Dicas para limpar a piscina

Realizar pequenas limpezas com frequência pode evitar maiores desconfortos na hora de limpar a piscina

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Ter uma piscina em casa pode ser uma opção de lazer muito relaxante e refrescante, mas pode dar muito trabalho também, principalmente quando o assunto é limpá-la.

No entanto, dedicar algumas horas por semana para a manutenção da limpeza e utilizar as ferramentas adequadas de maneira correta podem tornar o trabalho menos árduo e entediante. Confira dicas que vão ajudá-la na limpeza da piscina.

Limpe o entorno da piscina com frequência

O primeiro passo para manter uma piscina sempre limpa é eliminar a sujeira e os resíduos acumulados no entorno dela. Retire folhas, galhos e outros resíduos que possam ter sido acumulados próximo à borda. Ao varrer o entorno da piscina, faça-o no sentido oposto à água, para evitar um maior acúmulo de sujeira dentro da piscina.

Após retirar o excesso de sujeira, aplique produtos especializados para a limpeza das bordas e, com a ajuda de uma esponja, limpe-as. Procure fazer a limpeza das bordas com freqüência, trabalho que deve ser mais intenso no verão, já que o uso da piscina é maior.

Verifique o filtro

Outra dica é verificar o filtro, normalmente localizado no fundo da piscina. O filtro deve ser mantido limpo para garantir o bom funcionamento do sistema de sucção e a limpeza da água.

Atente-se para a cor e o aspecto da água

A água pode ficar esverdeada pela presença de algas ou a falta de tratamento e manutenção da sua piscina. Para solucionar o problema, escove as paredes da piscina para eliminar quaisquer tipos de algas que possam estar presentes e faça a limpeza da água com produtos específicos para a eliminação de algas.

Água gordurosa – a água da piscina pode apresentar uma aparência gordurosa por causa do uso excessivo de bronzeador e protetor solar ou ainda devido ao funcionamento inadequado da coadeira do filtro. Para solucionar o problema, faça a cloração da água e verifique a coadeira do filtro.

Já a água marrom indica a presença de materiais em suspensão ou uma grande quantidade de matéria inorgânica, como argila e poeira. Geralmente isso acontece quando a água não é filtrada diariamente. A solução, neste caso, é fazer uma decantação e aspirar o fundo da piscina.

Como aplicar o cloro

O cloro é uma das principais substâncias utilizadas na limpeza da piscina, por isso, é fundamental aplicá-lo de maneira eficaz. Para isso, antes de aplicá-lo, faça a análise dos parâmetros da piscina (alcalinidade, pH, ácido cianúrico e cloro livre) e ajuste-os, quando necessário. Dilua o cloro em um recipiente fora da piscina e então espalhe o produto em toda a superfície. Filtre e refaça a análise dos parâmetros.

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web