15 dicas para animar a pista de dança no seu casamento

Saiba como evitar a pista vazia no casamento, criando um clima de festa convidativo para um baile animado e divertido

Escrito por Karina Azevedo
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Imagine o cenário. Você está em uma festa de casamento, o jantar já foi servido, o bolo já foi cortado e o baile vai começar. Quando o DJ está na segunda música, apenas meia dúzia de pessoas estão na pista de dança e vários grupos de convidados começam a ir embora. Já esteve em uma festa assim? Se para você o baile é importante, este talvez não seja cenário mais desejado para seu casamento.

Para muitas pessoas, o baile é um momento especial da comemoração. Afinal, é uma ótima chance de interagir e se divertir com os convidados, deixando de lado grandes formalidades. Se a pista de dança vazia é algo recorrente nos seus pesadelos, não se preocupe! Não há como obrigar os convidados a dançar, mas existem maneiras eficientes de incentivá-los.

Para ter um baile animado, a preparação pode começar já na organização da festa. Pontos como a escolha das músicas e de quem vai contratar para tocar, a decoração do espaço reservado para a pista de dança e até mesmo o esquema dos fornecedores de comidas podem fazer a diferença na empolgação dos convidados.

Além dos preparativos, o clima no momento da festa também é um fator de grande influência para o sucesso da pista. A animação e disposição dos noivos tende a contagiar os convidados e ser um chamariz para que eles decidam abandonar suas cadeiras, por exemplo.

Confira algumas dicas e ideias para animar a pista de dança do seu casamento:

Leia também: 10 temas para sua festa de casamento que todos vão adorar

1. Noivos animados

Foto: Reprodução / The Knot

Foto: Reprodução / The Knot

A principal maneira de animar seus convidados a partirem para a pista de dança é demonstrar animação. Noivos animados, dançando e interagindo com os convidados na pista são o maior incentivo para as outras pessoas participarem; afinal, a ideia geral da festa é compartilhar o momento. “Os noivos são a atração principal da festa. Se eles estiverem na pista de dança, os convidados também estarão”, pontua o wedding planner Luis Gomide.

2. Aposte em uma playlist eclética

Quando for selecionar músicas para a festa, nada de se restringir a suas bandas ou gênero musical favorito. “Ao escolher as músicas, os noivos devem levar em consideração o estilo musical do casal e também as músicas que agradam os convidados. A playlist deve ser eclética, incluindo músicas do momento e aquelas que são sucesso”, aconselha Luis Gomide.

Sendo assim, monte uma playlist variada que inclua diferentes gêneros musicais, clássicos conhecidos e músicas para dançar em pares e para dançar sozinho. A variedade deixa a sequência dinâmica e atrai mais pessoas para a pista. “Para inciar uma boa pista é bom começar agradando dos mais velhos aos mais novos. Flashback é uma ótima pedida”, sugere Alann Jhonys, cerimonialista da Sucesso Assessoria, no Rio de Janeiro.

3. Capriche nas contratações musicais

“Músicas não são apenas músicas em um dia como um casamento”, lembra Alann. A escolha de quem vai tocar na festa é fundamental para o sucesso do baile. Certifique-se de que está escolhendo uma banda ou DJ que consigam manter a pista aquecida. Converse com o contratado, explique sua intenção e fale sobre seu gosto e o dos convidados, peça ideias e conte que músicas quer ouvir.

Pensar além de bandas e DJs tradicionais também pode ser uma ótima alternativa para surpreender e animar os convidados. “Escola de samba sempre é uma opção para a última hora de festa, para o grand finale”, sugere Luis.

Leia também: Decoração de casamento simples: elegância sem gastar muito

4. Pense no layout adequado para a pista

Na hora de separar um espaço para a pista de dança, cuide para não exagerar. Pistas grandes demais podem parecer vazias ainda que a maior parte dos convidados esteja dançando. “Mais vale uma pista pequena e cheia do que uma pista grande e vazia. É preciso ter um layout que mantenha as pessoas próximas, sempre levando em conta o número de convidados”, ressalta Luis Gomide.

Do mesmo modo, uma pista muito pequena pode ficar superlotada com poucas pessoas. Pouco espaço para movimentação é pouco atrativo para os convidados e acaba fazendo com que eles desistam de dançar.

5. Invista em decoração

Foto: Reprodução / Casando em BH

Foto: Reprodução / Casando em BH

O tamanho da pista não é a única coisa a ser levada em conta: a decoração também é indispensável para chamar a atenção dos convidados. Invista em uma iluminação adequada e considere itens como telões, led, globo espelhado, balões e gelo seco. Ambientes com menor claridade são mais convidativos para as pessoas perderem o constrangimento na hora de dançar.

