5 dicas para evitar as dores nas costas causadas pela jardinagem

Alongar o corpo, se hidratar e fazer pequenas caminhadas são hábitos que ajudam a aliviar as dores nas costas causadas pela jardinagem

Escrito por Mariana Bueno

Foto: Thinkstock

Cuidar do jardim é uma atividade prazerosa e saudável, mas sem alguns cuidados necessários pode se tornar desgastaste e até mesmo prejudicial. A coluna é a parte do corpo que acaba sofrendo mais, já que a tarefa exige que se passe muito tempo numa posição nem sempre confortável.

Por isso, se você é fã de jardinagem, gosta de plantar flores ou alimentos, adubar, arrancar as ervas daninhas e se dedicar a outros afazeres no jardim, fique atenta às dicas para não ter nenhum problema:

1 – Levante-se muitas vezes

Ficar muitas horas abaixada não é bom para a coluna. Por isso, levante-se a cada cinco minutos, dê uma volta e alongue seu corpo. Ficar muitas horas na mesma posição prejudica o seu corpo em diversas situações do dia a dia, como no trabalho ou faculdade.

2 – Beba água

Além de manter seu corpo hidratado, o que é sempre importante, a água ajuda a manter as articulações e o tecido conjuntivo devidamente lubrificados e evita rigidez no pescoço, joelhos duros e articulações doloridas. Quanto mais hidratado você estiver, melhor vai conseguir se mover, evitando assim as dores.

3 – Estique-se

O trabalho no jardim exige uma posição não muito confortável, com joelhos dobrados, quadris flexionados e coluna curvada, o que pode causar dores ou até problemas musculares mais sérios. Por isso é importante tirar um tempo para se alongar e esticar os músculos. Tenha em casa uma esteira ou faça o alongamento sobre um tapete, todos os dias antes e depois de fazer suas tarefas de jardinagem.

4 – Respire profundamente

Ao respirar o ar fresco, você dá ao corpo um impulso energizante e estimulante. Inspirar e expirar profundamente várias vezes seguidas refresca o corpo e a mente, ajudando a manter o foco na tarefa e dando mais energia. Além disso, ajuda a queimar gordura e favorece a perda de peso.

5 – Exercite-se

Praticar uma atividade física vai te beneficiar de modo geral, com bem estar e saúde. Se o seu corpo estiver bem treinado, fortalecido e alongado através de um exercício físico regular, você terá menos chances de sofrer com dores durante ou após a jardinagem. Uma boda dica para quem quer começar a se exercitar é apostar na hidroginástica ou na ginástica funcional.

Cuide não só das plantas, mas também do seu corpo. Assim você terá saúde para colhê-las, regá-las e podá-las todos os dias.

Dicas pela Web