Dicas para combater o estresse

Conheça hábitos diários que ajudam a espantar o estresse

Escrito por Alessandra Busko

O estresse tem sido um grande vilão na rotina feminina. Uma vida cheia de pressões, preocupações e ansiedades acaba causando sintomas físicos, emocionais e mentais. Com isso, podem surgir vários tipos de problemas como a tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares, que acabam prejudicando e incomodando no dia-a-dia.

Esses sintomas muitas vezes não são percebidos, mas com o decorrer do tempo se tornam mais evidentes através de complicações mais sérias como pressão alta, problemas digestivos, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, dor de cabeça, azia, queda de cabelo, irritações na pele, gripes frequentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva e tensões musculares que podem levar a dores nas costas, ombros e pescoço. O estresse se manifesta de formas diferentes, pode ser temporário para algumas pessoas ou duradouro para outras, isso depende equilíbrio emocional e afetivo de cada uma. Com alguns hábitos diários é possível combater o estresse.

Xô, estresse!

No trabalho, mesmo com a correria e com as atividades que precisam ser realizadas diariamente, é preciso manter sempre a calma e controlar a ansiedade. Fazer tudo dentro dos seus limites e ter autocontrole é essencial, assim seu trabalho rende mais e você não prejudica seu humor ao longo do dia.

Em casa, tente relaxar, faça coisas que te dão prazer e alegria. Procure sempre fazer programas com a família, com os filhos ou amigos, para distrair e esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia.

Durma cedo e procure descansar o suficiente para acordar bem disposta. Tenha uma boa alimentação, pratique atividades físicas. Faça viagens para lugares calmos e tranqüilos, de preferência para lugares onde você possa ter contato com a natureza. Escolha um dia da semana e saia com seus amigos para se divertir, jogar conversa fora ou dar risadas, procure algo que você realmente goste de fazer, um hobby ou um passatempo para praticar nas horas vagas.

Tenha um momento seu, tire férias periodicamente para descansar a mente, escute músicas que te agradem e em algumas situações de nervosismo, respire fundo e tente manter a calma. Assim você poderá evitar o estresse e ter uma vida calma e saudável.

Para você