6. Observe se o local é adequado para a pista

Cuidado com o chão escorregadio! Pode parecer óbvio, mas é um detalhe importante a ser observado. Antes de decidir onde vai ficar a sua pista de dança, confira se o revestimento é adequado ou invista na montagem de um.

7. Distribua acessórios

A distribuição de acessórios na pista já é tradicional e é um jeito de acrescentar mais diversão ao baile. Pense em óculos coloridos, chapéus, tiaras com antenas, poás, neons, luzes e máscaras. Também vale a pena aproveitar o momento para apostar em plaquinhas e molduras vazadas para fotos.

8. Posicione o bar próximo à pista

Montar o bar ao lado da pista é um ótimo truque para atrair os convidados. Assim, além de incentivar a visita daqueles que ainda estão em seus lugares, quem já está dançando não precisa abandonar a pista para se servir.

9. Selecione um serviço de buffet ágil

Jantares demorados e que acabam muito tarde podem levantar um clima de desânimo geral. Por isso, se quer garantir convidados bem dispostos após a comida, invista em um buffet ágil e dinâmico. “Se o serviço for demorado, com muitos pratos, por exemplo, as pessoas irão ficar muito tempo sentadas esperando pelo jantar e depois podem ficar com preguiça para dançar”, aponta Luis.

10. Tenha opções de comida para servir de madrugada

Outra coisa a ser discutida com o fornecedor de alimentos é a possibilidade de servir alguns quitutes ao longo da madrugada. Com essa opção, os convidados podem repor as energias e são motivados a continuar na festa por mais tempo.

11. Organize a distribuição de chinelos para as convidadas

Foto: Reprodução / Vestida de Noiva

Foto: Reprodução / Vestida de Noiva

Para muita gente, dançar de salto alto não é uma atividade prazerosa. Nesse caso, distribuir chinelos ou rasteirinhas para que as convidadas sintam-se mais confortáveis é uma boa maneira de povoar a pista de dança e mantê-la cheia por mais tempo. Outra opção é deixar as convidadas à vontade para tirarem os sapatos e dançarem descalças.

12. Aposte em decoração viva

Por que não investir em algo mais além de acessórios e iluminação na pista? Uma forma diferente de chamar a atenção dos convidados pode ser investindo em pessoas. “Muitos casais contratam personagens caracterizados, de Marilyn a Elvis Presley ou outros – desde que tenha a ver com o casal -, pois funcionam como decoração viva e interagem com os convidados, atraindo-os para a pista de dança”, explica Luis Gomide.

13. Incentive que os convidados façam pedidos de músicas

Você já pensou com carinho em uma seleção musical e contratou um DJ bacana. Mas, incentivar os convidados a falarem com quem está tocando para fazer pedidos de música é uma maneira extra de despertar a vontade de ir para a pista. Assim, quem não está curtindo muito a playlist pode ter a chance de ouvir algo que gosta e quem faz pedidos fica na expectativa para sua música ser tocada. Além disso, é mais uma forma de fazer os convidados se sentirem parte colaborativa da festa.

14. Convoque os convidados para a pista

Arrumar um pretexto para que os convidados se levantem antes do início do baile pode servir de impulso para que eles comecem a dançar depois. Escolher este momento para que a noiva jogue o buquê, por exemplo, é um bom incentivo para a movimentação de pessoas.

“Um momento muito legal e de grande animação é quando a noiva joga o buquê, chamando as pessoas para a pista de dança e fazendo uma grande bagunça divertida. Também temos um atrativo para o noivo e seus amigos em que, após a noiva jogar o buquê, ele joga uma caixa de whisky (vazia) e o ganhador recebe uma garrafa da bebida”, comenta Alann.

15. Destaque o momento de dar início ao baile

Foto: Reprodução / Casando em BH

Foto: Reprodução / Casando em BH

“É muito importante quando os noivos entram muito animados e chamam pelo microfone a festa toda para abrir a pista de dança”, palpita Alann Jhonys. Destacar o momento em que o baile vai começar é imprescindível para o engajamento dos convidados.

Além do anúncio e da entrada dos noivos, uma ideia que pode funcionar como incentivo é ensaiar uma coreografia para a primeira dança – pode ser só com os noivos, com os familiares ou com os padrinhos. O que vale é começar com empolgação, para contagiar os outros convidados também.

Lembre-se que o mais importante na festa de casamento é que noivos e convidados se divirtam! Contando com a organização da pista, uma boa escolha de músicas e, especialmente, a empolgação dos noivos, a pista de dança do seu casamento estará sempre cheia e animada!

Assuntos: Planejamento

Dicas pela Web
Comentários