem ficar à cargo de alguém que não tenha tanto envolvimento com o casamento e que possa tomar as decisões certas.

2. Pratique atividades físicas

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Qualquer atividade que tire o foco do casamento é imprescindível nos momentos finais. A Dra. Letícia sugere que as noivas pratiquem alguma atividade física. É interessante que pratiquem alguma atividade física para manter o corpo relaxado e a mente sob controle”, afirma.

A atividade física será o momento em que a noiva irá extravasar e liberar todas as preocupações. Além da endorfina que é liberada durante a atividade, que servirá como um calmante para livrar a noiva de toda a tensão do momento.

3. Compartilhe as decisões com o noivo

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

A noiva não deve tomar conta de tudo sozinha. A participação do noivo é necessária em todos os momentos que envolvem a preparação do casamento. Ao compartilhar decisões, a noiva tira de suas costas uma grande responsabilidade e ter o noivo ao lado para ajudá-la é sempre uma maneira de se manter mais calma.

Nos dias que antecedem o casamento, isso influencia ao deixar a noiva mais calma por saber que as decisões foram compartilhadas e que, portanto, tudo está do jeito que ela e seu noivo quiseram, refletindo a personalidade de ambos. Se algo der errado, ela também sabe que não será apenas por culpa dela, já que o noivo também estava envolvido.

4. Pratique atividades que tirem o foco do casamento

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Para a psicóloga, os noivos estarem focados apenas nos preparativos do casamento pode trazer muita tensão ao casal. “Portanto, como uma forma de desfocar a atenção apenas neste tema, qualquer coisa que ajude os noivos a se desligarem dos preparativos os ajudarão a relaxar.”

Passeios, ida ao cinema, teatro, jantares, reunião com os amigos. Tudo isso deve fazer parte da rotina que antecede o casamento para que o casal, além de tirar o foco do casamento, possa ter momentos divertidos juntos. Isso também é ótimo para que o casal se mantenha conectado e evitem brigas por conta dos preparativos.

5. Prepare um dia de noiva completo

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Mesmo que não esteja incluído no orçamento do casamento um dia de noiva completo, faça-o em casa. Para a Dra. Letícia, há algumas atividades bastante simples que ajudam a deixar a noiva bastante relaxada no dia de seu casamento. Algumas dicas importantes são os exercícios de respiração, uma massagem relaxante, ouvir uma boa música, se desligar de notícias ruins e não se responsabilizar por organizar detalhes e acontecimentos inesperados deste dia é o ideal”, resume.

Para ter um dia perfeito, é importante que a dica um seja seguida e que todos esses detalhes e imprevistos finais não cheguem à noiva. É melhor não ter acesso a algum detalhe do casamento que não saiu como o esperado, afinal de contas os noivos serão as últimas pessoas que irão solucionar o problema”, alerta a psicóloga.

6. Mantenha uma alimentação equilibrada

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Uma alimentação correta e com os nutrientes certos vai deixar a noiva mais calma e menos estressada. Além disso, evitará preocupações de última hora como espinhas, cabelo ressecado e gordurinhas indesejadas.

Alguns alimentos também ajudam a controlar a ansiedade e podem servir como calmantes naturais. Invista em uma dieta que os inclua para manter o nervosismo controlado. Frutas cítricas, leguminosas, carnes e peixes são ótimos para esse momento.

7. Faça um bom planejamento e siga-o à risca

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Ter um bom planejamento e o seguir ajuda a não ter preocupações de última hora, como falta de dinheiro ou preparativos que deveriam ter sido providenciados antes. Tudo que puder ser organizado anteriormente, de preferência com meses de antecedência, elimina responsabilidades e deixa os noivos mais tranquilos.

Caso você esteja fazendo um casamento de última hora, o planejamento é ainda mais indispensável. Divida as tarefas com o noivo e faça um pouco a cada dia, para que consiga chegar no dia com tudo pronto e você possa aproveitar o seu dia sem preocupações.

A melhor dica é você se controlar e pensar positivo. Você se planejou, organizou tudo como sempre sonhou, dividiu responsabilidades, pode ter certeza que tudo sairá como o esperado e, caso haja algum imprevisto, haverá uma pessoa de sua confiança que cuidará para tudo dar certo. Curta esse momento que é só seu e fique linda e super tranquila para aproveitar o dia do teu tão sonhado casamento.

Comentários
Dicas relacionadas