Dicas para férias em família mais tranquilas

Confira algumas sugestões de como planejar suas férias em família e como evitar que imprevistos estraguem o passeio

Escrito por Andressa Dias

Com a chegada do inverno e proximidade das férias escolares do meio do ano, muitas famílias já se preparam para viajar. Porém, para que as férias sejam bem aproveitadas para diminuir as chances de que imprevistos estraguem o passeio, é importante atentar para alguns detalhes.

Um dos aspectos mais importantes a ser considerado nas férias em família é o orçamento disponível. Faça as contas e veja o quanto você poderá usar. Depois, adapte o roteiro e a programação ao que você pode pagar. Desta forma você pode relaxar durante esse tempo sem ficar pensando na dívida que fez para viajar.

Outro ponto importante que deve ser verificado e decidido com antecedência para garantir férias em família mais tranquilas é o local onde vocês pretendem passar os dias de lazer. Converse com a sua família e procurem chegar a um acordo. Porém, se cada um quiser ir a um lugar diferente, vocês podem combinar para que cada um decida o local em cada época de férias.

Quando já tiver o local definido, confirme quantos dias longe das atividades de rotina todos terão. Assim, você pode se planejar melhor quanto à estadia e dependendo do local, é possível alugar uma casa ou apartamento se optar por não usar os serviços de um hotel hotel. Seja como for, é importante ter isso definido ao menos um mês antes da viagem para não correr o risco de ficar sem hospedagem às vésperas das férias.

Além disso, é importante considerar todos fatores em relação ao local e período escolhido para que ninguém tenha problemas. Por exemplo, famílias com crianças de colo podem optar por viajar a lugares mais próximos, sem precisar pegar ônibus ou avião e ficar menos dias e em contrapartida, compensar com dias intensos de bastante atividade.

Ao planejar suas férias em família, faça um checklist de tudo que é essencial para cada membro. Peça ajuda aos filhos, marido e demais parentes que irão participar da viagem, isso pode facilitar e tornar a atividade divertida.

Sair em férias com a sua família necessita de algumas “regras” e definição de atividades a cada um. Por exemplo, combinem de nunca ficar afastados um do outro e de sempre avisar ou perguntar antes de se distanciarem. Você pode também combinar com seus filhos que cada um deve arrumar sua própria cama durante a estadia no local escolhido.

Durante as férias, tome cuidado com passeios muito longos ao sol para evitar queimaduras e possíveis incômodos. Atente-se ainda as comidas que vocês vão consumir durante as férias, afinala ninguém quer ter uma alergia ou intoxicação alimentar durante este período de descanso. Verifique ainda a situação das vacinas de todos da família e se é necessário tomar mais alguma para ir ao local onde pretendem.

Prepare-se para encontrar diversas condições climáticas. Pode ser que você esteja indo para uma região quente, mas se esta região for atingida por uma frente fria, você precisará estar pronta para se adaptar.

Outra dica para férias em família mais tranquilas é que você deve sempre ter um plano B. Pode ser que vocês cheguem à praia e esteja chovendo. Se você tiver filhos pequenos, sabe que eles ficarão muito agitados se estiverem dentro de um quarto de hotel ou apartamento e por isso, é essencial que eles tenham atividades alternativas como livros para colorir ou filmes divertidos.

O que é especial sobre as férias em família é poder aproveitar este tempo em conjunto e se divertirem juntos. Afinal, durante a correria do ano é mais difícil ter dias inteiros para passar com as pessoas queridas. Por isso, planeje sua viagem com antecedência e considere estas sugestões para que suas férias em família sejam mais agradáveis.

Assuntos: Família

Dicas pela Web