Dicas para aproveitar as festas de final de ano estando grávida

O período de festas altera a rotina de qualquer pessoa, mas as gestantes devem ter cuidados especiais para aproveitar melhor este período

Escrito por Daniela Azevedo

Foto: Thinkstock

Fim de ano é tradicionalmente a época de esperar. Esperar que o ano termine bem, que o ano que se inicia seja melhor do que o que se encerra, e que muitas coisas boas aconteçam. Mas enquanto a maioria das pessoa espera a chegada do Papai Noel, algumas mulheres aguardam ansiosas por uma outra visita, a da cegonha.

Enfrentar as festas de fim de ano estando grávida, pode ser um verdadeiro teste de resistência para muitas futuras mamães, principalmente as de primeira viagem. Além de fugir da dieta, as festas, as viagens e as compras podem transformar radicalmente a rotina das mamães, o que para qualquer pessoa pode ser ótimo, mas para gestantes nem sempre é algo positivo.

Para evitar os transtornos causados por essa quebra de rotina, alguns médicos indicam que, em nome do bem estar da mamãe e do bebê, essas mudanças sejam amenizadas ao máximo, com o adiamento de viagens, o controle dos excessos gastronômicos e de tudo aquilo que possa comprometer o repouso e tranquilidade que este período exige.

É claro que a gravidez não precisa de modo algum ser encarado como uma doença, exceto nos casos de gravidez de risco, mas quanto maior for a tranquilidade nesse período, maiores serão os motivos para desfrutar as festas do próximo fim de ano com uma criança feliz e saudável no colo.

Para que você possa aproveitar melhor o seu final de ano com barriga e tudo, selecionamos algumas dicas valiosas. Confira:

Alimentação

Resistir às tentações e guloseimas que só costumam aparecer na mesa uma vez por ano é difícil para qualquer mortal e chega até a ser uma maldade pedir que uma grávida se prive de qualquer uma delas. Entretanto, com um pouco de disciplina, é possível aproveitar todas as delícias sem cometer exageros.

Se o cardápio for bem variado, como tradicionalmente ocorre nas ceias pelo país, nada de se liberar para comer por dois, pois isso pode agravar os sintomas de má digestão e desencadear problemas como azia e até intoxicação alimentar.

Como as ceias natalinas e as refeições em geral durante as festas costumam ocorrer mais tarde que o habitual, não esqueça de se alimentar a cada 3 horas. Neste caso, a dica é aproveitar a oportunidade para comer pequenas porções de alimentos da época como castanhas e frutas secas. Na hora do brinde, esqueça o álcool e prefira água ou suco.

Compras

Na hora de sair pelos shoppings ou centros de compras em busca de presentes, as grávidas devem redobrar os cuidados. Como a circulação sanguínea fica afetada neste período, a pressão tende a ficar mais baixa e caminhadas por longos períodos carregando sacolas de presentes podem ser prejudiciais.

Para não ter problemas, na hora de ir ao shopping fazer as suas compras, vá sempre acompanhada para ter ajuda na hora de carregar as sacolas, e para ajudar caso sinta enjoos ou tonturas. Escolha roupas e sapatos confortáveis e não descuide da hidratação e nem da alimentação. Se as compras forem em lojas de rua, além desses cuidados, prefira ir de manhã, quando o calor não está tão intenso e as lojas tendem a estar mais vazias e não esqueça o protetor solar, pois durante a gestação o risco de desenvolver manchas de pele é maior.

Durante as compras, ao sentir-se cansada, sente-se e descanse. Ao chegar em casa, procure repousar com as pernas para cima, para evitar inchaços e recupere suas energias.

Viagens

As viagens devem ser feitas apenas com o aval do seu médico. Na reta final da gestação elas são desaconselhadas, principalmente se forem longas, o que faz com que o cansaço seja maior.

Certifique-se de que seu médico estará disponível para alguma eventualidade durantes as festas, ou se tem algum substituto que possa ajudá-la, caso não consiga contato com o médico.

Se for para a praia ou para a piscina, além da hidratação constante e do protetor solar, evite ficar exposta no período entre 10 e 16 horas. Tome cuidados com certos alimentos vendidos na praia, dê preferência a frutas e lanches que você mesma pode preparar e levar para praia acondicionado em reservatórios térmicos.

Evite ficar com o biquíni molhado por muito tempo para evitar irritações, coceiras, infecções e demais incômodos na região genital. Sempre que se molhar, troque a parte de baixo por uma sequinha.

No mais, escolha um modelito mãezona que combine com o seu estilo e aproveite o seu fim de ano com a certeza de que no próximo, você terá um novo e lindo motivo para comemorar.

Assuntos: Gravidez

Para você