Dicas para manter a forma no inverno

Deixe a preguiça de lado e fuja das tentações da cozinha para ficar com o corpo em dia durante a estação mais fria do ano

Escrito por Alessandra Busko

A combinação perfeita para aproveitar o friozinho parece ser ficar o dia todo embaixo das cobertas, saborear uma boa comida e se entregar de vez à preguiça. Isso é o que todo mundo deseja, mas não é o mais indicado e muito menos a forma mais saudável de encarar as baixas temperaturas.

Mesmo nos dias mais frios, é preciso movimentar bastante o corpo, ter uma alimentação equilibrada e sem exageros para manter a forma no inverno sem ficar se preocupando com a balança.

Alimentação equilibrada

Procure fazer uma dieta equilibrada e sem exageros. Consuma bebidas quentes como o chá, que possui baixas calorias e sabores para todos os gostos. Outras opções são o chocolate quente, café e o cappuccino, mas dispense a tentação dos complementos de chantilly, creme de leite e tome cuidado para não abusar do açúcar. Prefira o uso de adoçante ou pouca quantidade de açúcar e prefira o leite desnatado.

Tenha um cardápio rico em frutas, verduras, legumes, carnes magras, peixes e cereais integrais. Por ser mais difícil de consumir legumes frescos nos dias de inverno, invista nos refogados e opte por consumir as frutas em forma de sucos ou vitaminas. O consumo de água também é essencial para manter o funcionamento do organismo e hidratar o corpo.

Para refeições quentes, prepare receitas leves e sem muita gordura, como as sopas e canjas nutritivas, sempre com temperos naturais, alimentos ricos em proteínas e com apenas um tipo de carboidrato. Modere na quantidade de creme de leite e dos pães acompanhando a refeição.

Para as receitas mais elaboradas se tornarem menos calóricas, prefira molhos não muito pesados e mais naturais preparados com ingredientes light, leite desnatado e pouco sal. As carnes vermelhas e de aves devem ser grelhadas e sem muita gordura.

Por mais que seja muito prazeroso e tentador, o consumo de doces deve ser controlado ao máximo, pois o açúcar é o principal inimigo das dietas.

Pratique exercícios

A falta de vontade é grande, mas é preciso criar coragem e movimentar o corpo até mesmo nos dias mais frios. Pratique exercícios diariamente, seja através de uma caminhada, corrida, pedalar pelo parque, fazer aulas de hidroginástica, pilates, musculação ou até mesmo fazendo exercícios em casa.

Assuntos: Corpo, Inverno

Dicas pela Web
Comentários