Dicas para acelerar o metabolismo

Conheça atitudes que podem acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento

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Foto: Thinkstock

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Por uma característica genética, as mulheres têm o metabolismo mais lento que os homens, ou seja, o organismo feminino trabalha mais devagar para transformar as calorias ingeridas em energia. A velocidade com que as calorias são gastas tem papel fundamental, pois pode tornar o emagrecimento mais lento e dificultar a perda de gorduras acumuladas. Embora seja determinada geneticamente, é possível acelerar o metabolismo com algumas atitudes que ajudam a perder alguns quilinhos e ainda dão maior disposição.

Para acelerar o metabolismo

Nada de ficar o dia inteiro sem comer. Ficar muitas horas sem comer ou fazer só duas ou três refeições exageradas ao dia deixa o metabolismo ainda mais lento e o corpo acaba estocando gordura. O ideal é comer de pouquinho em pouquinho, fazendo pequenas refeições a cada três horas e sempre nos mesmos horários.

Outra forma de acelerar o metabolismo e a perda de peso é comer mais proteínas e menos carboidratos. Os peixes, a carne bovina, frango, ovos, leite e derivados são ótimas fontes de proteína e podem ser incluídos na dieta. Invista também nos alimentos ricos em fibras, pois eles exigem maior esforço do organismo desde a mastigação e em todo o processo de digestão. Dessa forma, o gasto energético é muito maior, auxiliando no emagrecimento.

Para evitar a desidratação e estimular o metabolismo, beba muita água. Ingerir de oito a dez copos de água gelada diariamente queima cerca de 200 calorias a mais. Isso acontece porque o organismo precisa de energia para elevar a temperatura do líquido para a temperatura do nosso corpo. Os chás também são uma opção. O chá mate e o chá preto além de muito saborosos, contêm cafeína, que também acelera o metabolismo.

Se você quer emagrecer, saiba que dormir muito bem é fundamental para manter todo o organismo funcionando em um ritmo adequado. Noites maldormidas podem interferir no equilíbrio dos seus hormônios e na função do corpo de metabolizar os carboidratos. O resultado disso é a irritação, falta de disposição para encarar as atividades do dia e aumento da fome. Por isso, procure dormir oito horas por dia e para garantir um sono tranqüilo, uma boa dica é tomar um banho morno relaxante antes de ir para a cama.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação