Dicas para ajudar na escolha da profissão

Confira algumas dicas para facilitar a escolha da profissão

Escrito por Deborah Busko

Enquanto alguns estudantes já sabem desde muito cedo qual profissão seguir, outros enfrentam a dificuldade da indecisão e muitas dúvidas em relação a essa escolha. A responsabilidade de fazer a escolha certa, de optar entre o que se gosta de fazer, o que dá dinheiro ou ainda o que os pais gostam, tira o sono de muitos jovens. Não existe uma fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta e podem ajudar na escolha da profissão ideal. Afinal, escolher uma profissão não é apenas decidir o que fazer, mas também quem ser e por isso, é preciso pensar bastante.

O primeiro passo antes da escolha é se perguntar sobre o que você espera da profissão. É importante que você saiba definir se a satisfação profissional está em ser bem sucedida, em fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco, em ganhar bem.

Todos possuem vocações que podem ajudar na escolha da carreira profissional. Procure saber quais são suas vocações e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

Analisar o mercado de trabalho e quais profissões estão em alta também são dicas para ajudar na escolha da profissão. Há ainda a questão do mercado de trabalho saturado de profissionais em determinadas funções. O que não significa que depois de se formar você ficará desempregada, mas realmente torna mais difícil conseguir um bom emprego e requer mais especialização por parte do profissional.

Muito se fala sobre as profissões em alta, aquelas consideradas profissões do futuro. Mas antes de optar por uma delas pensando em sucesso profissional imediato, lembre-se que até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho, muitas coisas podem mudar. Uma profissão que está em alta hoje, pode não estar quando você estiver formada.

Outra dica interessante é você buscar o máximo possível de informações confiáveis sobre os cursos e sobre as profissões de seu interesse. Vale consultar revistas, manuais, guias de faculdades, conversar com quem está fazendo o curso, com professores e até com profissionais. Busque saber o que o profissional faz, como é sua rotina, quais as possibilidades de atuação na profissão.

Fazer um teste vocacional também pode ajudar na escolha da profissão, mas não faz milagres, nem aponta a profissão a ser seguida. Na verdade, o teste vocacional serve para ajudar a pessoa a identificar áreas de interesse a partir de suas principais habilidades e competências. Existem vários sites que oferecem o teste vocacional e ajudam a esclarecer as dúvidas sobre o assunto.

Dicas pela Web
Comentários